sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Seleções do Futuro: Holanda

A série de reportagens sobre promessas que podem representar suas seleções na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, chega ao seu terceiro capítulo. Nas edições anteriores, Alemanha e Argentina foram projetadas. Hoje, falaremos sobre os jovens talentos formados na excelente escola holandesa de futebol. O país, de pouco mais de 16 milhões de habitantes, foi o responsável por impôr duas, das nossas últimas três derrotas em Mundiais. Durante as décadas de 1980 e 1990 foi uma das portas-de-entrada para os jogadores brasileiros na Europa. Atualmente, é a fonte de atletas promissores e baratos para os clubes de países vizinhos.

HOLANDA
Klaassen, Locadia e Maher: nova geração talentosa da Laranja Mecânica
O mais brasileiro do futebol europeu tem sofrido com a mesma realidade que encontramos aqui. Sem poderio financeiro, os clubes da Eredivisie (nome oficial do Campeonato Holandês) são obrigados a vender precocemente seus talentos, a maioria deles abaixo dos 23 anos. Para piorar, o dinheiro recebido com as vendas, não é suficiente para manter os elencos competitivos contra as maiores potências do continente na Liga dos Campeões e na Liga Europa. O resultado são anos de jejum de títulos de peso fora de seus domínios.

Entretanto, o técnico da Holanda na Copa do Mundo 2014, Louis Van Gaal, olhou com carinho para o futebol local. As três principais equipes do país (Ajax, PSV e Feyenoord) cederam jogadores ao selecionado holandês. Todos eles jovens, que corresponderam e conquistaram o honroso terceiro lugar. No Mundial da Rússia em 2018, as estrelas Arjen Robben, Wesley Sneijder e Robin Van Persie terão 34 anos e três Copas disputadas. Experiência suficiente para ser mesclada com uma juventude que pede passagem.

*Torneio NextGen Series - Liga dos Campeões da Europa Categoria sub-20

Nome: Mickey van der Hart
Nascimento: 13 de junho de 1994
Clubes: Ajax (2012-2014), Go Ahead Eagles (2014-atual)
Temporada 2013/14: 1 partida como titular

Goleiro emprestado ao Go Ahead Eagles quer mais
chances para mostrar seu talento./Foto: ajax.nl
O goleiro disputou 27 partidas pela equipe B do clube de Amsterdã, mas no atual elenco do tetracampeão ele esbarraria na forte concorrência de Jasper Cillessen, titular da última Copa do Mundo.Sem espaço no Ajax, Mickey van der Hart foi emprestado ao Go Ahead Eagles buscando uma sequência maior de jogos na elite do futebol holandês. Campeão holandês sub-19 e vice do torneio NextGen Series, ambas em 2011/12, o jogador fechou o ano sendo coroado como Talento do Futuro do Ajax.

A única partida de Mickey van der Hart pela equipe principal do Ajax foi o duelo contrao ASWH Ambacht na Copa da Holanda, vencido por 4 a 1. Pelas seleções de base, disputou a Copa do Mundo sub-19 em 2013, sendo titular da equipe, eliminada ainda na primeira fase. O goleiro se destaca nos duelos de um contra um, jogadas aéreas e reflexos. O jovem é neto do ex-zagueiro Cor van der Hart, que defendeu o Ajax entre 1947 e 1950.

Nome: Joshua Brenet
Nascimento: 20 de março de 1994
Clubes: PSV (2012-atual)
Temporada 2013/14: 17 partidas (15 como titular com 2 gols)

Vigor físico é o principal atributo do lateral-direito
Joshua Brenet./Foto:soccernews.nl
Com excelente vigor físico, Joshua Brenet pode apoiar o ataque e voltar rapidamente, com o mesmo fôlego, para compôr a defesa. O lateral-direito do PSV de 1,81 cm também aparece no ataque nas jogadas de escanteio, o que lhe rendeu dois gols em 2013/14. 

O jogador não é violento e até o momento não foi advertido com o cartão amarelo em 24 partidas pelos profissionais, somando as 6 da atual temporada. Com grande velocidade, ele chega facilmente à linha de fundo e tem um bom cruzamento, um deles resultou em gol na temporada passada. O jogador tem ainda um bom desarme e um bom drible.

Na equipe profissional ainda não conquistou títulos, mas na sub-19 venceu a Copa da Holanda. Joshua Brenet serve as seleções de base desde a categoria sub-18. Ele acumula experiência em competições internacionais da UEFA.

Nome: Stefano Denswil
Nascimento: 7 de maio de 1993
Clubes: Ajax (2012-atual)
Temporada 2013/14: 28 partidas (24 como titular com 2 gols marcados)

Apesar de zagueiro, Stefano Denswil costuma marcar
gols importantes./Foto:soccernews.nl
Zagueiro forte e rápido, Stefano Denswil estreou pela equipe principal do Ajax em outubro de 2012. O jogo era válido pela Copa da Holanda e o garoto mostrou personalidade, marcando um gol logo em sua primeira partida entre os profissionais. Antes disso, ele já havia conquistado a Eredivisie sub-19 e chegado a final do torneio NextGen Series. O título acabou ficando com a Internazionale de Milão nos pênaltis após um empate de 1 a 1, mas o gol do Ajax foi marcado por Stefano Denswil, em cobrança de falta.

Em 2013, em sua segunda partida na Liga dos Campeões, contra o Milan, o zagueiro marcou de cabeça, no empate de 1 a 1 entre as equipes. Ele tem no currículo dois títulos holandeses pelo profissional do Ajax. Na equipe de Amsterdã, foram 33 jogos com 3 gols marcados e apenas 4 cartões amarelos recebidos, o que evidencia a boa marcação feita por ele.

Stefano Denswil é constantemente chamado para as seleções de base desde a categoria sub-15 até hoje. Entretanto, a promessa ainda não atuou pela seleção principal.

Nome: Karim Rekik
Nascimento: 2 de dezembro de 1994
Clubes: Manchester City (2011), Portsmouth (2012), Blackburn Rovers (2013), PSV (2013-atual)
Temporada 2013/14: 31 partidas (todas como titular com 1 gol)

Em apenas um temporada no PSV, Karim Rekik assumiu
a titularidade absoluta./Foto:express.co.uk
Comprado pelo Manchester City das categorias de base do Feyenoord, Karim Rekik sofre com a grande e qualificada concorrência na equipe inglesa. Buscando preparar o jovem potencial para o futuro, os Citizens o emprestaram para Portsmouth e Blackburn Rovers. Nas duas equipes foram 13 partidas no total, o que acabou não justificando o empréstimo.  

Karim Rekik chegou ao PSV na temporada passada para enfim ter oportunidades e mostrar o seu futebol. No clube holandês foi titular absoluto e apesar da pouca idade foi um dos destaques da equipe vice-campeã nacional.

O zagueiro defendeu seleções de base desde a categoria sub-16 até a sub-21. Ele chegou a integrar a pré-lista de convocados para a Copa do Mundo 2014, de Louis Van Gaal, mas acabou não vindo para o Brasil. Bom nas jogadas áreas, com muita força e bom posicionamento o jogador ainda pode atuar como lateral-esquerdo.

Nome: Jetro Willems
Nascimento: 30 de março de 1994
Clubes: Sparta Rotterdã (2011), PSV (2011-atual)
Temporada 2013/14: 38 partidas (todas como titular com 4 gols)

O talento de Jetro Willems é alvo da cobiça de muitos
clubes do continente./Foto: sidetackle.com
As boas atuações de Jetro Willems em apenas 15 partidas com a camisa do Sparta o levaram ao PSV, gigante holandês, em agosto de 2011. Porém, por pouco o clube de Eindhoven não perdeu a chance de contar o jogador. Sir Alex Ferguson, então técnico do Manchester United, procurava alguém para substituir Patrice Evra e via no holandês o nome ideal. Muito técnico, o lateral-esquerdo caminha para se tornar um dos mais completos da posição, isso com apenas 20 anos. O maior rival do United, o Manchester City, e os italianos Roma e Internazionale de Milão, foram outros que demonstraram interesse no jogador.

Duas honras individuais pertencentes a Jetro Willems podem ajudar a mostrar o quão precoce é o lateral-esquerdo do PSV. Quando estreou na Liga Europa contra o Hapoel Tel-Aviv, de Israel, em 2011, ele se tornou o holandês mais jovem a jogar a competição. Ele também é o atleta mais jovem a disputar a Eurocopa, feito realizado em 2012.

Jetro Willems foi campeão europeu sub-17 em 2011. No ano seguinte estreou pela seleção principal e até hoje foram 11 partidas. Entretanto, o jogador acabou ficando de fora da Copa do Mundo 2014 devido a uma grave lesão no joelho.

Nome: Jorrit Hendrix
Nascimento: 6 de fevereiro de 1995
Clubes: PSV (2013-atual)
Temporada 2013/14: 26 partidas (19 como titular)

Zagueiro de origem, Jorrit Hendrix também pode
atuar como volante./Foto: soccernews.nl
Zagueiro que atua como volante, Jorrit Hendrix tem uma boa mobilidade para um grandalhão de 1,90 cm. A altura é um diferencial nas jogadas aéreas. Somada a isso, o jogador tem uma bom desarme, bom senso de posicionamento e marcação. Dessa forma, ele pode atuar à frente da zaga sem comprometer, dando mais segurança aos meias para atacarem, garantindo a proteção do gol.

Em sua primeira temporada como profissional foi bem. Jovem e atuando na defesa era de esperar um jogador afoito e faltoso. Mas, Jorrit Hendrix terminou 2013/14 com apenas um cartão amarelo recebido. Campeão europeu sub-17, em 2012, o jogador também defendeu a seleção sub-19, em 2013.

Nome: Adam Maher
Nascimento: 20 de julho de 1993
Clubes: AZ Alkmaar (2010-2013), PSV (2013-atual)
Temporada 2013/14:  37 jogos (30 como titular com 5 gols)

Adam Maher é certamente um dos futuros mais promissores do futebol europeu. Extremamente talentoso, o jogador pode atuar em diferentes posições no meio de campo. Seu excelente controle de bola o permite que a conduza em velocidade, fazendo a transição da defesa para o ataque rapidamente. A técnica apurada é vista em passes precisos, bom posicionamento, apoio tanto à defesa quanto ao ataque e chutes de média e longa distância.

Adam Maher estreou profissionalmente em dezembro de 2010, pelo AZ Alkmaar, na Liga Europa, em grande estilo. Ele marcou um gol e se tornou o holandês mais jovem a balançar as redes no torneio. O bom desempenho nas três temporadas defendendo o clube onde foi formado (94 partidas e 22 gols), fizeram o PSV gastar 6,5 milhões de euros em 2013 para contratá-lo, com um contrato de cinco anos de duração. O único título conquistado pelo AZ e da carreira, foi a Copa da Holanda em 2012/13. Atualmente, seu nome é especulado nos grandes clubes ingleses.

A joia é presença constante em seleções de base desde a categoria sub-15. Em 2009, disputou a Copa do Mundo sub-17. Adam Maher foi ainda premiado com o troféu Johan Cruyff, dado ao melhor jogador jovem do campeonato holandês, em 2012. Além disso, integrou a equipe ideal do torneio no campeonato europeu sub-21 de 2013. Na seleção principal foram cinco partidas até o momento.

Nome: Tonny Vilhena
Nascimento: 3 de janeiro de 1995
Clubes: Feyenoord (2011-atual)
Temporada 2013/14:  37 partidas (34 como titular com 6 gols)

Mais jovem a marcar duas vezes na Eredivisie, Tonny
Vilhena acumula títulos na base./Foto: skysports.com
De ascendência angolana, Tonny Vilhena é o cérebro do meio de campo do Feyenoord. O jogador é canhoto e faz uma boa tabelinha com Jean-Paul Boëtius pela faixa esquerda do gramado. A revelação da equipe de Rotterdã vem se consolidando como um dos fortes candidatos a comandar a Holanda em um futuro próximo. Até o início da temporada 2014/15, eram 74 partidas com 10 gols e 10 assistências.

Tonny Vilhena detém o recorde de jogador mais jovem a marcar dois gols no mesmo jogo na Eredivisie. Aos 18 anos e 31 dias ele alcançou a façanha contra o Willem II, na partida que terminou em 3 a 1. Em abril de 2014, jornais da Inglaterra apontaram o jogador como alvo do Manchester United.

O bicampeonato europeu sub-17 em 2011 e 2012, sendo no primeiro artilheiro da competição, e a Eurocopa de 2013 da categoria sub-19, dão experiência internacional a Tonny Vilhena, que ainda não estreou pela principal.

Nome: Davy Klaassen
Nascimento: 21 de fevereiro de 1993
Clubes: Ajax (2011-atual)
Temporada 2013/14: 42 partidas (39 como titular com 12 gols)

Prêmios, troféus, conquistas... Palavras que se tornaram comum na ainda curta carreira de Davy Klaassen. O meia atacante do Ajax pode ser dar ao luxo de ter em casa um lugar reservado para os seus feitos. Antes de conquistar o tricampeonato holandês e a Copa Eusébio, competição amistosa preparatória para a temporada, o, agora camisa 10, já acumulava feitos na base. Entre outros torneios, foi campeão da Eredivisie, na categoria Junior e eleito talento do futuro do clube, ambos em 2011. Já em 2014, mais dois troféus: talento do ano do Ajax e do futebol holandês.

Davy Klaassen já vestiu a camisa pelos profissionais 52 vezes, marcando 13 gols. Ele tem no currículo passagens pelas seleções sub-16,17,19 e 21. Na principal, apenas um jogo, o que valeu para ele se tornar o centésimo jogador a debutar pela Laranja Mecânica enquanto defende o Ajax. O atual técnico Guus Hiddink, convocou o jogador para o amistoso contra a Itália e a primeira partida das eliminatórias da Eurocopa, contra a República Tcheca, as duas em setembro.

Bom finalizador e com apurada visão de jogo, Davy Klaassen se destaca também pela movimentação, aproveitando os espaços livres do campo. Não é difícil vê-lo se infiltrando entre o zagueiro e o lateral, ficando cara a cara com o goleiro.

Nome: Jean-Paul Boëtius
Nascimento: 22 de março de 1994
Clubes: Feyenoord (2012-atual)
Temporada 2013/14: 32 partidas (26 como titular com 11 gols)

Jean-Paul Boëtius contribui com gols e assistências para
o ressurgimento do Feyenoord./Foto: fr12.nl
Atacante rápido, habilidoso, abusado e ambidestro, Jean-Paul Boëtius tem ajudado o Feyenoord a se reerguer nos últimos anos com belas atuações. O jogador é peça fundamental nos contra ataques e jogadas de lado de campo. Agudo, o camisa 7 não se intimida com a marcação e em sua segunda temporada nos profissionais evoluiu muito. Em 2013/14, o jogador se tornou mais objetivo e, buscando os companheiros, distribuiu nove assistências. Na atual temporada, foram seis jogos mas ainda não marcou.
Jean-Paul Boëtius tem passagem pelas seleções sub-17, 19 e 21. Na sub-17, foi campeão europeu em 2011. Ele disputou apenas o amistoso contra a França com a Laranja Mecânica principal. O resultado foi 2 a 0 para os franceses.

O curto período com o elenco que se preparava para a Copa do Mundo 2014 chamou a atenção de Louis Van Gaal. O treinador colocou o nome da promessa do Feyenoord na liste preliminar, mas, na final, optou por deixar o jovem de fora.

Nome: Jürgen Locadia
Nascimento: 7 de novembro de 1993
Clubes: PSV (2011-atual)
Temporada 2013/14: 41 partidas (31 como titular com 17 gols)

Atacante que alinha bem força e velocidade, Jürgen Locadia estreou na Eredivisie da melhor maneira possível para um atacante. Em 2012/13, ele entrou aos 23 minutos do segundo tempo contra o VVV-Venlo. Tempo suficiente para o jogador marcar três gols e se tornar o primeiro debutante a marcar três vezes desde 1969.

Com 1,90 cm, Jürgen Locadia não é aquele atacante trombador, caneludo que só empurra a bola para o gol. O jogador tem qualidade para buscar o jogo fora da área, fazer jogadas de lado de campo e ser lançado em profundidade. Na atual temporada são cinco partidas e três gols.

Em três temporadas no profissional, Jürgen Locadia participou de duas conquistas do PSV. A Copa da Holanda de 2011/12 e a Supercopa Holandesa de 2012, ambas ainda sem figurar no time titular. Em 70 partidas, marcou 32 vezes e deu 12 assistências. Comparado a Patrick Kluivert, o atacante tem experiência nas seleções de base, sendo chamado desde a categoria sub-17.

No papel

Nesta equipe holandesa, os dois zagueiros são canhotos, porém Stefano Denswil é mais versátil e poderia atuar pelo lado direito. Com a presença de Jorrit Hendrix como primeiro volante, Adam Maher teria mais liberdade para subir ao ataque. O principal jogador da equipe, ajudaria Joshua Brenet pelo lado direito e flutuaria pelos espaços do campo, já que marca e apoia com excelência.

O lado esquerdo seria muito forte, uma vez que Jetro Willems tem qualidade para atacar e defender, Tonny Vilhena é um excelente meia criativo e Jean-Paul Boëtius poderia fechar a ala, marcando o lateral adversário, formando um 4-5-1 quando a equipe fosse atacada. Do outro lado, Davy Klaassen, além de criar jogadas para Jürgen Locadia definí-las em gol, poderia surgir por trás da zaga, visto que tem uma boa qualidade nas infiltrações.

Jürgen Locadia jogaria mais fixo dentro, apesar de ter uma boa movimentação. O seu poder de finalização aliado a três grandes assistentes poderia ser fundamental para as vitórias do time.

Veja também!

Menno Koch - Zagueiro do PSV, 20 anos. O jogador integrou o elenco que venceu o Europeu sub-17, em 2011 e participou da campanha do Mundial da categoria no mesmo ano. Pelo profissional jogou apenas pela equipe B do PSV, que disputa a Segunda Divisão.

Nathan Aké - Zagueiro, lateral-esquerdo e volante do Chelsea, 19 anos. Bicampeão do Mundial sub-17, em 2011 e 2012, ele ainda foi eleito o jogador jovem da temporada 2012/13 do Chelsea. Polivalente, a promessa do Blues esteve em campo pela equipe inglesa sete vezes.

Kyle Ebecilio - Meia do Twente, 20 anos. Com passagens na base por Feyenoord e Arsenal, hegou ao Twente em 2013. Antes já havia conquistado o Europeu sub-17 em 2011, sendo artilheiro com 3 gols, ao lado de Tonny Vilhena, e eleito melhor jogador do torneio.

Rai Vloet - Meia-atacante do PSV, 19 anos. Estreante na equipe principal do PSV nesta temporada, o jogador foi campeão europeu sub-17 em 2012 e disputou o torneio em 2013, pela categoria sub-19. Ele é filho de Wiljan Vloet, diretor técnico do Sparta Rotterdã.

Richairo Zivkovic - Atacante do Ajax, 17 anos. O prodígio estreou na Eredivisie em 2012/13, com apenas 16 anos defendendo Groningen. Após duas temporadas, disputou 39 jogos e marcou 11 gols. Este ano, chegou ao clube de Amsterdã por 2,5 milhões de euros.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário