domingo, 2 de novembro de 2014

Seleções do futuro: Brasil

Chegamos ao último post de seleções formadas por jogadores que podem explodir na Rússia, em 2018. Com idade até 21 anos, todos podem jogar os Jogos Olímpicos (sub-23), no Rio de Janeiro, em 2016. Além do mais, nenhum dos atletas que você viu aqui tem no currículo uma disputa de Copa do Mundo.

A série fecha com o futebol nacional e seus talentos. Jovens jogadores que já se destacam na Europa, são a esperança do país conquistar o tão sonhado hexa.

BRASIL
Talisca, Piazon e Gabigol
Depois do vexame no Mineirão, a palavra ''renovação'' virou tema obrigatório nos jornais, programas e debates esportivos. O pedido era unanimidade: atenção a formação de novos jogadores. Muitas críticas em relação às categorias de base dos clubes brasileiros e poucas mudanças. Atletas saindo do país antes de estrearem profissionalmente é um rotina. Todos os principais times do Brasil possuem dívidas e as utilizam como justificativa para não investir em melhores condições de treinamento para as suas joias.

A escolha de Dunga para reassumir a seleção brasileira colocou em dúvida o futuro do futebol nacional. Apesar de graves problemas, ainda é possível prospectar uma boa Copa do Mundo em 2018, na Rússia. Talentos não faltam, basta encontrar alguém que os direcionem a um caminho diferente do que foi feito até aqui.

Ederson
Data de nascimento: 17 de agosto de 1993 (21 anos)
Clubes: Ribeirão (2011/12), Rio Ave (2012-atual)
Em 2013/14: 28 partidas (todas como titular)

Pouco conhecido no Brasil, Ederson teve destaque na boa
campanha do Rio Ave, em 2013/14./ Foto: zerozero.pt
Pouco conhecido no Brasil mas já de certo prestígio em Portugal, Ederson é mais um entre os muitos jogadores de futebol que deixam o país antes de atuar por um clube profissionalmente. Formado pelo São Paulo, o goleiro que tem como principais virtudes os reflexos e o posicionamento, foi vendido ao Benfica com apenas 16 anos, no meio de 2009.

Ederson só foi jogar na categoria principal dois anos depois. Negociado com o Ribeirão, da segunda divisão portuguesa, ele foi o titular absoluto da equipe em 2011/12, disputando 30 partidas. Apesar de não conseguir o acesso com o time, o goleiro se destacou e acertou com o Rio Ave. Depois de uma temporada de adaptação com apenas oito jogos, veio a afirmação com uma boa sequência. Para a tristeza de Ederson, 2013/14 terminou com dois vice-campeonatos para o Benfica - Taça de Portugal e Taça da Liga Portuguesa. 

Embora ainda não tenha conquistado nenhum título de expressão, o bom vivido por Ederson no Rio Ave o levou a seleção sub-20. Nela ela venceu o Torneio Internacional de Toulon, em 2014 e atualmente integra o elenco sub-21, que se prepara para a disputa das Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro.

Fabinho
Data de nascimento: 23 de outubro de 2014 (21 anos)
Clubes: Real Madrid Castilla (2012/13), Real Madrid (2013), Mônaco (2013-atual)
Em 2013/14: 31 partidas (26 como titular com um gol)

Ainda com idade olímpica, Fabinho já foi testado por Dunga
na seleção principal./ Foto: asm-fc.com
A trajetória do lateral direito Fabinho é no mínimo curiosa. Revelado pelo Fluminense, foi negociado com o Rio Ave, de Portugal, sem fazer uma única partida pelo Tricolor. Antes que pudesse estrear profissionalmente pela equipe portuguesa, foi emprestado ao todo poderoso Real Madrid. Com apenas 18 anos, o jogador de bons cruzamentos, força e velocidade, realizava o sonho de muitos.

Na capital espanhola, Fabinho atuou pelo Real Madrid Castilla, equipe B, que disputa a segunda divisão. Foram 30 partidas, 2 gols e uma assistência. O ápice da temporada ocorreu no dia 8 de maio. O lateral foi chamado para compôr o banco da equipe principal, no jogo contra o Málaga. Aos 31 da segunda etapa, entrou e campo e contribuiu com uma assistência na vitória por 6 a 2 dos galácticos. 

As boas atuações o levaram ao novo rico do futebol europeu: o Mônaco, clube onde está em sua segunda temporada emprestado e é titular absoluto. Fabinho estreou por seleções de base em 2014. Ele foi chamado para a equipe sub-21. Além disso, o lateral direito foi o escolhido para substituir Maicon, cortado por indisciplina, na seleção principal. 

Marquinhos
Data de nascimento: 14 de maio de 1994 (20 anos)
Clubes: Corinthians (2012), Roma (2012/13), PSG (2013-atual)
Em 2013/14: 32 partidas (26 como titular com cinco gols)
 
Juventude e bom futebol fizeram de Marquinhos um dos
mais pretendidos na Europa./ Foto: globoesporte.com
Um dos nomes mais especulados na última janela de transferências. Por pouco Marquinhos não deixou Paris e se transferiu para Barcelona. E havia ainda quem dissesse que o Manchester United também mirava o defensor, que ao se transferir da Roma para o PSG, por 35 milhões de euros, se tornou o quarto mais caro da história. Atualmente é o quinto, atrás dos companheiros de time David Luiz - o primeiro colocado, vindo do Chelsea por 50 milhões - e Thiago Silva - o terceiro, que deixou o Milan por 42 milhões.

Exímio marcador, bom nas jogadas aéreas, no controle de bola e nos passes, frio e veloz para um zagueiro, Marquinhos, que pode jogar como lateral direito, despertou a atenção do futebol europeu. Foram apenas 14 partidas pelo profissional do Corinthians, clube onde ficou por 10 anos. Na base do Timão conquistou o Paulista sub-15, em 2010 e a Copa São Paulo, em 2012 e rendeu mais de oito milhões de reais aos cofres do time paulista.

Na Itália, Marquinhos teve um desempenho impressionante. Em 30 partidas pela equipe giallorossi, manteve regularidade de boas atuações, sendo titular em 26 e só recebeu um amarelo e um vermelho. Logo se tornou um dos jogadores mais adorados do time. A rápida adaptação a Roma se repetiu em Paris, onde o zagueiro foi um dos destaques do multicampeão nacional.

Marquinhos foi campeão sul-americano e quarto lugar no mundial sub-17, em 2011. O zagueiro ainda venceu o Torneio Internacional de Toulon, este ano. Apesar da idade, ele não integra mais as seleções sub-20 e sub-21. O jogador tem sido chamado para defender a principal, comandada por Dunga.

Dória
Data de nascimento: 8 de novembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Botafogo (2012/14), Olympique de Marselha (2014-atual)
Em 2013: 49 partidas (47 como titular com quatro gols)

Titular absoluto no Botafogo e cogitado na Itália, Dória foi
vendido para a França./ Foto: goal.com
Depois de muitos anos, o Botafogo finalmente conseguiu formar jogadores de alto nível. O nome mais expressivo da talentosa geração do Glorioso é Dória. O zagueiro canhoto de 1.89m de muita força, bons desarmes, velocidade e eficiência nas jogadas aéreas chegou a ser comparado a Thiago Silva, à época no Milan, e especulado como um possível parceiro. O defensor fez sua estreia pelos profissionais do alvinegro com apenas 17 anos, em 2012. Terminou o ano como titular absoluto da posição. 

No início de 2013, disputou o Sul-americano sub-20, onde o Brasil foi eliminado na primeira fase. Apesar disso, teve boa atuação e chamou a atenção da Juventus. Ao longo do ano, Dória se firmou como um dos melhores e mais utilizados do time, tendo conquistado o Campeonato Carioca e garantindo assim convocação para a seleção sub-20, onde venceu o Torneio Internacional de Toulon e a Valais Cup.

As boas atuações o levaram a primeira convocação para a seleção principal, que enfrentaria a Bolívia em um amistoso. A transferência para a Juventus parecia certa. Entretanto, o time da estrela solitária conseguiu segurar a sua joia para a temporada seguinte. Além dos italianos Milan e Juventus, o zagueiro foi cogitado como reforço no Barcelona, Chelsea, entre outros. Dória encerrou 2013 com a tão sonhada vaga para a Libertadores em 2014, torneio que o Botafogo não disputava há 17 anos.

Devido ao grave momento financeiro que o clube carioca atravessa, Dória foi vendido ao Olympique de Marselha por 10 milhões de euros. A contratação não foi aceita pelo treinador do time francês, Marcelo Bielsa, que ainda não escalou o jogador. O zagueiro tem no currículo prêmios individuais como melhor quarto zagueiro do Campeonato Carioca e do Torneio Internacional de Toulon e melhor jogador da Valais Cup, todos em 2013. Este ano, foi bicampeão em Toulon. 

Wendell
Data de nascimento: 20 de julho de 1993
Clubes: Iraty (2011), Londrina (2011/12), Paraná (2012), Londrina (2013), Grêmio (2013/14), Bayer Leverkusen (2014-atual)
Em 2013: 32 partidas (25 como titular com um gol)

De ascensão meteórica, Wendell vai conquistando
a titularidade na Alemanha./ Foto: forzace.com.br
Do interior do Paraná a Alemanha. Esse caminho foi traçado por Wendell em apenas três temporadas como profissional e com 20 anos. Revelado pelo modesto Iraty, disputou o campeonato regional e se transferiu no mesmo ano para o Londrina, que disputava a segunda divisão local. Ajudou a equipe na volta à elite e jogou o paranaense de 2012. 

Muito ofensivo, de excelente preparo físico e de bons cruzamentos, Wendell chamou a atenção do Paraná. Emprestado ao novo clube, disputou a série B do Brasileirão de 2012. Retornou ao Londrina para o estadual de 2013, onde foi campeão do interior, compôs a melhor defesa do campeonato e foi eleito o melhor lateral esquerdo. Em junho, foi comprado por 2 milhões de reais pelo Grêmio, que só pode contar com seu futebol em apenas 31 jogos. 

Em apenas oito meses no Tricolor Gaúcho, o lateral teve uma valorização gigantesca. Wendell foi vendido ao Bayer Leverkusen por mais de 19 milhões de reais.O jogador estreou pelas seleções de base este ano e com o pé direito. Ele foi campeão do Torneio Internacional de Toulon sub-20.

Rodrigo Caio
Data de nascimento: 17 de agosto de 1993 (21 anos)
Clubes: São Paulo (2011-atual)
Em 2013: 58 partidas (54 como titular com quatro gols)

Grave lesão no joelho impediu a continuidade do bom
futebol de Rodrigo Caio esse ano./ Foto: oestadoce.com.br
Zagueiro, volante e se precisar, lateral. Sem dúvidas a maior qualidade de Rodrigo Caio é jogar em diversas posições com a mesma qualidade. Apesar de estrear em um péssimo jogo do São Paulo que resultou em uma humilhante derrota por 5 a 0 para o rival Corinthians, o jogador deu a volta por cima e se tornou um dos mais utilizados do elenco. Excelente marcador, perigoso nas jogadas aéreas e de bons toques, principalmente nas saídas de bola...Não a toa, foi especulado como reforço do Barcelona, que procurava, desesperadamente, um zagueiro.

Em agosto, mesmo mês em que surgiu a notícia de uma possível transferência para o time da Catalunha, Rodrigo Caio teve uma grave lesão em partida contra o Criciúma pelo Brasileiro e esfriou o interesse dos espanhois. O jogador que era titular absoluto e havia disputado 25 partidas, todas nesta condição, rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e só volta a jogar em 2015.

No São Paulo, Rodrigo Caio foi campeão da Copa Sul-Americana em 2012 e da Eusebio Cup, em 2013. Pelas seleções de base do Brasil, ele foi campeão e eleito melhor jogador do Torneio Internacional de Toulon, sub 20, em 2014. O atleta de São Paulo foi ainda determinante na conquista do Quadrangular Internacional, torneio preparatório que contou com Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Na decisão, contra os argentinos, o jogador marcou o único gol do jogo, garantindo o título ao país.

Lucas Silva
Data de nascimento: 16 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Nacional-MG (2012), Cruzeiro (2012-atual)
Em 2013: 28 partidas (23 como titular com dois gols)

Revelação do atual campeão brasileiro, Lucas Silva é
especulado no Real Madrid./ Foto: superesportes.com.br
Titular na melhor equipe do país desde o ano passado, quando foi campeão brasileiro, Lucas Silva foi capa do jornal madrilenho Marca, em outubro de 2014. Segundo o diário, o Real Madrid estaria interessado em contar com o futebol do volante, que se destaca pelos desarmes, chutes de longa distância, regularidade e visão de jogo. Além do mais, os 18 cartões amarelos recebidos em 76 partidas - média de um a cada 4,2 jogos - pouco para um jogador de marcação, mostram a eficiência no combate aos adversários da promessa cruzeirense. 

Em 2012, Lucas Silva foi emprestado ao Nacional, de Muriaé, para a disputa do Campeonato Mineiro. Ele só jogou uma partida e foi justamente contra o quem hoje é o seu maior rival, o Atlético Mineiro - derrota por 4 a 2. De lá para cá, as aparições com a camisa celeste se tornaram rotina e além do Brasileirão em 2013, ele conquistou o Campeonato Mineiro, deste ano. 

Atualmente, o volante é o mais jovem e um dos que mais atuou da equipe titular do Cruzeiro. A equipe mineira está na briga pelo bi nacional e pelo título da Copa do Brasil, que culminaria na segunda tríplice coroa na era dos pontos corridos - a primeira foi em 2003. Atacante de origem, o agora volante Lucas Silva tem como inspiração o ex-jogador Juninho Pernambucano. O jogador da Raposa tem treinado cobranças de falta, como fazia o ídolo do Vasco e Lyon. Pelas seleções de base, ele foi campeão do Torneio Internacional de Toulon, em 2014.

Rafinha Alcântara
Data de nascimento: 12 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Barcelona B (2010/13), Celta de Vigo (2013/14), Barcelona (2014-atual)
Em 2013/14: 32 partidas (28 como titular com quatro gols)

Irmão de Thiago, meia da seleção espanhola, Rafinha optou
por defender o país onde nasceu./ Foto: vavel.com
Filho caçula de Mazinho, tetracampeão em 1994, Rafinha, apesar de brasileiro de nascimento, é fruto de La Masía, centro de treinamento dos jovens atletas do Barcelona. Jogador de excelente qualidade no passe e no controle de bola, criativo, rápido e driblador. 

Canhoto, Rafinha joga com facilidade pelo lado direito, cortando para o meio e abrindo mais espaço para os chutes. Ele também faz jogadas de linha de fundo e passes por entre os zagueiros. Na ótima campanha do Celta de Vigo, contribuiu com sete assistências. Em 2014/15, tem ganhado algumas oportunidades no remodelado Barcelona, que tem Luís Enrique no comando, seu treinador na temporada passada no Celta.   

Para a sorte do Brasil, Rafinha Alcântara optou por um destino no futebol diferente ao do irmão Thiago, que defende a seleção espanhola. O jogador do Barcelona pretende seguir vestindo a camisa do país onde nasceu e aos poucos vai tendo oportunidades. Chamado para a seleção sub-20, venceu o Torneio Internacional de Toulon e disputou o sul-americano da categoria, no ano passado. Atualmente, é convocado para a sub-21 que se prepara para as Olimpíadas, em 2016.

Anderson Talisca
Data de nascimento: 1 de fevereiro de 1994 (20 anos)
Clubes: Bahia (2013/14), Benfica (2014-atual)
Em 2013: 38 partidas (19 como titular com três gols)

Primeira temporada na Europa, 20 anos, artilheiro e melhor jogador do futebol português. Neymar a parte, Anderson Talisca é a sensação brasileira no Velho Continente. Se no Bahia, o meia já se destacava pelo porte físico, qualidade no passes, eficiência nas cobranças de falta e cabeceio e fôlego inesgotável, no Benfica, que o adquiriu por apenas 12 milhões de reais, ele abriu os olhos do mundo para o seu talento com a expressiva marca de sete gols em oito jogos no campeonato local.

A estreia não poderia ter sido melhor. Pela semi-final da Taça da Honra, contra o Estoril, Anderson Talisca garantiu a vitória benfiquista com o gol do jogo. O título acabou escapando na derrota para o rival Sporting, mas o baiano foi eleito o melhor da competição. Com apenas cinco meses de Benfica e um título conquistado - a Supertaça de Portugal - o jogador desperta interesse de outros clubes gigantes do continente. O Arsenal é o principal deles. 

O torcedor do Bahia mal pode se acostumar a ver Anderson Talisca em campo com a camisa tricolor. O jogador disputou 68 partidas e marcou 11 gols, sendo dois deles no triunfo por 2 a 0, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano contra o maior rival, Vitória. O meia terminaria a competição campeão, eleito o melhor jogador e escolhido para a seleção do campeonato.

A passagem de Anderson Talisca pelas seleções de base conta com o título do Torneio Internacional de Toulon sub-20, em 2013. Atualmente, ele tem sido chamado pelo técnico Alexandre Gallo para a seleção sub-21, que se prepara para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Lucas Piazon
Data de nascimento: 20 de janeiro de 1994 (20 anos)
Clubes: Chelsea (2012), Málaga (2013), Vitesse (2013/14), Eintracht Frankfurt (2014-atual)
Em 2013/14: 31 partidas (26 como titular com 11 gols)

Mais um caso de uma jovem promessa vendida antes de jogar profissionalmente no país. O meia-atacante formado no São Paulo tinha acabado de completar 17 anos quando o Chelsea pagou mais de 22 milhões de reais por um contrato de cinco anos. No clube paulista, na categoria sub-15, ele conquistou os torneios Brasil-Japão, em final contra o maior rival, Corinthians, a Copa Nike - torneio nacional - e a Manchester United Premier Cup - fase internacional da Copa Nike - onde foi um dos destaques da competição.

Técnico, de bons chutes de longa distância e de excelentes passes, Lucas Piazon não demorou para se destacar na Inglaterra. Sem poder jogar na equipe principal dos Blues - só poderia com 18 anos - o jogador disputou algumas partidas com o time reserva e marcou belos gols, fechando 2011/12 com o título da Copa da Inglaterra sub-21 e vencedor do prêmio de melhor jovem do clube na temporada. Em 2012/13, Lucas Piazon estreou pelo profissional do Chelsea, mas no meio da temporada, acabou emprestado ao Málaga, que disputava a Liga dos Campeões. 

No clube espanhol foram 14 jogos, quatro como titular e duas aparições do torneio internacional, ambas contra o Porto. A afirmação de Lucas Piazon veio em 2013/14, na Holanda, país onde jovens atletas tem dominado o futebol. Novamente emprestado, desta vez para o Vitesse, o meia-atacante conseguiu ter um sequência de jogos que resultaram em boas atuações e, claro, gols. Mas, ao fim da temporada, o Chelsea entendeu que a sua promessa precisava de mais bagagem e acertou o terceiro empréstimo consecutivo, fazendo assim com que o jogador ganhe experiência no quarto país europeu em quatro anos.

Pelas seleções de base, Lucas Piazon estreou defendendo a equipe sub-15 no sul-americano, em 2009. O jogador foi campeão sul-americano sub-17 e quarto lugar no Mundial da categoria, em 2011. Ele também venceu o Torneio de Toulon, em 2014.

Gabriel
Data de nascimento: 30 de agosto de 1996 (18 anos)
Clubes: Santos (2013-atual)
Em 2013: 13 partidas (4 como titular com dois gols)

Depois das gerações Diego/Robinho e Neymar/Ganso - isso para falar de talentos formados recentemente - a atual grande revelação do Santos é Gabriel, o Gabigol. Tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, o atacante canhoto, de 1.76m, desde muito novo é conhecido. Parte da fama precoce se deve aos mais de 600 gols na base santista. 

Rápido, habilidoso, finalizador...são muitas as qualidades do garoto que veste a camisa mais ''pesada'' do futebol nacional - a 10 do time da Vila Belmiro, que pode jogar como centro-avante, com características de falso nove - expressão da moda - e como segundo atacante, se movimentando pelos lados e servindo os companheiros, função que este ano ele contribuiu com cinco assistências. 

Gabriel chegou ao clube com apenas oito anos e estreou pelo profissional com 16. Ele é o artilheiro do Santos na temporada. Ainda tentando se firmar como craque, o menino da Vila já está na história do clube. Durante o campeonato paulista de 2014, Gabriel marcou o gol de número 12 mil da história do Peixe. 

Como a negociação de Neymar para o Barcelona rendeu aos catalães prioridade na compra de joias santistas, Gabriel é especulado como futuro jogador dos espanhois. A provável transferência foi noticiada em alguns jornais europeus como o Sport, da Catalunha e o britânico Daily Mail. O contrato com o time paulista vai até 31 de dezembro de 2015 e a multa rescisória chega a 150 milhões de reais. 

Gabriel é bicampeão paulista na base. O jogador conquistou os títulos nas categorias sub-13 e sub-15, em 2008 e 2011, respectivamente. Em 2012, ele foi campeão brasileiro sub-17. Já este ano, o atacante venceu o Torneio Internacional de Cotif sub-20 e foi o artilheiro da competição com 3 gols. A revelação do Santos serve à seleção brasileira desde a categoria sub-15.

No papel

Com Gabriel fazendo o papel de falso nove e três meias de muita movimentação, chegada ao ataque e alternância de posição, consequentemente, espaços iriam aparecer para a criação e definição de jogadas. O atacante do Santos sabe jogar enfiado entre os zagueiros e aberto pelas pontas, aproveitando a união de velocidade/habilidade que possui. Assim, tanto Lucas Piazon quanto Rafinha podem fazer o papel de meia armador central, com Anderson Talisca na referência.

Anderson Talisca tem arranque para voltar e buscar a bola mais atrás e iniciar as jogadas. Rafinha, velocidade e Lucas Piazon, precisão nos passes. Os volantes Lucas Silva e Rodrigo Caio além de bons marcadores, têm qualidade na distribuição de jogo e saída de bola. Ambos trabalham com os dois pés e fazem boas inversões de jogadas.

O polivalente jogador do São Paulo, tem experiência como zagueiro, o que facilitaria a formação com três defensores e liberando mais os laterais Wendell e Fabinho, que são possuem características ofensivas. Em um possível esquema 3-5-2, Marquinhos tem velocidade para cobrir a ala direita. Já Dória, é eficiente no combate homem a homem.

Veja também!

Bressan - Zagueiro do Grêmio, 21 anos. Revelado pelo Juventude, foi titular absoluto do Tricolor Gaúcho em 2013. Este ano, teve uma lesão na coxa que atrapalhou uma maior sequência de jogos. Muito bom nos desarmes e nas jogadas aéreas.

Abner - Lateral esquerdo do Real Madrid, 18 anos. Formado no Coritiba, não quis renovar com o clube e assinou sem custos com os espanhois. Dono de um bom vigor físico para um jovem e lateral, chega bem ao ataque e serve os companheiros. Atua na equipe B dos merengues, que disputa a segunda divisão. Participou do Mundial sub-17, em 2013.

Valdívia - Meia do Internacional, 20 anos. Desde o ano passado como profissional, tem conseguido ter mais oportunidades em 2014. Ainda reserva, costuma entrar no segundo tempo e dar ânimo ao Colorado. Em 31 partidas, marcou dois gols e deu uma assistência. 

Marcos Guilherme - Meia do Atlético/PR, 19 anos. No jovem time do Furacão, o camisa 10 é peça fundamental. Dinâmico, muito habilidoso e veloz, o meia não para e dá muita dor de cabeça aos adversários. Durante a boa fase que o rubro-negro vivia no Brasileiro, fazia uma bela dupla com o atacante Douglas Coutinho. Em 23 partidas, marcou três vezes e deu duas assistências.

Vitinho - Atacante do CSKA Moscou, 21 anos. Explodiu no Carioca de 2013 como promessa de futuro craque. Habilidoso, abusado e rápido, se tornou o principal jogador do Botafogo, que tinha o holandês Clarence Seedorf no elenco, no Brasileiro. Antes que a temporada chegasse ao fim, acertou com o CSKA. Com a demora para se adaptar, teve seu retorno especulado. Atualmente, é um reserva bastante utilizado no time russo.

sábado, 25 de outubro de 2014

Seleções do futuro: Colômbia

Chegamos ao penúltimo post das seleções formadas por jovens talentos que podem brilhar na Copa do Mundo de 2018. Nascidos até 1993, os jogadores, que ainda não jogaram Mundiais, podem disputar as Olímpiadas - torneio sub-23.

COLÔMBIA
Pérez, Rentería e Perea
Sensação da última Copa do Mundo, a Colômbia não quer perder o gás. A seleção de José Pekerman soube misturar bem a juventude de James Rodríguez a experiência de Mario Yepes. Em 2018, a esperança de que Falcão García dispute o Mundial continuará viva e o camisa 10 do Real Madrid - James - será mais ''cascudo''. Com a provável saída de alguns nomes por conta da idade avançada, novos nomes são necessários ao time.

Com uma base já formada e consolidada, os jovens talentos podem ter uma vida mais fácil para se adaptar ao estilo de jogo colombiano que encantou durante as cinco partidas em terras brasileiras. Movimentação, toque de bola envolvente, definição rápida de jogadas e gols, fazem parte do cardápio colombiano.

Cristian Bonilla
Data de nascimento: 2 de junho de 1993 (21 anos)
Clubes: Boyacá Chicó (2009/12), Atlético Nacional (2012-atual)
Em 2013/14: 11 partidas (todas como titular)

Currículo de Cristian Bonilla pelas seleções de base da
Colômbia é extenso./Foto: fifa.com

Um dos mais talentosos e experientes jovens jogadores colombianos. Dono da grande área, Cristian Bonilla além de defender a meta do Atlético Nacional é um dos líderes do time, apesar da pouca idade. Bom nas jogadas aéreas e no posicionamento, o goleiro de 1.87 tem enorme potencial para se tornar figura constante na seleção colombiana.

Formado no Once Caldas, Cristian Bonilla já acumula uma passagem - sem muito sucesso - pela Europa. O goleiro fez parte do elenco sub-19 do Manchester City. Retornou ao país natal para se profissionalizar no Boyacá Chicó, onde teve oportunidades. Após trinta partidas, foi emprestado ao Atlético Nacional. Na equipe desde 2012, já entrou em campo 49 vezes. Atualmente, disputa a titularidade com Neco Martínez e Franco Armani.

Pelas seleções de base, Cristian Bonilla tem um extenso currículo. Em 2009, na categoria sub-17, o goleiro disputou o Sul-americano e o Mundial, em ambos a Colômbia ficou em quarto lugar. Em 2011, foi a vez do sul-americano sub-20, onde os colombianos chegaram na fase final e garantiram vaga no Mundial em casa, sendo eliminados nas quartas de final. Mas o ano do jogador ainda teve o título do Torneio de Toulon. Dois anos depois, a promessa do Atlético Nacional se consagraria campeão Sul-americano, vice do Torneio de Toulon e uma campanha até as oitavas de final do Mundial, todos os torneios na categoria sub-20. 

Yerry Mina
Data de nascimento: 23 de setembro de 1994 (20 anos)
Clubes: Deportivo Pasto (2013), Independiente Santa Fé (2014-atual)
Em 2013/14: 34 partidas (25 como titular com quatro gols)

Filho de ex-jogador, Yerry Mina espera repetir o sucesso
do pai no Santa Fé./Foto: santafeparasiempre.com
Yerry Mina é um zagueiro de mobilidade, bons passes e desarmes e efetivo nas jogadas aéreas. O defensor disputou 25 partidas pelo Deportivo Pasto, clube onde foi formado, e se transferiu para o Independiente Santa Fé. O jogador tem conseguido cumprir o seu papel de forma limpa. Até o momento, ele recebeu apenas oito cartões amarelos e um vermelho.

No período em que esteve no Deportivo Pasto, Yerry Mina jogou algumas partidas como volante, sua posição de origem. A altura de 1.89m e a eficiência na marcação o fizeram ser aproveitado na zaga. O defensor tem a experiência de ter disputado a Taça Libertadores e a Copa Sul-americana. 

Além do mais, o jogador tem o futebol no DNA. Yerry Mina é filho de Jose Eulises Mina e sobrinho de Jair Mina, ambos ex-goleiros do Independiente Santa Fé. O zagueiro classificou a transferência para o clube como um sonho realizado.

Felipe Aguilar  
Data de nascimento: 20 de janeiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Alianza Petrolera (2013-atual)
Em 2013/14: 22 partidas (21 como titular)

Zagueiro de boa classe, Felipe Aguilar é um dos destaques
do Alianza Petrolera./Foto: colombia.com
Felipe Aguilar é um zagueiro de bom cabeceio, interceptação e de estilo de jogo mais clássico. A revelação do Alianza Petrolera completou sua segunda temporada junto com os profissionais já se firmando como titular absoluto da equipe. Na primeira, disputou apenas quatro partidas no início de 2013, sendo três delas como titular.

Apesar do talento no miolo de zaga e ter um futuro promissor, Felipe Aguilar ainda tem características a serem melhoradas. Uma delas, natural até pela idade e inexperiência na categoria principal do futebol, é a disciplina. O jogador recebeu 11 amarelos e três vermelhos em 32 partidas pelo clube. Um número alto, até mesmo para um zagueiro. 

Pelas seleções colombianas, Felipe Aguilar foi campeão do sul-americano sub-20, em 2013. No mesmo ano, o defensor disputou o Mundial, na Turquia e o Torneio de Toulon, no qual a Colômbia perdeu o título para o Brasil. 

Jherson Vergara
Data de nascimento: 26 de maio de 1994 (20 anos)
Clubes: Universitario Popayán (2011/13), Milan (2013/14), Parma (2013/14), Avellino (2014-atual)
Em 2013/14: nenhuma partida

Jherson Vergara pode manter o sucesso de colombianos
no futebol italiano./Foto: eltiempo.com
Zagueiro muito alto e forte. Formado no Deportes Quindío, foi emprestado por três temporadas a Universitario Popayán, onde chamou a atenção do poderoso Milan. Milão é uma cidade acostumada a ver defensores colombianos. Atualmente, Cristián Zapata e Pablo Armero defendem o rossonero, que já teve em seu plantel o veterano e ídolo do país, Mario Yepes. Já a Internazionale,  a outra equipe da cidade, conta com o incansável Iván Córdoba.

Além do porte já citado, Jherson Vergara tem como pontos positivos as jogadas aéreas e a marcação. Durante a pré-temporada de 2013/14, o zagueiro deslocou o ombro na partida contra o Manchester City, válida pelo torneio amistoso Copa Audi. O Milan acabou derrotado por 5 a 3. Fora de combate por um mês e sem chances na equipe milanesa, acabou emprestado ao Parma, onde também não teve oportunidades na equipe principal.

Jherson Vergara está em seu segundo empréstimo, este agora com participações em campo. Pela segunda divisão do Calcio, o zagueiro disputou quatro partidas e marcou um gol com a camisa do Avellino. O defensor tem no currículo o título do sul-americano sub-20, de 2013.

Sebastián Ayala
Data de nascimento: 14 de setembro de 1995 (19 anos)
Clubes: La Equidad (2013/14), Nacional (2014-atual)
Em 2013/14: 19 partidas (10 como titular)

Atacante de origem, Sebastián Ayala tem se destacado
como volante./Foto: ligapostobon.com.co
Volante de proteção a zaga e de bom controle e condução de bola. Sebastián Ayala apresenta-se como opção de saída de jogo para os zagueiros e apoia os meias e atacantes na faixa central. O jogador tem qualidade nos passes curtos e nas inversões de jogadas. O porte físico - tem 1.81m - é um importante aliado nas interceptações adversárias, seja pelo alto ou por baixo. 

Sebastián Ayala chegou ao La Equidad com apenas 10 anos para jogar como atacante. Somente em 2012, o jogador passou a atuar como volante e no ano seguinte se tornou o mais jovem a vestir a camisa da equipe profissionalmente. Ele desenvolveu o poder de marcação tão rapidamente que pode atuar até mesmo como zagueiro. 

Sebastián Ayala assinou com o Nacional da Ilha da Madeira um contrato válido por cinco temporadas. O volante tem passagens pelas seleções sub-18 e sub-20. Ele foi capitão da Colômbia no Torneio de Toulon, este ano. O jogador também tem no currículo a disputa da Copa Chivas Internacional de 2014, junto com a seleção colombiana sub-20.

Sebastián Pérez  
Data de nascimento: 29 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Atlético Nacional (2011-atual)
Em 2013/14: 23 partidas (17 como titular com um gol)

Volante de excelente visão de jogo, bons passes e lançamentos e que joga de forma simples e séria. Sebastián Pérez faz o popular feijão com arroz - recupera a bola e rapidamente entrega a um companheiro no ataque. Raramente, o jogador dá mais de três toques na bola. Ele se posiciona bem e preenche bem, evitando buracos no meio de campo do Atlético Nacional.

Em 59 partidas com a equipe colombiana, recebeu 11 amarelos e um vermelho, uma média razoável para um jogador de marcação. Estreou pela equipe em 2011 e participou do título do Apertura, se tornando o jogador colombiano mais jovem a conquistar o campeonato. Sebastián Pérez também foi o mais jovem da seleção colombiana sub-20, no Mundial realizado em casa, em 2011. No mesmo ano, o volante foi campeão do Torneio de Toulon.

Em 2013, voltou a disputar os dois torneios pela seleção e ainda fez parte do elenco campeão o sul-americano sub-20. No Mundial da categoria, a Colômbia parou nas oitavas e no Torneio de Toulon ficou com o vice-campeonato. Pelo Atlético Nacional, além do Apertura de 2011, Sebastián Pérez conquistou uma Superliga (2012), duas Copas da Colômbia (2012,2013), dois Aperturas (2013.2014) e um Finalización (2013).

Alexis Zapata
Data de nascimento: 10 de maio de 1995 (19 anos) 
Clubes: Envigado (2011/14), Sassuolo (2014), Udinese (2014-atual)
Em 2013/14: nenhuma partida

Formado no Envigado, Alexis Zapata terá em 2014/15 suas
primeiras chances no Calcio./Foto: gianlucadimarzio.com
Mais um talento formado pelo Envigado, o mais famoso clube formador da Colômbia, responsável por revelar jogadores como Freddy Guarín, Juan Fernando Quintero e a grande estrela nacional atualmente, James Rodríguez. Alexis Zapata jogou apenas 21 jogos com a camisa da equipe colombiana e marcou dois gols. 

Ainda com o Envigado, Alexis Zapata chegou às quartas de final do tradicional torneio sub-20, Viareggio Cup. A Udinese pagou um milhão e meio de euros por 80% dos direitos econômicos do jogador no início de 2014, que foi emprestado ao time sub-20 do Sassuolo, para ganhar minutos em campo. Nesta temporada, a 2014/15, ele integra  a equipe principal de Udine e pode ter suas primeiras chances no Calcio. O clube italiano por sinal, tem um passado recente de sucesso com jogadores colombianos. Juan Cuadrado, Cristián Zapata e Luis Muriel - este ainda no elenco - brilharam pelos Zebrettes nos últimos anos.

Alexis Zapata tem passagens pelas seleções sub-18, sub-20 e sub-21. O meia conquistou a medalha de ouro nos Jogos Bolivarianos de 2013. Ele também foi premiado como melhor jogador da competição. O jogador disputou ainda o Torneio de Toulon deste ano.

Harrison Mojica
Data de nascimento: 17 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Deportivo Cali (2012-atual)
Em 2013/14: 25 partidas (4 como titular com três gols)

Décimo segundo jogador do Dep.Cali, Harrison Mojica
recupera-se de graves lesões./Foto: deportivocali.com.co



Jogador de bons passes e chutes, o baixinho (1.67m) Harrison Mojica é veloz e tem muita agilidade. Movimentando-se bastante no campo ofensivo, aparece como opção para os jogadores de frente. Em 2013, foi alvo do interesse de um grupo de empresários que queriam colocá-lo em um clube europeu, mas acabou permanecendo na Colômbia. 

Harrison Mojica ainda não se firmou na equipe titular do Deportivo Cali. Porém, o jogador é constantemente utilizado. Em agosto, o jogador teve interrompida a sequência de jogos de forma grave. Uma artroscopia identificou duas lesões: uma no menisco e uma no ligamento cruzado anterior, que vão afastar a joia por pelo menos seis meses dos gramados.

Antes de integrar o elenco principal, Harrison Mojica foi campeão colombiano sub-19 com o Deportivo Cali, em 2012. Ele também venceu o sul-americano sub-20. O jogador disputou ainda o Torneio de Toulon. Pelo Deportivo Cali, levantou o caneco da Superliga Colombiana, este ano, em decisão contra o Atlético Nacional.

Andrés Rentería
Data de nascimento: 6 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Atlético Nacional (2012), Alianza Petrolera (2012), Santos Laguna (2013-atual)
Em 2013/14: 35 partidas (22 como titular com oito gols)

Atacante rápido e finalizador, Andrés Rentería conseguiu a marca de artilheiro de um campeonato em seu ano de estreia entre os profissionais. Após dois jogos pelo Atlético Nacional, o jogador foi emprestado ao Alianza Petrolera, que disputava a segunda divisão colombiana. No novo clube foram 21 jogos, 15 gols marcados, artilharia absoluta e título conquistado. O baixo número de 23 partidas no país natal foi o suficiente para fazer com que o Santos Laguna, do México, comprasse o garoto por pouco mais de um milhão de reais.

Na primeira temporada o camisa 7 ajudou a equipe a chegar na decisão da Liga dos Campeões da Concacaf, sendo derrotadoa no placar agregado para o Monterrey, rival local. Andrés Rentería detém o recorde de gol mais rápido da história do Estádio Corona, casa do Santos Laguna, e do clube. O jogador marcou com apenas 12 segundos, contra o Toluca. 

Andrés Rentería foi convocada para seleção que disputaria o sul-americano sub-20, em 2013, entretanto, o Santos Laguna não liberou o jogador. A Colômbia acabou campeã do torneio. O atacante vestiu a camisa colombiana somente no Mundial sub-20, na Turquia, onde jogou quatro partidas e fez um gol. Ele também participou do vice-campeonato no Torneio de Toulon, ano passado.

Brayan Perea
Data de nascimento: 25 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Deportivo Cali (2011/13), Lazio (2013/14), Perugia (2014-atual)
Em 2013/14: 27 partidas (13 como titular com cinco gols)

Atacante que pode jogar enfiado entre os zagueiros, sendo a referência e aberto por ambos os lados do campo. Alto (1.88m), veloz e habilidoso, Brayan Perea é mais um bom talento que os clubes brasileiros não souberam enxergar e acabou sendo vendido para a Europa por uma pechincha. A Lazio pagou cerca de dois milhões e meio de euros ao Deportivo Cali para contar com a joia.

Outra importante qualidade de El Coco, como é conhecido, é a ajuda ao sistema defensivo. Além de marcar a saída de bola adversária, o atacante é presença garantida na área de sua equipe para interceptar os escanteios rivais, já que, aliado à altura, possui um bom cabeceio. Brayan Perea disputou apenas 54 partidas pelo clube onde foi formado e anotou 11 gols, além de ter dado três assistências. 

Brayan Perea chegou à Itália após ser campeão sul-americano sub-20 e em 27 partidas, marcou cinco gols e deu quatro passes para gols. O jogador disputou ainda o Mundial da categoria em 2013, mas não obteve muito destaque. Sem muitas perspectivas na Lazio para a temporada 2014/15, foi emprestado ao Perugia, que disputa a segunda divisão, para adquirir experiência e sequência de jogos.

Jhon Córdoba
Data de nascimento: 11 de maio de 1993 (21 anos)
Clubes: Envigado (2011/12), Chiapas (2012/13), Espanyol (2013/14), Granada (2014-atual)
Em 2013/14: 33 partidas (17 como titular com quatro gols)

Forte e rápido, Jhon Córdoba ainda tenta corresponder
às expectativas no futebol espanhol./Foto: goal.com
Considerado o Didier Drogba colombiano, Jhon Córdoba tem como principais qualidades a força física e os chutes fortes. Assim como Alexis Zapata, o atacante é oriundo do Envigado, clube onde disputou apenas 33 partidas, devido à política do clube de vender rapidamente suas joias e fazer ''caixa''. Na Colômbia, o atacante marcou 11 gols.

No México não conseguiu repetir o sucesso, mas mesmo assim o Espanyol desembolsou três milhões e meio de euros para levar o jogador. Atualmente, tem contrato de cinco temporadas com o Granada. Na primeira delas - a 2014/15 - já participou de quatro jogos e marcou um gol até o momento.

Campeão sul-americano sub-20 e integrante do elenco que disputou o Mundial da categoria, Jhon Córdoba ainda jogou o Torneio de Toulon - todos em 2013 - onde a Colômbia acabou ficando com o vice-campeonato, depois de perder para o Brasil na final. 

No papel

Com três atacantes que se movimentam bastante e dois meias de qualidade no passe e velocidade, o time teria sempre boas opções ofensivas. Brayan Perea e Andrés Rentería podem jogar por ambos os lados e também sabem fazer a função de centro-avante.

No meio de campo, Alexis Zapata e Harrison Mojica ficariam responsáveis por recompor o esquema defensivo. Os dois meias podem jogar abertos como centralizados fazendo o papel do clássico ''camisa 10''.

A dupla de volantes composta por Sebastián Ayala e Sebastián Pérez garante uma boa saída de bola, preenchimento do meio de campo e apoio aos meias e atacantes. Os dois tem qualidade no passe e nos lançamentos. Outra qualidade é a rapidez como recuperam e entregam a bola para um companheiro desmarcado.

O trio de zaga tem uma boa média de altura e mobilidade. Os defensores são bons nas jogadas aéreas e assim, podem dar mais segurança a Cristian Bonilla e se revezarem nas subidas ao ataque para tentarem o cabeceio em direção ao gol adversário.

Veja também!

Helibelton Palacios - Lateral direito do Deportivo Cali, 21 anos. Veloz e de bons cruzamentos, é uma importante arma ofensiva. Foi emprestado no início do ano ao La Equidad. É campeão sul-americano sub-20 e disputou o Mundial da categoria.

Kévin Rendón - Meia do Deportivo Pasto, 21 anos. Campeão da segunda divisão em 2011, o jogador teve uma breve passagem pelo Estudiantes de La Plata. Devido a uma lesão, ficou de fora do Sul-americano e do Mundial sub-20, em 2013.

Guillermo Celis - Meia do Junior Barranquilla, 21 anos. Criativo e finalizador, é titular absoluto na equipe colombiana desde o ano passado. Foi vice-campeão do Torneio de Toulon, em 2013

Mauricio Cuero - Atacante do Vaslui, emprestado ao Olimpo, 21 anos. Formado no La Equidad, o jogador é rápido e tem bom poder de finalização. Foi campeão sul-americano sub-20, em 2013.

Miguel Borja - Atacante do Livorno, emprestado ao Olimpo, 21 anos. Apelidado de El Tanque devido a força física, tem um bom cabeceio e chutes de longa distância. Em2013, foi campeão do Sul-americano, vice do Torneio de Toulon e disputou o Mundial, todos na categoria sub-20.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Seleções do futuro: Inglaterra

Chegamos a décima postagem! O blog continua a série de projetar seleções formadas por jogadores nascidos até 1993 - ou seja, que podem disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016 - e que ainda não tiveram o gostinho de participar de uma Copa do Mundo. Hoje, é a vez dos inventores do esporte mais popular do mundo e detentores do campeonato nacional mais qualificado e disputado atualmente, que, ironicamente, são os que amargam o maior jejum. 

INGLATERRA
Morrison, Hughes e Berahino: nomes para pôr fim ao incômodo jejum
Anos e anos de jejum. Essa sina parece não ter fim para a Inglaterra. Os inventores do futebol amargam décadas sem conquistar um título de expressão no futebol. Desde 1966, ano da única Copa do Mundo conquistada pelo English Team, em casa, que o país não sabe o que é ser campeão.

Para acabar com essa seca, a Inglaterra prepara um geração que pode ser capaz de colocar o país novamente no caminho das vitórias. Promessas acostumadas a vencer e já consolidadas em grandes clubes da Premier League podem ser a solução.

Jack Butland
Data de nascimento: 10 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Cheltenham Town (2011/12), Birmingham (2012/13), Barnsley (2013), Stoke City (2014), Leeds United (2014), Stoke City (2014-atual)
Em 2013/14: 33 partidas (32 como titular)

Com experiência na base do English Team, Jack Butland
pode assumir a camisa 1 principal. /Foto: theguardian.com
Com 1.96m, bom posicionamento e segurança, Jack Butland tem tudo para continuar dando tranquilidade aos torcedores ingleses. Após um período conturbado, onde muitos goleiros não corresponderam, Joe Hart assumiu a posição e tem tido boas atuações. A promessa do Stoke City é um forte concorrente ao posto de camisa 1 do English Team.

No último dia da janela de janeiro de 2013, o Stoke City pagou três milhões e meio de libras para ao Birmingham para contar com Jack Butland, que seguiu atuando pelo clube onde foi formado. O goleiro acumulou mais dois empréstimos.

Pela seleção inglesa, Jack Butland tem uma vasta experiência. Campeão da Eurocopa sub-17, em 2010, o goleiro disputou o Mundial sub-20, no ano seguinte. Em 2012, os dois principais torneios: as Olimpíadas de Londres e a Eurocopa, com o time principal. No ano passado, jogou a Eurocopa sub-21 e em 2014, mais duas competições: Eliminatórias para a Eurocopa sub-21, de 2015, e Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, com a seleção principal.

Calum Chambers
Data de nascimento: 20 de janeiro de 1995 (19 anos)
Clubes: Southampton (2013/14), Arsenal (2014-atual)
Em 2013/14: 24 partidas (20 como titular)

Após boa temporada pelo Southampton, Calum Chambers
agora é do Arsenal. /Foto: goal.com
Calum Chambers faz parte de uma doce rotina no campeonato inglês. A cada temporada, o Southampton revela jogadores extraordinários e maduros o suficiente para não sentirem o peso de jogarem em grandes equipes do país. O lateral direito é mais um exemplo. Destaque no organizado - e esfacelado ao final da temporada - time que surpreendeu a Inglaterra, o jogador logo foi pretendido e adquirido pelo Arsenal e Arsène Wenger, seu comandante, famoso por montar equipes jovens. 

Com qualidade para jogar na lateral e no miolo de zaga, Calum Chambers é muito bom no cabeceio, cobertura e tem velocidade para acompanhar os atacantes adversários. Tamanho talento e necessidade dos Gunners em reforçar o elenco, fez com que o Southampton recebesse 16 milhões de libras para liberar o jogador.

Calum Chambers tem no currículo o título da Supercopa da Inglaterra, com o Arsenal, no início da temporada 2014/15. Ele já vestiu a camisa do English Team principal duas vezes. Além disso, o lateral-direito disputou a Eurocopa sub-17, em 2012 e as Eliminatórias para a Eurocopa sub-21, do ano que vem. 

Liam Moore
Data de Nascimento: 31 de janeiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Bradford (2011/12), Leicester City (2012/13), Brentford (2013), Leicester City (2013-atual)
Em 2013/14: 33 partidas (29 como titular com um gol)

Bom marcador e veloz, o zagueiro Liam Moore também
atua como lateral direito. /Foto: lcfc.com
Zagueiro de muita técnica nos desarmes, bom nos lançamentos e de velocidade. Esses atributos qualificam Liam Moore a também jogar como lateral direito. Antes visto como um jovem precisando de experiência, acumulou dois empréstimos, voltou para o clube de origem para ser um dos destaques do Leicester City na conquista da segunda divisão inglesa, na temporada 2013/14. 

A boa fase durante toda a competição lhe rendeu o prêmio de melhor jogador jovem do mês de setembro. Por todas as qualidades, somadas à maturidade que já adquiriu no futebol local, Liam Moore é pretendido por grandes times do país como Arsenal, Manchester United, Tottenham, Everton, Aston Villa e Newcastle.

Em 60 partidas com a camisa do Leicester City, Liam Moore marcou um gol, deu três assistências e recebeu apenas cinco amarelos. Pelas seleções de base, atuou sub-17 e 21. Nesta última, ajudou o English Team a se classificar para a Eurocopa sub-21, que será disputada em 2015.

Eric Dier 
Data de nascimento: 15 de janeiro de 1994 (20 anos)
Clubes: Sporting (2012/14), Tottenham (2014 atual)
Em 2013/14: 16 partidas (11 como titular)

Formado em Portugal, Eric Dier estreia na Premier League
pelo Tottenham. /Foto: thefa.com
Um caso raro de um defensor inglês formado na excelente base do Sporting, de Portugal. Bastaram duas temporadas, para que Eric Dier voltasse ao seu país natal. O zagueiro custou ao Tottenham cerca de quatro milhões de libras em um acordo válido por cinco anos. Os desarmes, frutos de uma ótima marcação, e a polivalência, podendo jogar em ambas as laterais, já que bate bem na bola com os dois pés, e de volante, são os principais atributos do jogador.

Em 31 partidas defendendo os Leões de Lisboa, Eric Dier recebeu apenas um amarelo. Ele ainda anotou um gol e deu cinco assistências. O defensor é uma importante arma em cobranças de falta, seja cobrando-as em direção ao gol ou presente na área para tentar o cabeceio. 

A formação em Portugal não impediu que os técnicos das seleções de base da Inglaterra prestassem atenção em Eric Dier. O defensor já atuou pelas equipes sub-18,19,20 e 21. Ele disputou a Eurocopa sub-19, em 2012 e o Mundial sub-20, em 2013. O jogador ajudou o país a garantir presença na Eurocopa sub-21 do ano que vem.

Ben Gibson
Data de nascimento: 15 de janeiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Middlesbrough (2011), Plymouth (2011/12), Tranmere Rovers (2012/13), Middlesbrough (2013-atual)
Em 2013/14: 33 partidas (28 como titular com um gol)

Mesmo na segunda divisão, Ben Gibson tem despertado
o interesse de gigantes. /Foto: oneboro.com.uk
Jogador de muita força, eficiência nos desarmes e de boa capacidade aérea, Ben Gibson pode jogar como zagueiro ou lateral esquerdo. Formado e revelado no Middlesbrough, ele passou por pequenos clubes da Inglaterra antes de se firmar nos profissionais do Boro.

Talentoso e atuando na segunda divisão, o que não eleva o seu valor de mercado, Ben Gibson tem sido especulado em dois times que trabalham bastante com jogadores jovens: Arsenal e Southampton. Pelo Middlesbrough já são 40 partidas, um gol marcado, uma assistência e sete amarelos recebidos.

Ben Gibson serve as seleções de base desde a categoria sub-17. Ele foi campeão da Copa Nórdica em 2009 - marcando o gol decisivo - e da Eurocopa, ambas sub-17, em 2010. O defensor também ajudou a Inglaterra a se classificar para a Eurocopa sub-21, de 2015. 

Josh McEachran
Data de nascimento: 1 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Chelsea (2010/12), Swansea (2012), Middlesbrough (2012/13), Watford (2013), Wigan (2014), Vitesse (2014-atual)
Em 2013/14: 19 partidas (13 como titular)

Chamado de Xavi inglês, Josh McEachran ainda busca
seu lugar nos Blues. /Foto: chelseabrasil.com
Qualquer jogador que é comparado a Xavi e Andrea Pirlo, merece atenção. Esse é o caso de Josh McEachran. Meia de excelente toque de bola, criativo e de visão de jogo. Apesar de estar em seu quinto empréstimo, o jogador já teve oportunidades no elenco principal do Chelsea e foi bem, mas devido à forte concorrência no meio de campo, foi repassado para outros clubes. O meia disputou 22 partidas, incluindo Liga dos Campeões, com a camisa dos Blues.

Josh McEachran foi campeão da Copa da Inglaterra sub-18 pelo Chelsea em 2010. Em 2011, ainda pelo Chelsea, foi premiado como o melhor jogador jovem do time. A joia viveu seu melhor momento na temporada 2012/13, quando defendia o Middlesbrough. Titular em 35, das 38 partidas em que atuou, contribuiu com quatro assistências e recebeu apenas um cartão. O jogador foi eleito pelos torcedores como o melhor jovem do ano

Josh McEachran foi campeão da Eurocopa sub-17, em 2010. Ele também representou a Inglaterra na competição em 2013, na categoria sub-21. Até o momento, ele entrou em campo quatro vezes com a camisa do Vitesse.

Will Hughes
Data de nascimento: 17 de abril de 1995 (19 anos)
Clubes: Derby County (2011-atual)
Em 2013/14: 48 partidas (42 como titular com 5 gols)

Meia de notável toque de bola, movimentação, capaz de apoiar o ataque e recompor a defesa com a mesma eficiciência. Apesar de só ter vestido a camisa do Derby County e disputado a segunda divisão, Will Hughes pode ser considerado um atleta de alto nível e de relativa experiência. Com apenas 19 anos, o jogador já entrou em campo mais de 100 vezes. 

Nove gols, nove assistências e onze cartões amarelos recebidos são outros números que mostram a importância do jogador para a equipe, que sonha em voltar à elite. Will Hughes declarou para a BBC em 2012, que se inspira em Xavi e Andrés Iniesta para evoluir o seu futebol. O Derby County já recebeu sondagens e propostas de clubes como Manchester City, Manchester United, Arsenal, Liverpool e Barcelona, interessados em sua revelação. 

Will Hughes foi o destaque da Inglaterra no torneio de Algarve sub-17, em 2012. No mesmo ano, ele foi premiado como o melhor jogador jovem do mês de novembro. O meia também foi o vencedor do prêmio Sammy Crooks - ídolo do Derby County - em 2012/13, dado ao melhor jogador jovem do clube da temporada. Em 2013/14, mais um troféu, dessa vez de jogador jovem do ano da Football League - organização que reúne os 72 times que disputam a segunda, terceira e quarta divisão inglesas.

James Ward-Prowse
Data de nascimento: 1 de novembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Southampton (2011-atual)
Em 2013/14: 39 partidas (20 como titular)

Excelente na bola parada, James Ward-Prowse é outra joia
formada pelo Southampton. /Foto: thefa.com
Outro talento oriundo da excelente e famosa base do Southampton. O clube conseguem a cada temporada, fazer uma joia despontar no campeonato inglês. Depois dos recentes surgimentos de Theo Walcott, Gareth Bale, Alex Chamberlain e Luke Shaw, o jovem meia é a bola da vez. James Ward-Prowse tem como pontos fortes as cobranças de faltas e os passes. 

James Ward-Prowse estreou pelos Saints com apenas 16 anos e na segunda, e última partida que disputou em 2011/12, marcou pela primeira vez como profissional. Na temporada seguinte, o jogador teve mais oportunidades, mas foi em 2013/14 que a joia atuou com frequência como titular. Devido ao modesto poderio financeiro do Southampton, comparado ao dos gigantes clubes do país, é provável que se transfira em breve para outra equipe da Premier League em breve.

James Ward-Prowse tem passagens pelas seleções de base desde a categoria sub-17 e disputou o Mundial sub-20, em 2013. Ele vinha participando das Eliminatórias para a Eurocopa sub-21 do ano que vem e tendo destaque na atual edição do campeonato inglês, mas uma fratura no pé, no duelo contra o Swansea em setembro, tirou o jovem meia de combate. A previsão é que o jogador volte a campo no final de novembro ou início de dezembro. Até o momento, são 66 jogos com a camisa do Southampton, um gol e cinco assistências.

Nathan Redmond 
Data de nascimento: 6 de março de 1994 (20 anos)
Clubes: Birmingham (2010/13), Norwich City (2013-atual)
Em 2013/14: 38 partidas (26 como titular com um gol)

Destaque do Birmingham na segundona, Nathan Redmond
quer protagonismo no Norwich. /Foto: bleacherreport.com
Jogador de muita velocidade, controle de bole e dribles curtos. O estilo de jogo de Nathan Redmond lembra um pouco Aaron Lennon, meia direita do Tottenham. Ambidestro, o atleta de 20 anos, hoje no Norwich City, pode atuar pelos dois lados do campo. O camisa 22 dos Canários finaliza bem com ambas as pernas e tem bons números como assistente, uma vez que os cruzamentos fazem parte dos seus atributos. 

Em três temporadas defendendo o Birmingham, foram 82 partidas, com nove gols marcados e 11 assistências dadas. Mesmo sem conseguir o acesso com o clube, Nathan Redmond recebeu duas propostas vindas da elite do futebol inglês. Swansea e Norwich queriam o canhoto. A escolha pelo Norwich rendeu 2 milhões de libras aos cofres da equipe que o revelou. 

Nathan Redmond joga pelas seleções de base da Inglaterra desde a categoria sub-16. Foi nela que ele venceu o torneio Victory Shield, disputado pelos países integrantes do Reino Unido, e conseguiu o vice-campeonato do Torneio de Montaigu, os dois em 2010. Em 2011, ele disputou o Mundial e a Eurocopa sub-17. No ano seguinte, a Eurocopa sub-19. E outra Eurocopa em 2013, a sub-21. Em 2014, o meia ajudou a Inglaterra a garantir presença nas Eliminatórias para a Eurocopa sub-21, que será disputada no ano que vem.

Ravel Morrison
Data de nascimento: 2 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Manchester United (2010/11), West Ham (2012), Birmingham (2012/13), West Ham (2013/14), Queens Park Rangers (2014), Cardiff City (2014-atual)
Em 2013/14: 38 partidas ( 31 como titular com 11 gols)

Segundo a lenda do Manchester United, Rio Ferdinand, Sir Alex Ferguson, ex-técnico dos Diabos Vermelhos, achou que Ravel Morrison era o melhor jogador que tinha visto com 14 anos. Embora tenha impressionado o mais reconhecido e vitorioso treinador da história do futebol inglês, e ídolo do United, o garoto não vingou em Old Trafford.

Em 2012, Ravel Morrison acertou transferência para o West Ham. A declaração de Sir Alex Ferguson para Sam Allardyce, técnico do West Ham, pode ajudar a compreender o porquê do jovem talento não ter explodido entre os profissionais. ''Um brilhante jogador, uma brilhante habilidade. Precisa se afastar de Manchester e começar uma nova vida.''. Os problemas disciplinares, dentro e fora de campo, esgotaram a paciência dos dirigentes e comissão técnica. A grande promessa do clube do Teatro dos Sonhos, virou um pesadelo sem fim e a solução foi vendê-lo.

Embora problemático e considerados por muitos na Inglaterra um ''futuro talento perdido'', Ravel Morrison conseguiu boas atuações por Birmingham e QPR. No primeiro, participou de 30 partidas, fez três gols e deu três assistências. No segundo, números mais efetivos e conquistas: 17 jogos, seis gols, duas assistências, eleito melhor jogador do mês, em março de 2014, e acesso para a elite. O garoto já defendeu as seleções sub-16,17,18 e 21.
  
Saido Berahino
Data de nascimento: 4 de agosto de 1993 (21 anos)
Clubes: Northampton Town (2011/12), Brentford (2011/12), Peterborough (2012/13), West Bromwich (2013-atual)
Em 2013/14: 35 partidas (14 como titular com 9 gols)

Nascido em Burundi, Saido Berahino se viu obrigado a fugir da guerra civil em seu país aos 10 anos. Com esta idade, chegou à Inglaterra. Dois anos depois já fazia parte das categorias de base do West Bromwich, clube onde só conseguiu se firmar na temporada passada. Antes de jogar pelos Baggies, o atacante rodou por pequenos clubes ingleses, deixando a sua marca em todos.

Bom finalizador com ambas as penas, Saido Berahino também é um atacante de mobilidade, sabendo jogar e aparecendo como opção pelos lados, além de bom senso de posicionamento dentro da área, aproveitando as jogadas aéreas já que tem um bom cabeceio. A temporada passada, a de volta do jogador ao West Bromwich, foi para comprovar que outros empréstimos não eram mais necessários. As boas atuações renderam nove gols marcados.

Na atual edição da Premier League, Saido Berahino é o principal jogador do West Bromwich. Em sete jogos, o atacante marcou cinco vezes. Ele foi o artilheiro isolado das Eliminatórias para a Eurocopa sub-21 com 10 gols. Antes disso, o atacante já havia disputado o torneio na categoria sub-19, em 2012 e o Mundial sub-20, em 2011.

No papel

A maior qualidade desta equipe seria a possibilidade de alternância de posição entre seus jogadores. Quase todos podem jogar em outras funções. A começar pelo centro-avante. Saido Berahino tem velocidade e qualidade para buscar o jogo um pouco mais atrás e lançar os velozes Ravel Morrison e Nathan Redmond ou ele mesmo ser lançado em profundidade. 

Nathan Redmond apesar de canhoto, pode jogar pelo lado direito, cortando para dentro e buscando o chute. Já Ravel Morrison se movimenta por todo o campo e pode puxar contra-ataques pelos lados, deixando a função de criador para Will Hughes, Josh McEachran ou James Ward-Prowse. O trio de volantes sabe atuar mais recuado ou fazendo o papel de 10, com isso, poderia haver uma troca constante durante a partida, o que não sobrecarregaria nenhum deles na marcação. Will Hughes ainda faz a ala direita, sendo o mais polivalente do meio de campo.

Na linha defensiva, os quatro jogam como zagueiros e laterais. Isso evita um desgaste, uma vez que laterais precisam de muito fôlego, e faz com que os meias e atacantes sempre tenham boas opções no ataque e a defesa não fique desguarnecida.

Veja também!

Michael Keane - Zagueiro do Manchester United, emprestado ao Burnley, 21 anos. Tem um bom posicionamento, sabe criar jogadas e se movimenta bastante, podendo atuar como lateral direito. Irlandês de nascimento, vem atuando pelas seleções de base inglesas.

John Stones - Zagueiro do Everton, 20 anos. Formado no Barnsley, está em sua terceira temporada com a camisa do Everton, onde vem a cada jogo se firmando como titular. Pode atuar como lateral direito, já que é veloz e cruza bem. Cabeceia bem e faz bons desarmes.

Nick Powell - Meia do Manchester United, emprestado ao Leicester City, 21 anos. Jogador técnico, criativo, de excelentes passes e chutes. Seu primeiro clube como profissional foi o Crewe Alexandra, entre 2010 e 2012, onde foi eleito melhor jogador e melhor jovem da equipe, no último ano. Disputou o Mundial e a Eurocopa sub-17, em 2011.

Harry Kane - Atacante do Tottenham, 21 anos. Jogador veloz, de bom cabeceio e dribles. Demorou a ter chances no clube londrino, mas quando teve não decepcionou. Nesta temporada são cinco gols em nove jogos. Disputou a Eurocopa sub-19, em 2012, o Mundial sub-20, em 2013 e participou da campanha que classificou a Inglaterra para a Eurocopa sub-21 no ano que vem.

Patrick Bamford - Atacante do Chelsea, emprestado ao Middlesbrough, 21 anos. De origem irlandesa, é rápido, finaliza bem e se movimenta bastante, dando opção de jogadas aos companheiros. Formado pelo tradicional Nottingham Forrest, logo foi comprado pelo poderoso Chelsea. Tem sido emprestado e teve seu grande momento até então com a camisa do MK Dons, onde marcou 18 gols em 37 jogos.