segunda-feira, 25 de março de 2019

Em jogo com quatro expulsões, Joinville vence Figueirense

Jefferson foi um dos destaques da partida, garantindo a
vitória tricolor./Foto: Twitter Joinville EC
Em partida marcada por cartões vermelhos, o Figueirense foi derrotado em casa pelo Joinville por 1 a 0. O gol foi de Nathan Cachorrão, aos 10 minutos da primeira etapa. Com o revés, o alvinegro perdeu a liderança para o maior rival, o Avaí, nos critérios de desempate, já que ambos estão empatados com 30 pontos. Já o Joinville subiu para o sexto lugar, com 20, e está mais próximo da vaga para a semifinal. 

As confusões começaram cedo no Orlando Scarpelli. Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, Nathan Cachorrão aproveitou falha de Pereira e abriu o placar. Na comemoração, o atacante do Joinville imitou um cachorro. Alemão, lateral do Figueirense, não gostou e deu um tapa no rival. Vermelho direto para o defensor alvinegro. Aos 20, novo desentendimento entre os jogadores, mas sem cartões. 


Mesmo com um a menos, o Figueirense pressionou e quase empatou com Ruan Renato, que testou firme, mas o goleiro Jefferson salvou. Aos 34, Pereira e Hugo Almeida se desentenderam e receberam o vermelho. Com nove em campo, os donos da casa assustaram em cabeçada de Willian Popp. 


No segundo tempo, Willian Popp voltou a incomodar a defesa tricolor. O atacante até marcou, mas o assistente assinalou impedimento. O Joinville se fechou bem, enquanto o Figueirense buscou o empate até o final, mas parou no goleiro Jefferson. Nos acréscimos, Caíque, do Joinville, recebeu o segundo amarelo e também foi expulso. Fim de papo em Florianópolis: JEC 1 a 0. 


Na próxima rodada, o Joinville tem confronto direto com o Marcílio Dias, em casa, no sábado. As duas equipes tem 20 pontos e brigam pela última vaga para a semifinal. Já o Figueirense, visita o Hercílio Luz, vice-lanterna, no domingo.



*Publicado em lance.com.br em 24/03/2019

Goiás vence fora de casa e fica muito perto da semifinal do Goiano

Após primeiro tempo morno, equipes acordaram na segunda
etapa./Rosiron Rodrigues - Goiás Esporte Clube
O Goiás deu um importante passo para a semifinal do Campeonato Goiano. O time venceu a Aparecidense, fora de casa, por 3 a 1 na partida de ida das quartas de final. Os gols esmeraldinos foram marcados por Renatinho, Michael e Brenner, com Moisés descontando.

Em um primeiro tempo sem grandes emoções, o Goiás foi melhor. O Esmeraldino teve três boas chances de abrir o placar. Logo aos 3 minutos, Renatinho bateu com perigo. Aos 18, Rafael Vaz chutou com força e tirou tinta da trave da Aparecidense. Marcelo Hermes, arriscou chute de longe e levou perigo ao gol defendido por Wallace aos 44. 

Na segunda etapa, dois gols seguidos do Goiás. No primeiro minuto, Michael fez grande jogada e sofreu pênalti. Renatinho converteu e abriu o placar. Três minutos depois, Michael recebeu passe de Léo Sena, driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes: 2 a 0. 

O jogo melhorou após os gols e a Aparecidense perdeu três boas chances. Aos 24, finalmente a bola entrou. Moisés descontou em chute rasteiro. Mas Brenner, aos 32, recebeu dentro da área, girou e bateu para ampliar para o Goiás. 


As duas equipes voltam a se enfrentar quarta feira, na Serrinha, às 21h30.

Publicado em lance.com.br em 24/03/2019. 


Avaí vence o Criciúma e se garante na semifinal do Catarinense

Leão aproveita expulsão de Eduardo e volta para casa com
os três pontos./Foto: Caio Marcelo - Criciúma EC
O Avaí venceu o Criciúma por 2 a 0 pela décima quinta rodada do Campeonato Catarinense. Os gols foram marcados por Getúlio e João Pedro. Com a vitória fora de casa, o Leão chegou aos 30 pontos e se garantiu na semifinal do Campeonato Estadual. Já o Tigre, segue longe da zona de classificação para a próxima fase. 

A primeira chance do jogo foi do Criciúma. Em uma boa cobrança de falta de Carlos Eduardo, o goleiro Vladimir segurou firme. O Tigre seguiu melhor e quase abriu o placar com Julimar, que bateu cruzado e novamente Vladimir evitou o gol. O Avaí só acordou aos 41 minutos com Getúlio. O atacante recebeu dentro da área e bateu com perigo para fora. 

Aos 43, o meia Eduardo levou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho e deixou o Criciúma com um a menos. Com a vantagem, os visitantes se animaram e tiveram duas boas chances. A primeira com Julinho, em chute forte de fora da área, e logo depois Daniel Amorim cabeceou e a bola passou raspando a trave.

Na volta do intervalo, o Avaí não demorou para abrir o placar. Aos 2 minutos, Iury cruzou para Getúlio que cabeceou e fez 1 a 0. Daniel Amorim teve chance de aumentar, mas de novo bateu para fora. Os visitantes dominaram os 45 minutos finais e no finzinho, João Pedro definiu a partida: 2 a 0.

O próximo compromisso do Avaí pelo Catarinense é sábado, dia 30, na Ressacada, diante do Tubarão, lanterna da competição. O Criciúma enfrenta o Metropolitano, no domingo, em Blumenau.

*Publicado em lance.com.br em 24/03/2019

Canto do Rio faz amistoso contra o Fluminense

Em dia festivo no Clube Mauá, uma vitória para
cada lado./Foto: Dalton Valerio
O Canto do Rio recebeu o Fluminense para dois amistosos no Clube Mauá, em São Gonçalo, neste sábado (23). As partidas das categorias sub-13 e sub-14 foram realizadas para avaliar as condições das reformas que o clube alvianil fez no gramado. Quem prestigiou o evento foi Jair Marinho, ex-atleta tricolor e campeão mundial em 1962.

No primeiro jogo, os meninos do sub-13 do Cantusca venceram em um confronto equilibrado. Na primeira etapa, o clube de Niterói desperdiçou duas chances claras de gol. O tricolor das Laranjeiras não perdoou e em um belo chute de fora da área, abriu o placar e foi para o intervalo com a vantagem. 

O Canto do Rio voltou melhor, pressionando bastante e conseguiu o empate com Cauã Kelvin. O gol animou os donos da casa que seguiram tentando a virada. E ela veio pós um rebote do goleiro que Gustavo bateu firme e fez. O gol garantiu a vitória por 2 a 1. O técnico Vitor Duarte comemorou o resultado positivo.

- Ganhar de um time grande é sempre bom, isso mostra o patamar do nosso projeto. Nós trabalhamos para alcançar esses objetivos. Tivemos algumas dificuldades por conta do pouco tempo de trabalho, mas buscamos jogar com essas equipes de alto nível para melhorar o nosso”, celebrou o Duarte. 

Já no duelo do sub-14, um jogo morno, sem muitas emoções. Em uma bobeada da defesa, o Fluminense recuperou a bola e marcou o gol da vitória: 1 a 0 para os visitantes.

*Matéria publicada no site Plantão Enfoco em 23/03/2019

Thiago Trindade acerta transferência para a Finlândia

Capitão e referência técnica do Canto do Rio, Trindade
vai jogar novamente na Finlândia./Foto: Dalton Valerio
Depois de Caio Pacheco, Thiago Trindade é mais um a deixar o Canto do Rio. O centro-avante e capitão da equipe de Niterói no Carioca Série C de 2018 é o novo reforço do AC Kajaani, da Segunda Divisão da Finlândia. Esta será a segunda passagem do jogador no país europeu. Em 2017, o atacante defendeu o OPS e contou quais os planos para a temporada que se inicia.

- O AC Kajaani é de uma cidade pequena, mas o projeto é de acesso para a temporada que vem. Na Finlândia, o futebol é de muita intensidade, marcação pressão a maior parte do jogo e no inverno, jogamos em estádios com grama artificial. É bem diferente do Brasil, mas como é minha segunda passagem, é tranquilo. Eles oferecem uma boa casa, com aquecedor, o que é importante, pois nessa época do ano a temperatura é abaixo de zero. O país é super tranquilo, tudo funciona e a única preocupação é jogar futebol.

Entre amistosos e jogos oficiais, Trindade atuou em 20 partidas pelo Canto do Rio e marcou 10 gols. Além de ser um dos mais experientes do grupo e referência técnica dentro de campo, o camisa 9 teve a responsabilidade de carregar a braçadeira de capitão durante os jogos. 

- Eu aprendi muito sendo o capitão da equipe. Eu me cuidava ainda mais para não ser um exemplo ruim para a garotada, me mostrava disposto a ajudar, mas sempre aprendendo com eles também. Independente de não conseguirmos o acesso, o grupo era campeão. Nos doamos até o final. Eu, Marcinho Pitbull e William Amendoim conversávamos muito e passávamos confiança aos mais jovens.   


Além de atleta, Thiago Trindade desempenhava outra função no Canto do Rio: auxiliar técnico das categorias de base. O jogador conciliava os treinos no profissional com a faculdade de Educação Física e o estágio no clube. O período foi avaliado muito bem pelo atacante. 

O camisa 9 conciliava os treinos no profissional com o
estágio no clube./Foto: Emerson Pereira - Super Gol
- A avaliação é a melhor possível, tanto como atleta quanto como auxiliar técnico na base. Como atleta, o objetivo final, que era o acesso à Série B2 não foi alcançado, mas o Canto do Rio conta com profissionais capacitados e chegará mais forte esse ano. Deixo meu agradecimento ao clube pela oportunidade de exercer o cargo de auxiliar. Eu pude aprender muito nesse período na função. Vou carregar essa passagem por toda a minha vida. Estarei sempre na torcida. 


Entre amistosos e jogos oficiais, Thiago Trindade vestiu a camisa do Canto do Rio 19 vezes e marcou 10 gols. 

Revelação do Canto do Rio, Caio Pacheco é novo reforço do América

Campeão pelo Sub-17 e destaque no profissional, Caio
deixa o Canto do Rio./ Foto: Dalton Valerio 
O defensor Caio Pacheco não é mais jogador do Canto do Rio. O atleta de 19 anos, eleito o melhor lateral direito do Carioca Série C 2018, acertou com o América para 2019 para disputar o Carioca sub-20. Com a experiência de um ano no profissional, Caio destacou as diferenças que deve encontrar retornando às categorias de base e revelou o objetivo da equipe para a competição.

- Os jogos são bem diferentes. O profissional é mais estudado, com poucos erros e isso é bom para mim porque uma das minhas maiores virtudes é entender taticamente as partidas. Já na base é uma correria maior, muita entrega e movimentação. O objetivo do clube é ficar entre os seis primeiros e garantir uma vaga na Copa São Paulo de 2020. Nós temos um grupo qualificado e muito empenhado em dar o melhor por esse clube e conquistar títulos na base. 

O novo reforço americano pode atuar como zagueiro e lateral direito. Caio Pacheco começou o Carioca Série C de 2018 formando a dupla de zaga do Cantusca com Diegão, mas durante a competição foi deslocado para a lateral, onde se firmou e fez boas atuações.

- A função de lateral requer mais do jogador, tanto fisicamente quanto tecnicamente. O lateral precisa ajudar muito na defesa, mas também estar sempre auxiliando os pontas e foi isso o que procurei fazer. Por conta de eu já ter atuado na base como lateral, a minha adaptação foi tranquila. Eu só precisei focar bastante na parte física para estar bem nos jogos. 

Tratado como a grande revelação do Canto do Rio nos últimos anos, Caio Pacheco celebrou o ano de 2018, o qual considera especial em sua carreira.

- Minha temporada de 2018 foi muito significativa. Foi o ano da estreia entre os profissionais, primeiro contrato assinado e fui eleito o melhor lateral direito da Série C. Eu espero evoluir e alcançar voos maiores na minha carreira. 

O Campeonato Carioca Sub-20 Série A começa dia 16 de março e o América estreia visitando o Botafogo, no CEFAT, em Niterói, às 9h30. 

Villar festeja estreia em jogo decisivo do Canto do Rio

Após passagem pela Alemanha, zagueiro Villar ganhou a
titularidade do Cantusca./Foto: Jonathan Jefferson -Futrio
O Canto do Rio segue a preparação para o jogo de volta da semifinal do Carioca Série C. A equipe de Niterói está muito perto do acesso à Série B2. O duelo decisivo contra o Mageense será no Estádio Los Larios, domingo, dia 30/09, às 15h. Com a vitória por 1x0 na partida de ida, no Estádio Alzirão, em Itaboraí, o Cantusca pode empatar que garante vaga na final e, consequentemente, sobe de divisão. Vitória do time de Magé por um gol, leva a decisão para os pênaltis.
No primeiro confronto da semifinal, o Canto do Rio teve a estreia do zagueiro Villar. O jogador lembrou da confiança passada pela comissão técnica e comentou o entrosamento com Diegão, seu companheiro de zaga. 
- Fiquei sabendo que iria jogar durante a semana. O professor Marquinhos Pereira disse que eu daria conta do recado. Toda a comissão técnica me passou confiança. E o Diegão é um cara sensacional dentro e fora de campo. Ele me tranquilizou e procurou me dar força durante o jogo. Nos falamos bastante, até porque tem que haver essa comunicação entre os zagueiros, já que não podemos errar.
Além dos desarmes e da segurança para a zaga do Cantusca, o jovem defensor contribui com a experiência adquirida na Europa. Antes de vestir a camisa da equipe niteroiense, Villar jogou pelo TsV Butzow, clube que disputa a sexta divisão da Alemanha. O jogador comparou o futebol praticado no país europeu com o que vem vivenciando na disputa do Carioca Série C:
- O futebol alemão é mais robotizado, digamos assim. Eles são muito bons taticamente. Já o brasileiro se destaca muito no individual, tem uma ginga, um jeito próprio de jogar, com alegria. Em certos momentos do jogo, isso faz a diferença.
O camisa 23 do Canto do Rio contou que o início no país estrangeiro foi difícil, mas com o passar do tempo, conseguiu se acostumar. Ele ainda destacou pontos positivos na cultura alemã.
- Fiquei praticamente um ano e senti um pouco de dificuldade na adaptação. Eu cheguei a pegar -11°C. Senti falta da comida brasileira no início, mas depois acostumei com a de lá. O idioma é bem difícil e a cultura muito diferente. O país é todo organizado, tudo planejado, já no Brasil, nem tanto. Eles respeitam o semáforo, mesmo não tendo ninguém para atravessar a rua, por exemplo. O alemão respeita o espaço do outro. Foi uma experiência muito boa. Eu acabei voltando porque não via muito futuro para mim lá no clube.
O Canto do Rio está invicto na competição com 7 vitórias e 4 empates. O time foi o líder do grupo C, com 18 pontos e nas quartas, eliminou o Ceres.  
*Matéria publicada no portal Super Gol em 25/09/2018.