sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Seleções do futuro: Itália

Chegamos ao nono capítulo da série de promessas, nascidas até 1993, que ainda não disputaram Mundiais e podem estourar na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Hoje, é a vez de projetarmos a irregular (nas últimas edições) e tetracampeã Itália. 

Após o título conquistado pela Alemanha no Brasil, a Azurra tem companhia no posto de segunda maior vencedora de Copas. Para tentar reviver os dias de glória e, até mesmo, buscar um empate em número taças com o Brasil, a Itália conta com talentos muito jovens ainda, mas que já postulam protagonismo nos clubes do Calcio.

ITÁLIA
Scuffet, Caprari e Berardi: jovens e protagonistas em seus clubes
Embora tivesse caído no grupo da morte, pode-se dizer que a participação italiana na Copa do Mundo de 2014 foi um fracasso. A vitória na estreia sobre a decadente Inglaterra ficou esquecida depois das derrotas para Costa Rica e Uruguai, a primeira considerada um vexame.

Para voltar a ser temida, a Itália anunciou uma troca no comando. Antonio Conte substituiu Cesare Prandelli. O ex-técnico da Juventus terá muito trabalho. Alguns nomes experientes como Gianluigi Buffon, Andrea Pirlo e Antonio Cassano podem não disputar a Copa da Rússia em 2018. Mas, apesar do enfraquecimento do Calcio nas últimas temporadas, uma boa geração pede passagem.

Simone Scuffet
Data de nascimento: 31 de março de 1996 (18 anos)
Clubes: Udinese (2013-atual)
Em 2013/14: 18 partidas (todas como titular)

O bom momento de Simone Scuffet foi interrompido por
uma lesão no tornozelo./ Foto: tuttomercatoweb.com
Nome para continuar a fama de bons goleiros italianos. De bom posicionamento, o jovem também tem bastante qualidade nos reflexos. O garoto viu a primeira chance aparecer após uma lesão de Zeljko Brkic. Precoce, Simone Scuffet assumiu a titularidade da Udinese com apenas 17 anos e não saiu mais. O goleiro foi titular nos outros 17 jogos da reta final da temporada.

Em 2014/15, Simone Scuffet deslocou o tornozelo esquerdo defendendo o gol da seleção italiana sub-19 e ficou parado por mais de um mês. Além disso, o goleiro tem agora a concorrência de Orestis Karnezis, que vem sendo o titular da posição.

Simone Scuffet é especulado como substituto de Gianluigi Buffon, na Juventus e na Azurra. Roma, Milan e Arsenal são outros que aparecem como interessados no talento do jovem goleiro. Pelas seleções de base, o jogador atuou nas equipes sub-17, disputando a Eurocopa e o Mundial da categoria em 2013, além dos times sub-18 e sub-19.

Matteo Bianchetti
Data de nascimento: 17 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Hellas Verona (2012/13), Spezia (2013/14), Empoli (2014-atual)
Em 2013/14: 14 partidas (12 como titular)

Zagueiro de origem, Matteo Bianchetti atua muito bem
como lateral./ Foto: italianfootballdaily.com
Jogador de muita força, bom nas bolas aéreas e de boas interceptações, Matteo Bianchetti é um zagueiro que também atua na lateral direita. Revelado pela Internazionale, não conseguiu oportunidades na equipe nerazurri e foi emprestado ao Hellas Verona em 2012/13, para a disputa da segunda divisão. Os novos ares fizeram bem ao jogador, que mostrou serviço em apenas seis jogos e foi vice-campeão do torneio. Ao final da temporada, foi adquirido em definitivo. 

Pertencente ao Hellas Verona, Matteo Bianchetti atuou em três partidas da elite do campeonato italiano foi novamente emprestado para um clube da série B, desta vez para o Spezia. Lá, jogou 11 vezes, todas como titular e recebeu apenas um amarelo. Ainda sem muito espaço no clube detentor de seus direitos, está emprestado ao Empoli, para ganhar experiência.

Matteo Bianchetti foi campeão do extinto torneio NextGen Series, espécie de Liga dos Campeões sub-20, em 2012 e italiano sub-20, em 2012/13. O jogador tem passagens pelas seleções sub-18, sub-19,sub-20 e sub-21. Ele disputou a Eurocopa sub-21, no ano passado. 

Daniele Rugani
Data de nascimento: 29 de julho de 1994 (20 anos)
Clubes: Empoli (2013-atual)
Em 2013/14: 41 partidas (todas como titular com dois gols)

Pela segunda temporada consecutiva, Daniele Rugani
é titular absoluto no Empoli./ Foto: tuttomercatoweb.com
Zagueiro de espírito de liderança, Daniele Rugani tem como principais qualidades o desarme e as jogadas aéreas. O defensor pertence a Juventus e está em sua segunda temporada seguida emprestado ao Empoli. Na primeira, a de estreia entre os profissionais, foi titular absoluto e mostrou que é um marcador limpo, sendo advertido apenas com três amarelos.

Daniele Rugani ajudou o Empoli a terminar a série B da Itália na segunda posição, conseguindo o acesso para a elite, com a segunda defesa menos vazada. Na temporada 2014/15, o defensor segue dono da posição e foi titular nas seis primeiras rodadas do Calcio, marcando um gol.

Daniele Rugani foi campeão da Supercopa italiana sub-20 em 2012/13. O defensor tem experiência nas seleções de base. Com a camisa da Itália foram 40 partidas e quatro gols marcados.

Alessio Romagnoli
Data de nascimento: 12 de janeiro de 1995 (19 anos)
Clubes: Roma (2012/14), Sampdoria (2014-atual)
Em 2013/14: 11 partidas (8 como titular com 1 gol)

Sem espaço na remodelada Roma, Alessio Romagnoli
quer sequência de jogos na Sampdoria./ Foto: metrosport.gr
Alessio Romagnoli estreou pelos profissionais com apenas 17 anos. Na temporada 2012/13, o zagueiro de boas interceptações, cabeceio e marcação teve poucas oportunidades mas conseguiu marcar seu primeiro gol pela equipe principal dos giallorossi. A chegada do técnico Rudi Garcia contribuiu para mais minutos em campo. Com o novo comandante, o jogador disputou mais 11 jogos. 

Os novos planos da Roma, de ser uma equipe forte tanto na Itália, quanto na Europa, trouxeram bons reforços ao time. Com isso, Alessio Romagnoli viu a concorrência aumentar. O defensor acertou um empréstimo para a Sampdoria, onde nesta temporada já atuou em quatro jogos e marcou um gol.

Alessio Romagoli tem passagens pelas seleções sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21. São ao todo 23 partidas e nenhum gol marcado em todas as vezes que vestiu a camisa Azurra.

Nicola Murru
Data de nascimento: 16 de dezembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Cagliari (2011-atual)
Em 2013/14: 21 partidas (todas como titular)

Esquema tático do Cagliari privilegia as características
ofensivas de Nicola Murru./ Foto: footballmanagerstory
Jogador de velocidade, marcação e cruzamento. Nicola Murru é um bom valor lapidado pelo Cagliari e fez sua estreia entre os profissionais quatro dias após completar 17 anos. A promessa tinha a concorrência do compatriota Alessandro Agostini e do brasileiro Danilo Avelar para a posição, mas com o tempo o jovem foi ganhando espaço e na temporada passada se firmou como dono da lateral esquerda. 

No esquema tático do Cagliari, Nicola Murru pode mostrar todo a sua característica ofensiva. O técnico Zdenek Zeman incentiva o apoio dos laterais e a jovem promessa pode evoluir bastante. Até o momento, ele já contribuiu com uma assistência. 

Nicola Murru já defendeu a Itália nas seleções sub-17, sub-18 e sub-19. Segundo especula-se na imprensa italiana, o jogador deve ser chamado em breve para a Squadra Azurra pelo comandante Antonio Conte.

Lorenzo Crisetig
Data de nascimento: 20 de janeiro de 1993
Clubes: Internazionale (2011/12), Spezia (2012), Crotone (2013/14), Cagliari (2014-atual)
Em 2013/14: 40 partidas (39 como titular com um gol)

Bastante rodado e com títulos no currículo, Lorenzo Crisetig
agurda uma chance na Inter./ Foto: footballmanagerstory
Um dos mais promissores jogadores italianos. Lorenzo Crisetig tem boa visão de jogo e posicionamento, é uma boa opção para o desafogo, seja dos zagueiros ou dos meias. Volante que sabe dar ritmo ao jogo, alternando passes curtos e lançamentos. O jogador dá proteção a zaga, se colocando sempre a frente da meia lua e interceptando as jogadas aéreas vindas do campo adversário.

Apesar da Internazionale passar por um processo de reformulação, Lorenzo Crisetig só teve uma oportunidade com a camisa nerazurri. O jogador atuou por cinco minutos na Liga dos Campeões contra o CSKA Moscou. Longe dos dias turbulentos em Milão, causados pela remontagem de um novo time, o volante tem acumulado empréstimos que contribuem para seu amadurecimento. Pelo Spezia e Crotone foram 68 partidas, dois gols, três assistências e 10 amarelos recebidos em três temporadas. Ajudou o Cagliari a bater a equipe onde foi formado - Internazionale - por 4 a 1, fora de casa, dando uma assistência.

Lorenzo Crisetig foi campeão da Viareggio Cup, em 2011, italiano sub-20 em 2011/12 e do torneio NextGen Series, em 2012. Ele tem ainda uma vasta experiência em seleções de base, tendo atuado em mais de 40 partidas, entre as categorias sub-16 e sub-21. O volante disputou a Eurocopa e o Mundial sub-17, ambos em 2009.

Bryan Cristante
Data de nascimento: 3 de março de 1995 (19 anos)
Clubes: Milan (2011/14), Benfica (2014-atual)
Em 2013/14: 4 partidas (3 como titular com um gol marcado)

Apesar de atuar em apenas cinco jogos pelo Milan, Bryan
Cristante deixou sua marca./ Foto: tuttomercatoweb.com
Jogador de bons passes e controle de bola, Bryan Cristante é um meia muito útil já que marca e chega ao ataque. Com 1.86m, ele também tem qualidade na jogadas aéreas. Apesar de três temporadas alternando entre a equipe principal e o time sub-19, o meia atuou em apenas cinco partidas do time que disputa a primeira divisão italiana, com um gol marcado. Sem espaço, foi vendido ao Benfica por quase cinco milhões de euros e tem contrato até o meio de 2019.

Bryan Cristante estreou pelo Milan em 6 de dezembro de 2011, contra o Viktoria Pilzen, pela Liga dos Campeões. O jogador se tornou o mais jovem da história do rossonero e o terceiro no geral, a debutar no torneio.

Bryan Cristante tem no currículo o prêmio de melhor jogador da Viareggio Cup de 2013, torneio internacional de clubes da categoria sub-19. Além disso, o meia tem passagens pelas seleções de base desde a categoria sub-16 até a sub-20.

Hachim Mastour
Data de nascimento: 15 de junho de 1998 (16 anos)
Clubes: Milan (2014-atual)
Em 2013/14: nenhuma partida

Prodígio. Esta sem dúvidas é a palavra que melhor define Hachim Mastour, italiano de origem marroquina. Com apenas 16 anos, o meia já integra o elenco principal do Milan. No início de 2014/15, o técnico Filippo Inzaghi solicitou a promoção do jovem talento, que ''pulou'' várias categorias e vinha treinando com os profissionais desde a temporada passada.

A habilidade de Hachim Mastour impressiona. Jovem, ele peca no exagero. O garoto foi convocado pela Red Bull para um evento de futebol freestyle ao lado de Neymar. O italiano foi o vencedor do duelo e bastante elogiado pelo brasileiro. Com dribles fantásticos, muita velocidade e boa finalização, pode jogar mais adiantado, fazendo o papel de segundo atacante, pelo lado esquerdo. 

Comprado por 500 mil euros do Reggiana, o agora camisa 98 do Milan tem a chance de fazer história no campeonato italiano. A expectativa em torno de Hachim Mastour é enorme, sendo apontado como o mais promissor jogador da equipe nos últimos anos. O meia defendeu a seleção sub-16 até o momento, mas com a evolução que vem tendo, é normal imaginar que ele volte a ''pular'' categorias e figure em pouco tempo na principal.

Domenico Berardi
Data de nascimento: 1 de agosto de 1994 (20 anos)
Clubes: Sassuolo (2012/13), Juventus (2013), Sassuolo (2013-atual)
Em 2013/14: 30 partidas (26 como titular com 16 gols)

Com apenas 18 anos, Domenico Berardi já era nome constante entre os titulares do Sassuolo na disputa pelo título da segunda divisão italiana. Ao longo da temporada 2012/13, esteve em campo 39 vezes, alternando a titularidade e as vindas do banco de reservar. O atacante marcou 11 gols, deu seis assistências, ajudou a equipe a ser campeã e chamou a atenção da Juventus, que adquiriu seus direitos. Apesar da aquisição, a Vecchia Signora resolveu emprestá-lo ao time que o projetou por uma temporada.

Se o primeiro ano de Domenico Berardi entre os profissionais foi brilhante, com gols e título, o segundo foi ainda melhor. Mais consolidado no time do Sassuolo, o jogador balançou a rede 16 vezes e deu 12 passes para gol. Com características que o permitem atuar como homem-gol ou ponta, é uma importante arma ofensiva. Alto (1.85m) e rápido, o atacante ainda tem um grande poder de finalização.

Em 2013/14, Domenico Berardi fez história com a camisa do Sassuolo. O atacante marcou quatro vezes contra o gigante Milan, na vitória de sua equipe por 4 a 3. Ele se tornou o primeiro a fazer quatro gols no adversário no campeonato italiano e o segundo mais jovem a anotar quatro tentos em uma única partida do Calcio - o recorde pertence a Silvio Piola, em 1931 . Desde o feito, o jovem vem ganhando destaque na mídia esportiva italiana e é visto como uma das maiores promessas do país. Pelas seleções de base italianas jogou pela equipes sub-19 e  sub-21

Gianluca Caprari 
Data de nascimento: 20 de julho de 1993
Clubes: Roma (2010/11), Pescara (2011/13), Roma (2013), Pescara (2013-atual)
Em 2013/14: 16 partidas (10 como titular com 3 gols)

Atacante veloz e habilidoso, Gianluca Caprari não conseguiu seu espaço na Roma e acabou se encontrando no Pescara. Foram idas e vindas entre os giallorossi e os biancoazurri. O jogador estreou pelo time da capital em 2010/11. Apenas quatro jogos e nenhum gol marcado em 28 minutos em campo. Na temporada seguinte, mais alguns minutos em somente três partidas e o empréstimo para o clube que disputava a segunda divisão pareceu cair bem.

No Pescara disputou 13 partidas e finalmente balançou as redes. Ao final da temporada, conquistou o seu primeiro título como profissional: a Série B italiana. Sem espaço na Roma e querido no clube que ajudou a reerguer, prorrogou seu empréstimo por mais um ano. Porém, na elite do Calcio, as coisas não foram bem. A campanha do recém promovido foi desastrosa e Gianluca Caprari marcou dois gols, não conseguindo livrar a equipe do rebaixamento. Um dos gols foi marcado na trigésima terceira rodada, justamente contra a Roma, abrindo o placar do empate de 1 a 1.

Gianluca Caprari tem como pontos fortes os dribles, a ousadia de colocá-los em prática, movimentação, podendo cair por ambos os lados do campo e o controle de bola. O atacante tem passagens pelas seleções sub-18, sub-19 e sub-20.

Federico Bernardeschi
Data de nascimento: 16 de fevereiro de 1994 (20 anos)
Clubes: Crotone (2013/14), Fiorentina (2014-atual)
Em 2013/14: 39 partidas (29 como titular com 12 gols)

Na temporada de estreia entre os profissionais, Federico
Bernardeschi foi o artilheiro do Crotone./ Foto: zimbio.com
Excelente cobrador de falta. Federico Bernardeschi é dono de uma canhota potente e certeira. O atacante finaliza muito bem de fora da área. Formado nas categorias de base da Fiorentina, o jogador foi emprestado ao Crotone, da série B, para fazer sua temporada de estreia entre os profissionais. O acesso não veio e a equipe terminou na sétima colocação, mas o jogador se sagrou artilheiro do time e ainda contribuiu com sete assistências.

Uma temporada bastou para que Federico Bernardeschi adquirisse experiência. A Viola integrou o jovem atacante em seu elenco principal e o colocou para jogar. Até o momento, são seis partidas, entre elas duas da Liga Europa, dois gols marcados e uma assistência.

Federico Bernardeschi atua mais como um segundo atacante, principalmente pelo lado direito, com a possibilidade de trazer a bola para o meio e bater com a esquerda, a perna ''boa''. Porém, o jogador aparece na área para finalizar, podendo, em alguns momentos, fazer a função de centro-avante. Ele foi campeão da Supercopa italiana sub-20, em 2011/12. A promessa da Fiorentina tem passagens pelas seleções sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21.

No papel

Começando no ataque, Domenico Berardi e Federico Bernardeschi possuem características semelhantes e, por conta disso, poderiam alternar tanto na referência, dentro da área, quanto aberto pela ponta direita. Ambos são canhotos e, quando deslocados para o lado direito, procuram o meio para terem oportunidades de chutarem em direção ao gol. 

Gianluca Caprari se movimenta bastante e pode inverter posição com Hachim Mastour, já que este também sabe jogar mais adiantado e prefere o lado esquerdo. O prodígio, nessa hipotética formação, seria o responsável pela criação de jogadas, uma vez que possui muita qualidade para tal. 

Mais atrás, Bryan Cristante faria o papel de segundo volante, já que tem uma boa qualidade no passe e se apresenta ao ataque. Lorenzo Crisetig ficaria mais preso à marcação, podendo aparecer como opção aos zagueiros para as saídas de bolas. 

Lorenzo Crisetig seria responsável por cobrir os espaços deixados por Nicola Murru, quando este apoiar o ataque. O lateral esquerdo tem características ofensivas e pode ser uma peça importante, sendo uma boa alternativa de passe para Hachim Mastour. Do lado direito, Matteo Bianchetti é um zagueiro que atua como lateral e, assim, a faixa defensiva estaria mais protegida.

Veja também!

Nicola Leali - goleiro da Juventus, emprestado ao Cesena, 21 anos. Comparado a Gianluigi Buffon, o jovem tem como pontos fortes os reflexos e os duelos um contra um. Revelado pelo Brescia, foi comprado pela Vecchia Signora e já está em seu terceiro empréstimo consecutivo. Antes, foi titular absoluto no Virtus Lanciano e Spezia, ambos da série B

Federico Barba - zagueiro do Empoli, 21 anos. Revelado pela Roma e emprestado ao Grosseto, da segunda divisão, em 2012/13, se encontrou no Empoli na temporada seguinte. Foi adquirido em definitivo e tem melhorado o seu desempenho. Com a experiência na elite do Calcio, pode ser um nome para a famosa zaga italiana

Danilo Cataldi - meia da Lazio, 20 anos. Após uma boa temporada de estreia nos profissionais, emprestado ao Crotone, onde marcou cinco gols em 34 partidas, voltou ao seu clube de origem. Ainda não estreou com a camisa da equipe romana. O jogador tem como principais atributos os desarmes, controle de bola e o comando do meio campo.

Gennaro Tutino - atacante do Napoli, emprestado ao Vicenza, 18 anos. Ágil, de boa técnica e driblador, o jogador foi destaque da seleção sub-17, no mundial em 2013. Ele disputou ainda a Eurocopa da categoria no mesmo ano. Tem contrato até o meio de 2017 e o Napoli tem recebido sondagens de clubes do continente.

Alberto Cerri - atacante do Parma, emprestado ao Virtus Lanciano, 18 anos. Jogador de área, faz o pivô e se aproveita dos seus 1.94m nas jogadas aéreas. Ele disputou a Eurocopa e o Mundial sub-17, em 2013. Além disso, foi eleito melhor jogador da Viareggio Cup deste ano.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário