sábado, 27 de setembro de 2014

Seleções do futuro: Bélgica

A série de reportagens sobre as promessas que podem brilhar na Copa do Mundo da Rússia de 2018 chega em sua sétima postagem. Hoje, é dia de falarmos de uma escola que vem chamando a atenção do mundo com o grande número de talentos formados.

BÉLGICA
Bakkali, Ferreira Carrasco e Praet: continuidade da talentosa geração
A provável sensação da Copa do Mundo de 2014 não correspondeu. O futebol bonito e envolvente visto nas Eliminatórias foi substituído por pragmatismo e, até certo ponto, medo, como foi o duelo contra a Argentina. 

Em 2018, a equipe do técnico Marc Wilmots vai estar mais experiente e preparada para lidar com a pressão. O rótulo de surpresa já ficou para trás, mas a escola belga ainda forma bons valores. A Eurocopa em 2016 pode contribuir para um amadurecimento do elenco.

Davy Roef
Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1994 (20 anos)
Clubes: Anderlecht (2013-atual)
Em 2013/14: 1 partida

Davy Roef tem boas inspirações para continuar o legado
de grandes goleiros belgas./ Foto: ruife.es
Um nome para dar continuidade à boa escola de goleiros. Michel Preud´homme, considerado um dos maiores da posição, se destacou nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, Thibaut Courtois e Simon Mignolet defendem a meta belga com brilhantismo. Os dois devem disputar a Copa do Mundo da Rússia em 2018, como titular e primeiro reserva, respectivamente. Davy Roef é um forte candidato a assegurar a última vaga. 

Com apenas duas partidas entre os profissionais, Davy Roef ainda é uma aposta, mas a frieza e segurança contam a seu favor. Em 2013, o Anderlecht venceu a Viareggio Cup, torneio sub-21, que contou com 48 equipes. O goleiro foi eleito o melhor da posição no campeonato. Ele tem contrato com o clube até o meio de 2017.

Davy Roef integrou os elencos do Anderlecht que conquistaram dois títulos belgas (2012/13, 2013/14) e uma Supertaça da Bélgica (2014). O goleiro defende os Diabos Vermelhos desde a categoria sub-16. Ele ainda não estreou pela principal.

Brandon Mechele 
Data de nascimento: 28 de janeiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Brugge (2012-atual)
Em 2013/14: 28 partidas (26 como titular)

Em pouco tempo, Brandon Mechele assumiu o posto de
titular do Club Brugge./ Foto: voetbalkrant.com
Zagueiro que também atua como lateral-direito, Brandon Mechele dá mais proteção aos zagueiros e goleiros e liberdade ao setor ofensivo. O bom senso de posicionamento, a marcação e a eficiência nas jogadas aéreas, são os principais atributos do jogador. Em 38 partidas, ele recebeu apenas cinco cartões amarelos e deu uma assistência.

Revelado pelo Brugge, assumiu a titularidade em um período complicado. Jogadores mais experientes da posição conviviam com lesões e suspensões e coube ao garoto a tarefa de substituí-los. É o dono da posição em uma das linhas de defesa mais jovens do futebol belga, que conta com Matthew Ryan (22), Thomas Meunier (23), Björn Engels (20) e Laurens de Bock (22).

Brandon Mechele vestiu a camisa da seleção belga somente na equipe sub-21. O jogador extendeu o contrato com o Brugge até o meio de 2017.

Björn Engels
Data de nascimento: 15 de setembro de 1994 (20 anos)
Clubes: Brugge (2012-atual)
Em 2013/14: 35 partidas (todas como titular com 5 gols)

Apesar do início terrível, Björn Engels se recuperou e se
firmou entre os 11 do Club Brugge./ Foto: hln.be
Björn Engels não tem chamado atenção apenas por marcar e desarmar os adversários. Com seis gols e duas assistências em 44 partidas, o zagueiro do Brugge de 1,94m tem sido a peça surpresa nos ataques da equipe. Aliado a isso, está o razoável número de oito cartões amarelos e um vermelho recebidos.

O defensor teve um início terrível. A primeira partida de Björn Engels entre os profissionais foi contra o Bordeuax, pela Liga Europa, em 2012. Ele entrou no intervalo e com apenas um minuto em campo marcou um gol contra. De lá para cá, o jogador vem amadurecendo e se consolidou como titular absoluto da equipe belga. 

Junto com seu companheiro de zaga Brandon Mechele, é um dos símbolos do projeto do Brugge em tornar as academias de formação de atletas, esquecida nos últimos anos, referência. Em um histórico recente, o clube vinha produzido um número bem abaixo dos principais rivais - Anderlecht, Standard de Liège e Genk. O zagueiro tem passagens pela seleções sub-17,18 e 19. Björn Engels ainda não estreou pela principal
  
Dino Arslanagic
Data de nascimento: 24 de abril de 1993 (21 anos)
Clubes: Lille (2010/11), Standard de Liège (2011-atual)
Em 2013/14: 29 partidas (28 como titular)

Dino Arslanagic é destaque tanto pela regularidade,
quanto pela disciplina./ Foto: voetbalbelgie.be
Zagueiro seguro e de bom porte, Dino Arslanagic se destaca também pela regularidade e disciplina. Em 50 partidas com a camisa do Standard de Liège, recebeu apenas cinco cartões amarelos e jamais foi expulso. Com 1,94m, é bom nas jogadas aéreas e ajudou a equipe marcando um gol e dando uma assistência. 

Formado no Lille, chegou ao clube belga sem ter disputado uma partida pela equipe principal francesa. Apesar disso, é titular absoluto em sua terra natal. Segundo jornais belga e portugês, Dino Arslanagic é especulado no Porto para suprir o saída de Eliaquim Mangala. O zagueiro tem contrato até o meio de 2018.

É convocado para as seleções de base desde a categoria sub15. Dino Arslanagic disputou a Eurocopa sub-19, em 2011. Com dupla cidadania - belga e bósnia - o defensor pode escolher por qual país atuar, já que ainda não jogou por nenhuma seleção profissionalmente.

Jonas Heymans
Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Standard Wetteren (2010/12), Lierse (2012), AZ Alkmaar (2013), Willem II (2013-atual)
Em 2013/14: 12 partidas (todas como titular com 5 gols)

Jonas Heymans é um lateral que sabe marcar gols e
servir os companheiros./ Foto: voetbalnieuws.com
Lateral de bom apoio ao ataque, Jonas Heymans foi revelado pelo Standard Wetteren e, após duas temporadas, se transferiu para o Lierse, ambos da Bélgica, país onde atuou em 64 partidas e contribuiu com três assistências. O bom futebol contrastava com o alto número de cartões recebidos - foram 15 amarelos e 1 vermelho. Os pontos fortes do jogador são a velocidade, marcação e cabeceio.

Comprado pelo AZ Alkmaar, Jonas Heymans conseguiu mostrar sua características ofensivas no futebol holandês e ser mais disciplinado, diminuindo as advertências. Ele disputou 23 partidas pela equipe sub-21, onde se adaptou ao futebol local. Logo foi repassado ao Willem II, que disputava a segunda divisão, para adquirir experiência. O empréstimo deu certo e o jogador conquistou o título da liga de acesso em 2013/14, sendo um dos principais nomes da equipe na reta final da competição com cinco gols marcados e duas assistências. 

Comprado em definitivo pelo Willem II, Jonas Heymans joga atualmente a Eredivisie, primeira divisão do futebol holandês. O lateral esquerdo representa a Bélgica desde a categoria sub-15. Ele ainda não atuou pela seleção principal.

Julien de Sart 
Data de nascimento: 23 de dezembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Standard de Liège (2013-atual)
Em 2013/14: 29 partidas (23 como titular com 2 gols)

Filho de ex-jogador, Julien de Sart é uma opção defensiva
e ofensivamente./ Foto: ldh.be
Diferente do estereótipo de volante brucutu, Julien de Sart dá proteção à zaga com boas interceptações e sabe sair para o jogo com elegância e cabeça erguida. Com técnica refinada, distribui bons passes na faixa central do campo. O jogador trabalha com as duas pernas e tem uma boa chegada ao ataque e já deu três assistências. Defensivamente, recebeu quatro cartões amarelos e foi uma vez expulso.

Julien de Sart é filho do ex-jogador e treinador, e atual diretor esportivo do Standard de Liège, Jean François de Sart. No clube desde os oito anos, foi campeão belga sub-17, em 2010/11. O volante estendeu o contrato até 2019.

Pelas seleções de base, é relacionado desde a categoria sub-16. Julien de Sart integrou os elencos que tentaram a classificação para as Eurocopas sub-19 e sub-21. O volante ainda não foi chamado para a seleção principal.

Youri Tielemans
Data de nascimento: 7 de maio de 1997 (17 anos)
Clubes: Anderlecht (2013-atual)
Em 2013/14: 35 partidas (25 como titular com 2 gols)

Jogador mais jovem a atuar na Liga dos Campeões, Youri
Tielemans é titular no Anderlecht./ Foto: ldh.be


Volante de excelente controle de bola, transição defesa-ataque e lançamentos. O bom vigor físico permite uma marcação mais efetiva. Youri Tielemans possui precisão nos passes com ambos os pés, iniciando os ataques do Anderlecht. O jogador demonstra confiança e maturidade dentro de campo ainda que seja pouco experiente.

Em outubro de 2013, se tornou o jogador mais jovem a atuar na Liga dos Campeões, com 16 anos, 4 meses e 25 dias. Apesar da pouca idade, foi peça constante na conquista dos títulos do campeonato belga na temporada passada e das Supertaças da Bélgica em 2013 e 2014. Até o momento, Youri Tielemans atuou em 45 jogos, marcou três vezes e deu sete assistências. O jogador recebeu apenas dois cartões amarelos.

Desde o ano passado, Youri Tielemans é convocado para a seleção sub-21, ''pulando'' categorias. Desejado por muitos clubes europeus, ele esteve perto de assinar com o Benfica, que tem o nome do volante como prioridade para reforçar o time nos próximos anos.

Yannick Ferreira Carrasco
Data de nascimento: 4 de setembro de 1993 (21 anos)
Clubes: Mônaco (2012-atual)
Em 2013/14: 22 partidas (17 como titular com 4 gols)

Meia-atacante com potencial para se tornar um dos jogadores mais completos. Veloz e ambidestro, o camisa 17 da equipe monegasca tem consciência tática, ajudando na marcação, boa técnica, onde se percebe o bom poder de finalização e de assistência. Em 56 partidas, marcou 12 vezes e contribuiu com 11 passes que terminaram em gol. Apesar da tarefa defensiva, na qual acompanha as subidas dos laterais e pressiona as saídas de bola adversárias, recebeu apenas cinco cartões amarelos.

Campeão da segunda divisão francesa, Yannick Ferreira Carrasco deve ter mais oportunidades no time titular, que perdeu suas principais estrelas - os colombianos James Rodríguez e Falcão Garcia, podendo se desenvolver e assumir o protagonismo. Cobiçado pela Roma, no início de agosto de 2014, o jogador optou por não sair e renovou o contrato com o Mônaco até 2019. O motivo da permanência é o projeto ambicioso do clube do principado, no qual ele será um dos pilares.

Yannick Ferreira Carrasco é presença nas seleções de base da Bélgica desde a categoria sub-15. Sem atuar pela principal, ele ainda pode defender a seleção portuguesa.

Dennis Praet
Data de nascimento: 14 de maio de 1994 (20 anos)
Clubes: Anderlecht (2011-atual)
Em 2013/14: 46 partidas (38 como titular com 5 gols)

Certamente um dos jogadores mais promissores do mundo. Excelente camisa 10, Dennis Praet tem muita habilidade, movimentação - por ambos os lados -, bons passes e finalização. Dono de técnica e visão de jogo apuradas, seus passos com a camisa do Anderlecht são monitorados pelos maiores clubes da Europa. Manchester United, Chelsea, Liverpool, Borussia Dortmund e Milan são só alguns dos prováveis destinos do atleta.

Na estreia pelos profissionais, ajudou a equipe com duas assistências. Até o momento são 22, somadas a 13 gols em 102 jogos. Pela primeira rodada da atual Liga dos Campeões, Dennis Praet marcou contra o Galatasaray, na Turquia, mas o Anderlecht cedeu o empate nos acréscimos.

Pelas seleções de base, veste a camisa dos Diabos Vermelhos desde a categoria sub-15. Além de três títulos do campeonato belga, Dennis Praet também conquistou três vezes a Supercopa da Bélgica e o torneio preparatório AEGON Future Cup, disputado em Amsterdã, no qual foi eleito melhor jogador, em 2011.

Zakkaria Bakkali
Data de nascimento: 26 de janeiro de 1996 (18 anos)
Clubes: Standard de Liège (2010/11), PSV (2011-atual)
Em 2013/14: 23 partidas (11 como titular com 4 gols)

Baixinho rápido, abusado e habilidoso. Zakaria Bakkali tem apenas 18 anos e mesmo alternando momentos na equipe profissional e sub-19 do PSV, já foi convocado para uma partida da seleção principal belga. A joia, de descendência marroquina, poderia jogar pela seleção africana, mas optou por defender os Diabos Vermelhos. Ele atuou por 12 minutos contra o País de Gales, no duelo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que terminou empatado em 1 a 1. O pouco tempo em campo valeu para torná-lo o jogador mais jovem a atuar com a camisa da Bélgica.

Precoce, o atacante estreou nos profissionais na temporada passada e teve um bom desempenho para um jovem iniciante. Zakaria Bakkali anotou três gols contra o NEC, em partida vencida por 5 a 0, e é o atleta mais jovem a marcar um hat-trick na Eredivisie (campeonato holandês).

Ambidestro, Zakaria Bakkali pode jogar em ambos os lados do campo, explorando a velocidade e os dribles rápidos. Ainda em formação, o atacante precisa evoluir na parte defensiva. O principal ponto fraco é a jogada aérea, já que tem apenas 1,64m. Com um elenco cheio de jogadores para a posição, o PSV convocou-o para a equipe B, que disputa a segunda divisão. Até o momento, a promessa esteve em campo em cinco oportunidades, marcando um gol.

Mitchy Batshuayi
Data de nascimento: 2 de outubro de 1993 (20 anos)
Clubes: Standard de Liège (2011/14), Olympique de Marseille (2014-atual)
Em 2013/14: 49 partidas (41 como titular com 23 gols)

Atacante matador, Mitchy Batshuayi tenta repetir o
sucesso na França./ Foto: benefoot.net
Centro-avante forte, rápido e, claro, goleador. Mitchy Batshuayi estourou cedo no futebol. Com apenas 20 anos ele acumula 120 partidas com a camisa do Standard de Liège, clube pelo qual marcou 44 gols e deu 13 assistências. Por outro lado, o atacante recebeu muitos cartões - 10 amarelos e dois vermelhos - números altos para um jogador de ataque.

O desafio agora é repetir o sucesso na França em 2014/15. Mitchy Batshuayi foi comprado por cerca de 6 milhões de euros. No Olympique de Marseille ele ainda é reserva, mas tem sido utilizado e já entrou em campo cinco vezes vindo do banco. O atacante nasceu na Bélgica e é descendente de congoleses. Ele foi o vencedor do prêmio Belgian Ebony Shoe, que é dado ao melhor jogador africano ou de origem africana do campeonato belga, em 2014.

No currículo, Mitchy Batshuayi tem a experiência do título da Copa da Bélgica, na temporada 2010/11. Além disso, representa o país europeu na seleção sub-21, onde em doze partidas, marcou seis gols. A promessa não jogou pela equipe principal até o momento.

No papel

A defesa sólida, formada por três zagueiros de origem e um lateral-esquerdo que sabe defender e é bom na bola aérea, dá confiança ao meio e ataque. Jonas Heymans recompõe bem a parte defensiva, mas ele é ainda melhor apoiando, já que marca gols e serve bem os companheiros.

Os dois volantes saem para o jogo, sabem fazer a transição da bola entre a defesa e o ataque e se apresentam como opções para os meias. Tanto Julien de Sart quanto Youri Tielemans têm qualidade para trabalhar com ambos os pés e, por isso, podem alternar posição. Defensivamente, Julien de Sart funciona melhor como um primeiro volante, jogando mais recuado.Youri Tielemans ocupa a faixa central, combatendo os meias adversários.

Na frente, os três meias são de muita movimentação. Zakaria Bakkali e Yannick Ferreira Carrasco podem alternar os lados. Os dois também fazem jogadas de linha de fundo e assim, serviriam o goleador Mitchy Batshuayi. O cérebro do time, Dennis Praet, teria liberdade para flutuar pelo meio. O meia pode jogar em todas as três posições do meio e tem inteligência para explorar os espaços vazios do gramado.  

Veja também!

Leander Dendoncker - volante do Anderlecht, 19 anos. Versátil, pode jogar como zagueiro. Os principais atributos do jogador são os desarmes, jogadas aéreas e força. Campeão do torneio Viareggio Cup, em 2013, serve as seleções de base desde a categoria sub-16.

Hannes van der Bruggen - volante do Gent, 21 anos. Jogador de mobilidade e distribuição de jogo, também aparece próximo à área para finalizar. Em 89 partidas, marcou 4 gols e deu 6 assistências.

Thorgan Hazard - Meia do Chelsea, emprestado ao Borussia Moenchengladbach, 21 anos. Irmão do astro da seleção belga, Eden Hazard, o caçula da família foi revelado pelo Lens e comprado por apenas 500 mil euros pelo gigante inglês. Meia armador, de bons chutes e passes, jogou duas temporadas emprestado ao Zulte, de seu país natal. Lá disputou 89 partidas, marcando 20 gols e dando 30 assistências.

Massimo Bruno - Meia atacante do RB Leipzig, emprestado ao Red Bull Salzburg, 21 anos. Com muita velocidade, gosta de jogar aberto. Ambidestro, finaliza bem de longa distância. Após se destacar no Anderlecht, onde jogou 85 partidas, marcou 23 gols e deu 18 assistências, foi comprado pelo RB Leipzig, por 5 milhões de euros.

Siebe Schrijvers - atacante do Genk, 18 anos. Rápido e de bom cabeceio, joga como centro-avante. Precisa de apenas um toque para marcar. É perigoso em cobranças de falta. Defendeu as seleções sub-16,17 e 19. No profissional do clube, marcou dois gols e deu três assistências, em 28 aparições.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Seleções do futuro: Uruguai

A série de reportagens chega ao seu sexto capítulo. Na postagem de hoje, vamos projetar uma das camisas mais ''pesadas'' de Copa do Mundo. Com dois títulos mundiais e muita tradição e garra, a Celeste Olímpica quer se manter entre os grandes.

URUGUAI
de Arrascaeta, Rolán e Lopéz: tarefa de devolver o Uruguai às glórias.
A irregular campanha na Copa do Mundo do Brasil em nada lembrou aquele Uruguai vibrante visto na África do Sul, em 2010. Mesmo sem contar com o craque Luís Suárez, em duas das quatro partidas, esperava-se mais da Celeste Olímpica. Na Rússia em 2018, muitos da atual seleção terão idade acima dos 30 anos e isso mostra o quanto é necessária uma renovação. O técnico Óscar Tabárez já começou o processo e chamou alguns garotos para os dois primeiros amistosos pós Copa.

Sem títulos de expressão, a talentosa geração chegou em finais e fez bons papeis em competições de base. Algumas promessas já carregam a responsabilidade de serem titulares em suas equipes. A fome agora é por conquistas com a seleção principal. A Copa América vem aí e os uruguaios, atuais campeões, mostraram que após um hiato gigantesco de vitórias, ainda têm tradição e são rivais fortíssimos.

Guillermo de Amores
Data de nascimento: 19 de outubro de 1994 (19 anos)
Clubes: Liverpool Montevideo (2011-atual)
Em 2013/14: 29 partidas (todas como titular)

Guillermo de Amores é um dos prováveis goleiros da Celeste
na Copa da Rússia, em 2018./Foto: tenfield.com.uy
Melhor goleiro do último Mundial sub-20, disputado no ano passado, Guillermo de Amores assumiu a titularidade do Liverpool Montevideo na temporada 2013/14. O jogador tem 1,86m e tem como pontos fortes as interceptações de jogadas aéreas, a segurança e elasticidade. 

Apesar da inconstância no gol da Celeste, Fernando Muslera ainda tem a confiança do técnico Óscar Tabárez. Porém, os outros dois goleiros convocados para a Copa do Mundo no Brasil - Martín Silva e Rodrigo Muñoz - terão idade avançada na Rússia, em 2018 - 35 e 36 respectivamente. Com isso, a promessa é forte candidato a garantir uma vaga entre os 23 selecionados.

Guillermo de Amores tem no currículo participação em competições nacionais e internacionais. Pelo Liverpool Montevideo, são 32 jogos e a provável sequência de partidas nesta temporada, o que deve dar ainda mais experiência ao goleiro. Pelas seleções de base, foi vice-campeão mundial sub-20, sul-americano e mundial sub-17, em 2011 e disputou o sul-americano sub-20, de 2013.
  
Guillermo Varela
Data de nascimento: 24 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Peñarol (2011/13), Manchester United (2013/14), Real Madrid Castilla (2014-aual)
Em 2013/14: nenhuma partida

Contratado em temporada ruim do Manchester United,
Guillermo Varela não teve chances./ Foto:dailymail.co.uk
Guillermo Varela pode ser dar ao luxo de ter vestido as camisas de três dos maiores clubes do mundo. Formado no Peñarol, pentacampeão da Libertadores, o lateral-direito foi a primeira contratação da era David Moyes, no Manchester United. O jogador chegou a Old Trafford em maio de 2013, por cerca de US$ 4,8 mi.

Na Inglaterra, só jogou pela equipe sub-21, com 19 partidas e três assistências. Em setembro de 2014, acertou um empréstimo para o Real Madrid Castilla, equipe B do gigante espanhol, onde deve, enfim, ter oportunidades no profissional.

Os pontos fortes de Guillermo Varela são: a marcação, movimentação e eficiência para atacar e defender. Ele acumula boas passagens pelas seleções de base como sub-17 e sub-20. O lateral-direito participou do sul-americano sub-20, de 2013 e foi vice-campeão mundial da categoria, no mesmo ano.

Emiliano Velázquez
Data de nascimento: 30 de abril de 1994
Clubes: Danubio (2012/14), Atlético de Madrid (2014), Getafe (2014-atual)
Em 2013/14: 31 partidas (todas como titular com 2 gols)

Futuro zagueiro do Atlético de Madrid, Emiliano Velázquez
estreia na Espanha pelo Getafe./ Foto: tenfield.com.uy
No futebol, nem sempre os números mostram a realidade do campo, mas no caso de Emiliano Velázquez eles mostram o quão talentoso e precoce é o jovem zagueiro. Em 2011/12, o jogador fez apenas sua partida de estreia entre os profissionais. A expulsão logo no primeiro jogo mostrou certa imaturidade e afobação, mas não atrapalhou a sequência do trabalho no Danubio. Nas duas temporadas seguintes, foram 55 jogos, todos como titular. Os cartões continuaram - foram mais 15 amarelos e dois vermelhos -, por outro lado, o futebol evoluiu.

Antes da Copa do Mundo de 2014, o jogador foi vendido pelo Danubio a um grupo empresarial por US$ 800 mil. Em agosto desse ano, o Atlético de Madrid pagou US$ 1,1 mi ao mesmo grupo para contar com o zagueiro nos próximos cinco anos. Com a presença dos compatriotas Diego Godín e José Giménez, Emiliano Velázquez foi emprestado ao Getafe para ganhar experiência no futebol espanhol. 

Emiliano Velázquez tem passagens sólidas pelas seleções sub-15, 17 e 20. Vice-campeão sul-americano e mundial sub-17 - tendo sido capitão da equipe nesta -, em 2011 e vice-mundial sub-20, em 2013. O técnico Óscar Tabárez convocou o defensor para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, ambos com vitórias por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

Gastón Silva
Data de nascimento: 5 de março de 1994 (20 anos)
Clubes: Defensor Sporting (2011/14), Torino (2014-atual)
Em 2013/14: 21 partidas (16 como titular)

Espírito de liderança de Gastón Silva será visto na Itália
a partir desta temporada./ Foto: tenfield.com.uy
Capitão da seleção no vice-campeonato mundial sub-20, no ano passado, Gastón Silva é muito bom nos desarmes, possui uma boa velocidade para um zagueiro, além da liderança que exerce dentro e fora de campo. Ele também pode atuar na lateral-esquerda, já que tem uma boa movimentação e agilidade. Foi como lateral que ele ajudou o Defensor Sporting com duas assistências.

O defensor estreou com apenas 16 anos na primeira divisão uruguaia, em 2011/12. Nas duas temporadas seguintes, entrou em campo mais 28 vezes sem anotar gols. Gastón Silva chegou ao Torino por US$ 3 mi depois do clube italiano o disputar com dois grandes rivais: Juventus e Internazionale de Milão.

Pela Celeste principal foram 8 partidas durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014, sem nenhum gol marcado. Já nas seleções de base, além do vice-mundial já citado, Gastón Silva foi terceiro colocado nos Jogos Panamericanos de 2011, vice-campeão sul-americano sub-17, no mesmo ano. Ele disputou ainda o Mundial sub-17 e o sul-americano sub-20, em 2013. 

Gianni Rodriguez 
Data de nascimento: 7 de junho de 1994 (20 anos)
Clubes: Danubio (2012/13), Benfica B (2013-atual)
Em 2013/14: 21 partidas (18 como titular)

Após somente 14 partidas com a camisa do Danubio, Gianni Rodríguez foi comprado pelo Benfica, em fevereiro de 2013. O lateral-esquerdo integra inicialmente a equipe B, que joga a segunda divisão local. Dono de excelentes lançamentos e cruzamentos, aparece constantemente no ataque. Na defesa, se destaca pela boa antecipação. O jogador teve bom desempenho no vice-campeonato mundial sub-20, do ano passado, atuando como titular. Anteriormente, ele havia sido vice-campeão mundial sub-17, em 2011.

Lateral-esquerdo de muito controle de bola, Gianni Rodríguez aparece como opção de desafogo para zagueiros e volantes. O jogador só foi advertido com cartão amarelo três vezes: duas pelo Benfica B e uma pelo Danubio. A boa batida na bola o coloca como uma alternativa em cobranças de falta.

Pelas seleções de base acumula uma vasta experiência. Na equipe sub-17, foram mais de 40 jogos, com dois gols marcados. Na sub-20, mais 24 aparições, enquanto que na sub-23, esteve em campo quatro vezes. Além dos campeonatos já citados, Gianni Rodríguez integrou os elencos vice-campeão sul-americano sub-17, em 2011, e os que conquistaram o terceiro lugar no sul-americano sub-20, em 2013 e Jogos Pan-americanos, de 2011.

Federico Gino
Data de nascimento: 26 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Defensor Sporting (2012-atual)
Em 2013/14: 22 partidas (19 como titular)

Federico Gino tem bom desempenho em Libertadores,
seja no profissional ou sub-20./ Foto: tenfield.com.uy
Volante de bom passe e saída de bola, Federico Gino mal chegou aos profissionais e já é cotado para deixar o futebol uruguaio. Rumores apontam que a joia do Defensor Sporting pode se transferir para a Itália. O jogador vem galgando seu lugar entre os titulares e depois de uma ótima temporada em 2013/14, é natural que continue tendo uma sequência de partidas - até o momento, esteve em campo em três oportunidades. 

Ele ajudou a equipe a chegar na semifinal da Taça Libertadores esse ano. Antes disso, disputou a final do torneio na categoria sub-20, em 2012, perdendo para o River Plate, da Argentina. 

Apesar de volante, não comete muitas faltas. Em 26 partidas com a camisa do Defensor, recebeu apenas seis amarelos. Federico Gino ainda deu uma assistência. Pela seleção uruguaia sub-20, disputou 18 partidas, entre elas, sete do Mundial da categoria. Acabou ficando com o vice-campeonato, mas deixou a sua marca uma vez no torneio. O jogador ainda não atuou pela seleção principal.

Sebástian Cristóforo 
Data de nascimento: 23 de agosto de 1993 (21 anos)
Clubes: Peñarol (2011/13), Sevilha (2013-atual)
Em 2013/14: 21 partidas (12 como titular)


Grave lesão no joelho, atrapalhou os planos de
Sebastián Cristóforo./Foto: embajadoresdelgol.com
Volante de muita determinação e combate no meio campo, Sebastián Cristóforo é descrito pela imprensa de seu país como o típico camisa 8, já que preenche os espaços na recomposição defensiva e ainda apoia os meias e atacantes. Com a camisa do Peñarol, o jogador deu sete assistências e marcou um gol, em 59 partidas. No brigado campeonato uruguaio, ele foi advertido 14 vezes com o amarelo.

Alçado aos profissionais em 2011, teve oportunidades no time titular durante o campeonato nacional, devido a prioridade do clube na disputa da Taça Libertadores. Os aurinegros chegaram a final, mas acabaram derrotados pelo Santos de Neymar. 

Se 2011/12 serviu para o primeiro passo de Sebastián Cristóforo nos profissionais, a temporada seguinte foi de afirmação do volante. As atuações consistentes, seguidas de um ótimo Mundial sub-20, anunciaram a hora da partida precoce do volante, em agosto de 2013. O destino foi o Sevilla. O clube da Andaluzia pagou apenas US$ 2,5 milhões pelo reforço, que teve o seu bom momento interrompido em março. O jogador rompeu o ligamento cruzado do joelho e deve voltar a campo este mês.

Pelas seleções de base uruguaia, foi vice-campeão sulamericano e mundial sub-20, em 2013. No país sul-americano, ele venceu o campeonato nacional em 2013. Sebastián Cristóforo também ajudou o Sevilla a conquistar a Liga Europa, em 2013/14. 

Giorgian de Arrascaeta 
Data de nascimento: 1 de junho de 1994 (20 anos)
Clubes: Defensor Sporting (2012-atual)
Em 2013/14: 39 partidas (28 como titular com 9 gols)

O nome mais promissor do Uruguai. Meia que sabe alternar cadência e aceleração. Giorgian de Arrascaeta controla o meio de campo do Defensor Sporting. Muito criativo, tem a capacidade de encontrar brechas entre os zagueiros, deixando os companheiros em ótimas condições de marcar. Não a toa, já foram 15 assistências em 58 partidas. Em um time com três meias, atua centralizado, se movimentando bastante, buscando o jogo e arriscando chutes de fora da área.

Em pouco tempo de profissional, é titular absoluto e um dos ídolos do time uruguaio. A boa campanha do Defensor Sporting, com Giorgian de Arrascaeta como protagonista abriu os olhos de clubes europeus e até brasileiros. A imprensa uruguaia especula que o jovem meia já tem um acordo com o Galatasaray (Turquia). O Internacional mostrou interesse em contar com o atleta, que foi o líder na preferência de uma enquete no Flamengo, onde se buscava o melhor nome para vestir a mítica camisa 10. Times italianos como Bologna, Cagliari e Catania também observam os passos da promessa.

Giorgian de Arrascaeta tem no currículo a disputa de três importantes competições pelas categorias inferiores. Entretanto, em todas o título bateu na trave. O camisa 10 foi vice-campeão da Libertadores sub-20, em 2012, do Sulamericano e Mundial, ambos sub-20, em 2013. No profissional, mais um vice. Dessa vez no Torneio Clausura, mas mesmo assim, ele foi eleito disparado a revelação uruguaia de 2012/13. Mesmo atuando por um clube de menor investimento, se comparado a Nacional e Peñarol, o Defensor Sporting briga por títulos. Mas, com o futebol uruguaio fragilizado economicamente, não é exagero pensar que em breve, o jogador estará aplicando seus dribles e jogadas monumentais em outro clube. O contrato da joia vai até 2017.

Foi convocado para os dois amistosos de setembro contra Coreia do Sul e Japão. Contra os coreanos, entrou no segundo tempo, deu mais velocidade ao time e ainda cruzou na medida para José Giménez marcar o gol da vitória por 1 a 0.

Nicolás Lopéz
Data de nascimento: 1 de outubro de 1993 (20 anos)
Clubes: Nacional (2010/12), Roma (2012/13), Udinese (2013/14), Hellas Verona (2014-atual)
Em 2013/14: 26 partidas (9 como titular com 3 gols)

A história de Nicolás Lopéz no futebol profissional se assemelha a de muitos jovens jogadores no Brasil. Atacante rápido, habilidoso e de boa finalização, foi promovido a equipe principal com apenas 17 anos. E deu conta do recado marcando logo em sua estreia. Depois disso, foram mais cinco jogos e dois gols, antes de um desentendimento entre clube, jogador e empresário. O empresário comprou os direitos de Nicolás Lopéz por US$ 1,600 mi e o colocou na Roma, antes mesmo que ele se consolidasse como um atleta de alto nível e tivesse prestígio junto ao torcedor do Nacional. 

O início na Itália foi animador. O atacante integrou a equipe B da Roma, que disputava a terceira divisão nacional. Os 15 gols em 12 jogos, o credenciaram a ganhar uma oportunidade na equipe da elite. Novamente uma estreia com gol, dessa vez ajudando o time da capital a empatar a partida contra o Catania aos 46 do segundo tempo. Curiosamente, este foi o único pelo time principal, em sete partidas, sendo apenas uma como titular. Sem espaço, rumou para a Udinese, onde foi bem. Para ganhar experiência, acertou um empréstimo para esta temporada com o Hellas Verona, onde pode atuar com mais frequência.

Nas seleções de base, Nicolás Lopéz foi vice-campeão sulamericano - artilheiro da competição com seis gols - e mundial sub-20, em 2013. No Mundial, foi artilheiro da seleção uruguaia com quatro gols e eleito o segundo melhor jogador do torneio (Bola de Prata). Ele ainda participou da campanha do bicampeonato uruguaio do Nacional, em 2011 e 2012. 

Diego Rolán
Data de nascimento: 24 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Defensor Sporting (2011/13), Bordeaux (2013-atual)
Em 2013/14: 26 partidas (21 como titular com 2 gols)

Início da temporada 2014/15 de Diego Rolán
é promissora./Foto: tenfield.com.uy
O início surpreendente do Bordeaux em 2014/15, coincide com o bom momento que vive Diego Rolán. Um dos destaques da ótima campanha do líder da atual edição da Ligue 1, o atacante já marcou três gols em cinco partidas. Os números de tentos anotados já superaram o da temporada passada, quando em 26 jogos, o jogador balançou as redes apenas duas vezes. 

Rápido e voluntarioso na marcação, Diego Rolán disputou somente 41 partidas pelo Defensor Sporting, mas conseguiu marcar 11 vezes e dar quatro assistências. O sul-americano sub-20 de 2013, foi a última competição como jogador pertencente ao time uruguaio. O bom desempenho o levou para a França por US$ 5 mi, onde acompanha de perto Edinson Cavani, concorrente na briga pelos títulos e companheiro de seleção. Pela principal foram dois jogos. Diego Rolán participou dos amistosos contra Japão e Coreia do Sul, sem deixar sua marca.

Pelas seleções inferiores, os vice-campeonatos sul-americano e mundial sub-20, em 2013 e a disputa do Mundial sub-20, em 2011, dão uma bagagem maior ao jogador. Pelo Bordeaux, veio o primeiro título como profissional: a Copa da França 2012/13.

Rodrigo Aguirre
Data de Nascimento: 1 de outubro de 1994 (19 anos)
Clubes: Liverpool Montevideo (2011/14), Udinese (2014), Empoli (2014-atual)
Em 2013/14: 26 partidas (todas como titular com 9 gols)

Apesar de atacante, Rodrigo Aguirre soma número
altíssimo de cartões amarelos./ Foto: tenfield.com.uy
Disputado por clubes de Portugal e Itália, Rodrigo Aguirre chamou atenção pelo seu bom cabeceio, porte físico, finalização e versatilidade nas posições do ataque. Próximo de acertar transferência para o Porto em abril de 2013, o atacante acabou ficando mais uma temporada na capital uruguaia, o que valeu a pena para o Liverpool Montevideo. O atacante foi bem e rendeu US$ 4 mi ao clube formador, vindos da Udinese, oferta mais vantajosa que a apresentada pelos portugueses, no ano anterior: US$ 2,7 mi.

Rodrigo Aguirre ainda não vai vestir a camisa da Udinese. Ele foi emprestado ao Empoli, que também disputa o Calcio, e lá vai encontrar mais três uruguaios, o que pode facilitar sua adaptação ao futebol da bota. Esse período deve ajudar no amadurecimento do atleta, uma vez que ele tem problemas disciplinares dentro de campo, sendo advertido 18 vezes com cartões amarelos e três com vermelhos em 63 partidas. Números altíssimos para um atacante.

No Liverpool Montevideo não conquistou títulos. Pelas seleções de base uruguaia, foi o destaque da equipe vice-campeã do Mundial sub-17, em 2011. Rodrigo Aguirre obteve o mesmo resultado no sul-americano da categoria, meses antes. Ele ainda integrou o elenco vice-campeão sul-americano sub-20, em 2013.

No papel


Começando lá na frente, a movimentação e a bom poder de finalização de Rodrigo Aguirre e Nicolás Lopéz permite uma alternância de posições. Ainda que Lopéz tenha velocidade e fôlego para marcar, não possui a mesma eficiência que Diego Rolán. Do lado direito, o atacante
é responsável por compôr o meio de campo, acompanhando o lateral e pressionando as saídas de bola adversárias.

No meio, Giorgian de Arrascaeta é o cérebro do time. A função é pensar o jogo e distribuir bolas para os companheiros, espalhados no ataque. Mais atrás, ele conta com a ajuda de dois volantes que têm boa qualidade no passe, fazendo com que a bola chegue ''redonda''. Federico Gino e Sebastián Cristóforo podem inverter posicionamento de acordo com o apoio do lateral, uma vez que o segundo é mais eficiente no ataque e o primeiro ficaria mais preso à marcação.

Pelas laterais, Gianni Rodríguez é excelente opção no ataque. Com Nicolás Lopéz e Giorgian de Arrascaeta formaria um trio poderoso pelo lado esquerdo do gramado. Entretanto, suas subidas teriam que ser cobertas pelos volantes, já que o lateral possui deficiências defensivas. Do outro lado, Guillermo Varela é mais equilibrado e permite uma consistência maior na faixa direita, dando proteção a zaga e apoio aos meias e atacantes.

Veja também! 

Jim Varela - volante do Benfica, 19 anos. Revelado pelo Penãrol, é muito marcador e com grande disposição, fazendo jus ao estilo uruguaio. Na temporada passada foi emprestado ao Farense, da segunda divisão, para ganhar experiência e atuou em 10 partidas. Está de volta aos Encarnados.

Gastón Pereiro - meia do Nacional, 19 anos. Apesar dos quase 1,90m, tem muito controle de bola e habilidade com ela nos pés. Pensa o jogo e distribui bons passes. Em 25 partidas, marcou cinco vezes e contribui com sete assistências.

Leonardo Pais - meia do Defensor Sporting, 20 anos. Jogador experiente nas seleções de base, tendo disputado sul-americanos e mundiais, nas categorias sub-17 e 20. Pela equipe uruguaia, atuou 31 vezes e marcou três gols. Criativo, incansável e boa opção nas jogadas aéreas.

Diego Fagundez - atacante do New England Revolution (Estados Unidos), 19 anos. Um talento em um futebol em ascensão. Rápido, ágil e de bons passes, consegue vencer a marcação dos zagueiros facilmente. Participa ativamente das jogadas de perigo do time. Em 85 jogos, anotou 21 gols e deu 13 assistências.
  
Rúben Bentancourt - atacante da Atalanta, emprestado ao Bologna, 21 anos. Centro-avante típico, jogador de área, finalizador. Comparado a Edinson Cavani, foi revelado pelo Danubio e comprado pelo PSV. Sem chances na Holanda, tenta se firmar no profissional no campeonato italiano.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu

sábado, 13 de setembro de 2014

Seleções do futuro: Espanha

Na quinta postagem da série de reportagens sobre jovens talentos que podem representar suas seleções na Copa do Mundo de 2018, é a vez de falar sobre a Espanha. Campeã mundial em 2010, na África do Sul, a La Roja não conseguiu repetir o sucesso no Brasil. Uma renovação parece se aproximar e os nomes abaixo podem figurar na seleção logo logo.  

ESPANHA
Jesé, Óliver e Deulofeu: esperança de recolocar a Espanha nos trilhos
A Espanha chegou à Copa do Mundo de 2014 com a expectativa de repetir a campanha vitoriosa de quatro anos antes. Os espanhóis também estavam engasgados com o Brasil, dono da casa, pela incrível derrota por 3 a 0, na final da Copa das Confederações. Mas, a campeã de 2010, não teve tempo de pensar em enfrentar o anfitrião. No jogo de estreia, Robben e cia humilharam uma das favoritas a vencer a competição por 5 a 1 (e podia ter sido mais). A partida seguinte, contra o Chile, marcou o fim do sonho do bicampeonato: 2 a 0 para os sul-americanos e passagem de volta para a Europa na mão. Pouquíssimos espanhóis vão se lembrar da vitória por 3 a 0 sobre a Austrália, no complemento da fase de grupos.

Depois do vexame, nomes importantes como Xavi e Xabi Alonso anunciaram aposentadoria da seleção. Ídolo do Real Madri e há anos, titular do gol da Espanha, Iker Casillas passou a ser questionado. Se serve de alento aos torcedores do país ibérico, a Espanha possui um dos melhores trabalhos de formação de atletas do mundo. Abaixo, você confere alguns deles.

Kepa Arrizabalaga 
Data de nascimento: 3 de outubro de 1994 (19 anos)
Clubes: CD Basconia (2011/2012), Bilbao Athletic (2012/14), Athletic Bilbao (2014-atual)
Em 2013/14: 25 partidas (todas como titular)

Lesão na mão atrapalhou Kepa Arrizabalaga a manter
uma sequência na terceirona./ Foto: mundodeportivo.com
O grande potencial de Kepa Arrizabalaga é acompanhado de perto por dois rivais do Athletic Bilbao. Real Madrid e Valencia tentam tirar o garoto antes mesmo que ele estreie na equipe principal basca.

O goleiro somente atuou profissionalmente pelo CD Basconia e pelo time Bilbao Athletic, time B formado por jovens atletas. Em ambos, disputou a terceira divisão espanhola com 64 jogos, ao todo.

Em 2013/14, Kepa vivia um ótimo momento, sendo titular absoluto da posição. Porém, o goleiro sofreu uma lesão na mão, o que o afastou dos gramados e interrompeu uma maior sequência de partidas. Ele foi um dos destaques da seleção espanhola que conquistou a Eurocopa sub-19, em 2012. Na semifinal, após o empate de 3 a 3 contra a França, a decisão foi para os pênaltis. Kepa Arrizabalaga defendeu duas cobranças e garantiu a Espanha na final. Ele tem ainda como pontos fortes o jogo aéreo e os reflexos.

Javi Manquillo
Data de nascimento: 5 de maio de 1994 (20 anos)
Clubes: Atlético de Madrid (2012/14), Liverpool (2014-atual)
Em 2013/14: 7 partidas (todas como titular)

Na Inglaterra, Javi Manquillo pode amadurecer em
alto nível./ Foto: standard.co.uk
Um forte nome para assumir a titularidade da lateral-direita na Copa da Rússia, é Javi Manquillo. Na equipe espanhola, campeã do mundo em 2010, Sérgio Ramos, atualmente mais zagueiro do que lateral, ocupou a faixa direita. Arbeloa, o reserva, nunca foi um primor técnico.

No Mundial do Brasil, Azpilicueta fez parte da desastrosa defesa, que sofreu sete gols contra Holanda e Chile. Juanfrán, melhor lateral direito do último campeonato espanhol, pelo Atlético de Madrid, terá 33 anos no próximo Mundial, o que pode pesar para um lateral.

O principal concorrente de Javi Manquillo é Dani Carvajal, do Real Madrid. Querendo mostrar serviço, a promessa Colchonera, acertou um empréstimo de duas temporadas com o Liverpool. Na liga mais forte e competitiva do mundo, o jogador tem condições de evoluir. A disputa com o experiente Glen Johnson, titular dos Reds e do English Team, deve ser boa para o amadurecimento do jovem lateral, que já disputou um Mundial sub-20, em 2013 e venceu a Eurocopa sub-19, em 2012.

Jonás Ramalho
Data de nascimento: 10 de junho de 1993 (21 anos)
Clubes: Bilbao Athletic (2009/10), CD Basconia (2010/11), Athletic Bilbao (2011/13), Girona (2013-atual)
Em 2013/14:  28 partidas (24 como titular)

Jonás Ramalho
Zagueiro que atua como lateral direito, Jonás Ramalho tem como qualidades a rapidez, os bons desarmes e o vigor físico. O jogador dá segurança ao sistema defensivo e, ainda que tenha apenas 21 anos, possui uma boa rodagem no futebol profissional espanhol. De 2009 para cá, foram 71 partidas com apenas 10 cartões recebidos, um gol marcado e três assistências.

Jonás Ramalho estreou na equipe principal do Athletic Bilbao com apenas 14 anos. O técnico Joaquin Caparrós o escalou como titular, fazendo o mesmo com Iker Muniain, atual craque do time principal, mas na época com 15 anos, contra o Amorebita. A equipe basca venceu o amistoso de pré-temporada por 2 a 0, em 2007. O zagueiro é também o primeiro negro a defender o Athletic Bilbao, clube que só aceita em seu elenco jogadores nascidos no País Basco.

Sem conseguir espaço no elenco principal do Athletic Bilbao, renovou seu empréstimo ao Girona, atual líder da segunda divisão, com três vitórias em três jogos. Todos eles com Ramalho de titular. Filho de pai angolano e mãe espanhola, defende a La Roja desde a categoria sub-16. Em 2010, disputou o Mundial da categoria sub-17. Foi bicampeão da Eurocopa sub-19, em 2011, 2012.

Pablo Insúa
Data de nascimento: 9 de setembro de 1993 (21 anos)
Clubes: Deportivo La Coruña (2012-atual)
Em 2013/14: 40 partidas (todas como titular com 3 gols)

Liderança e jogadas aéreas são as principais virtudes
de Pablo Insúa./ Foto: insidespanishfootball.com
Jogador importante e constante na campanha de retorno do Deportivo La Coruña à elite espanhola, Pablo Insúa se destaca pelo bom aproveitamento nas jogadas aéreas, a liderança que exerce dentro de campo, apesar da pouca idade, e o posicionamento. O zagueiro estreou pelos profissionais em 2012/13, temporada que o clube vivia grave crise financeira e não conseguiu se livrar do rebaixamento.

Antes disso, já era cobiçado por Real Madri e Manchester City. Em 2014/15, foi titular nas duas partidas da equipe da Galícia no campeonato espanhol.

Pablo Insúa esteve no elenco campeão da Eurocopa sub-19, em 2012. A favor do jogador, conta o fato de poder autuar pelos dois lados da zaga. O jovem zagueiro tem uma média de quase um cartão amarelo a cada três jogos: 14 em 46 partidas.

Juan Bernat 
Data de nascimento: 1 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Valencia (2011/14), Bayern de Munique (2014-atual)
Em 2013/14: 49 partidas (41 como titular com 2 gols)


Muito ofensivo, Juan Bernat é presença constante no time
de Pep Guardiola./ Foto: tz.de
Outro bom lateral revelado pelo Valencia. O estilo de jogo ofensivo de Juan Bernat assemelha-se um pouco ao seu antecessor no elenco dos Che, Jordi Alba. Muito rápido, ágil, de bons passes, cruzamentos e chutes, foi peça importante para a equipe espanhola em 2013/14, quando se consolidou no time titular. Ao todo foram 74 partidas, com três gols marcados e sete assistências. 

De acordo com a imprensa europeia, Juan Bernat foi comprado pelo Bayern de Munique por cerca de 10 milhões de euros. Na equipe alemã, é treinado por Pep Guardiola. O espanhol mudou o esquema tático da equipe... Do 4-5-1, os bávaros passaram a jogar no 3-5-2 e é Bernat quem faz a ala esquerda. Mais livre, o jogador pode explorar as suas características ofensivas. 

Pelas seleções de base, disputou o Mundial sub-17, em 2010 e o sub-20, em 2013. Juan Bernat fez parte do elenco campeão da Eurocopa sub-19, de 2012. O jogador ainda não estreou pela principal.
 
Sergi Samper
Data de Nascimento: 20 de janeiro de 1995 (19 anos)
Clubes: Barcelona B (2012-atual)
Em 2013/14: 40 partidas (25 como titular)

Talento com a marca La Masía de qualidade, Sergi Samper
deve estrear no time principal logo./Foto: fourfourtwo.com
Tratado como novo Xavi, Sergi Samper é uma das maiores promessas de La Masía. Antes de estrear no profissional, era observado por muitos clubes da Europa, devido ao seu toque de bola refinado, visão de jogo e estilo clássico.

O jogador quase fez o mesmo caminho que seu compatriota Césc Fàbregas. O Arsenal, assim como fez no passado com o seu ex-camisa 4, planejava tirar Sergi Samper da base do Barcelona,  por cerca de 9 milhões de libras. O volante da equipe B disse não a Arséne Wenger. Pela categoria Cadete A (sub-15), conquistou a Manchester United Premier Cup, Liga da Catalunha e a Copa Internacional do Mediterrâneo.

Em sua primeira temporada como profissional, ajudou a equipe B catalã a terminar a segunda divisão na terceira posição - obviamente, o time B não pode disputar a mesma competição que o principal e assim, o acesso não veio. Durante 2013/14, recebeu seis amarelos e deu duas assistências. Sergi Samper tem passagens pelas seleções de base desde a categoria sub-16. Ele participou das eliminatórias para a Eurocopa sub-19, disputada em 2013.

Saúl Ñíguez
Data de Nascimento: 21 de novembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Atlético de Madrid (2011-2013), Rayo Vallecano (2013/14), Atlético de Madrid (2014-atual)
Em 2013/14: 37 partidas (todas como titular com 2 gols)

Após boa temporada emprestado ao Rayo Vallecano,
Saúl Ñíguez integra os Colchoneros./ Foto: whatculture.com
Canhoto, de bom passe, controle de bola e capacidade de interceptação. Saúl Ñíguez é  meia central, atuando por vezes como volante pela esquerda ou até mesmo como meia ofensivo, devido ao seu poder de finalização e eficiência dos passes. É uma ótima opção para as saídas de bola, aparecendo como alternativa aos zagueiros. O jogador tem visão de jogo e qualidade para fazer a bola já sair ''redonda'' desde a defesa. 

O jogador subiu aos profissionais em 2011/12, temporada em que a equipe madrilenha conquistou a Liga Europa. Entretanto, Saúl Ñíguez disputou apenas uma partida na competição. Seu início de 2012 ficou reservado para a Eurocopa sub-19, a qual venceu com a seleção espanhola. Na temporada seguinte, mais um título: a Copa do Rei, ainda com participações discretas em dois jogos. Em 2013/14, o volante/meia foi emprestado ao Rayo Vallecano, clube também da capital, para ganhar experiência e teve um bom desempenho.

O futebol está no DNA da família de Saúl Ñíguez. Ele é filho do ex-jogador José Antonio Ñíguez, conhecido como Boria, que fez carreira no futebol espanhol. Os irmãos da joia colchonera, Jony e Aáron, atuam por Rio Ave (Portugal) e Elche (Espanha), respectivamente.

Óliver Torres
Data de nascimento: 10 de novembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Atlético de Madrid (2012/14), Villarreal (2014), Porto (2014-atual)
Em 2013/14:22 partidas (11 como titular com 1 gol)

Outro fruto do bom trabalho das categorias de base do Atlético de Madrid. Meia de muita movimentação, habilidade e grande qualidade nos lançamentos e enfiadas de bola. Quando tem a bola dominada, é difícil perdê-la. Arranques também fazem parte do cardápio de jogadas de Óliver Torres.

O jogador foi um dos destaques da seleção espanhola que venceu a Eurocopa sub-19, em 2012. No mesmo ano, fez sua estreia pelo profissional do Atlético de Madrid. Em outubro de 2013, tornou-se o quarto jogador mais jovem a atuar pelo time madrilenho na Liga Europa.

No restante da temporada 2013/14, sem muito espaço no futuro elenco campeão espanhol e vice da Liga dos Campeões, defendeu o Villarreal. Em 2014/15 veste a camisa do Porto, onde é um dos principais jogadores do elenco, sendo o responsável pela criação e comando do meio de campo. Até agora, foram cinco partidas e um gol. Óliver Torres defende as seleções de base desde a categoria sub-16. Além do título já citado, o jogador disputou o Mundial sub-20.   

Jesé Rodriguez
Data de nascimento: 26 de fevereiro de 1993
Clubes: Real Madrid Castilha (2010/2013), Real Madrid (2013-atual)
Em 2013/14: 31 partidas (12 como titular com 8 gols)

Atacante rápido, habilidoso, driblador, finalizador e que chama o jogo. Não a toa, Jesé Rodriguez é a esperança de se tornar um futuro ''galático'' e comparado a estrela da companhia, o português Cristiano Ronaldo. Apesar de destro, atua com mais frequência pelo lado esquerdo. Estreou pelos profissionais em 2011/12, mas somente na temporada passada, foi efetivado na equipe principal do Real Madrid. Ele é apontado como a maior revelação do clube nos últimos 15 anos.

Jesé só não teve uma maior sequência de jogos em 2013/14 devido a uma grave lesão. O jogador rompeu por completo o ligamento cruzado anterior, do joelho direito, em partida válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, diante do Schalke 04. A contusão enterrou as chances do jovem atacante de disputar o Mundial do Brasil. Apesar disso, o atacante conseguiu marcar oito vezes e dar seis assistências.

Jesé fez muitos jogos pelo Real Madrid Castilha, equipe B do clube da capital espanhola que disputa divisões inferiores. Lá, conquistou a terceira divisão, em 2011/12. Pelas seleções de base, foi vice-campeão mundial em 2010, na categoria sub-17. Dois anos depois, junto com muitos desta lista, venceu o campeonato europeu sub-19. Foi o artilheiro da competição com cinco gols e eleito o terceiro melhor jogador.

Gerard Deulofeu 
Data de nascimento: 13 de março de 1994 (20 anos)
Clubes: Barcelona B (2010/12), Barcelona (2012/13), Everton (2013/14), Sevilla (2014-atual)
Em 2013/14: 29 partida (11 como titular com 4 gols)

Gerard Deulofeu é mais uma joia do futebol espanhol lapidada pelo Barcelona. Atacante muito rápido e driblador, ele também assume a função de goleador. No Barcelona B, equipe que disputa a segunda divisão espanhola, anotou 27 gols em 68 partidas. Além de ter contribuído com seis assistências. Sem muito espaço no time principal, onde fez apenas seis jogos sem brilhantismo, acabou emprestado ao Everton, para ganhar experiência em uma forte liga - o Barcelona recebeu propostas de compra vindas do Liverpool e Queens Park Rangers, da Inglaterra.

Durante o período em que esteve na Premier League, foi bem. Gerard Deulofeu se adaptou ao futebol inglês e em 29 partidas fez quatro gols e deu cinco assistências. De personalidade forte, o popular ''marrento'', não agradou o novo técnico do Barça, o ex-jogador do clube, Luís Enrique, ao voltar na pré-temporada. As desavenças com o comandante e a concorrência no ataque o levaram a um novo empréstimo, dessa vez para o Sevilla, onde ficará em 2014/15.

Pelas seleções de base, tem um ótimo desempenho. Vice-campeão mundial sub-17, em 2010, foi bicampeão europeu sub-19 nos dois anos seguintes. Em 2012, foi eleito melhor jogador da competição. Gerard Deulofeu teve atuações de destaque nas partidas decisivas de ambos os torneios. Em 2013, disputou o Mundial sub-20.

Paco Alcácer
Data de nascimento: 30 de agosto de 1993 (21 anos)
Clubes: Valencia (2010/12), Getafe (2012/13), Valencia (2013-atual)
Em 2013/14: 37 partidas (26 como titular com 15 gols) 

Matador, Paco Alcácer já marcou pela seleção principal.
/ Foto: 100x100fan.com
Centro-avante matador, Paco Alcácer teve um bom aproveitamento na campanha irregular do Valencia, em 2013/14. Além dos 15 gols, deu quatro assistências. Embora jogue isolado, tem velocidade para se movimentar, buscar o jogo e pode ser lançado em profundidade. Os 1,73m não o impedem de ter um bom cabeceio. Ele foi o artilheiro da equipe na Liga Europa, com sete gols em 11 jogos. Outra virtude do atacante é ser ambidestro.

Paco Alcácer tem experiência nas seleções de base. O atacante foi vice-campeão mundial sub-17, em 2010. Em 2011 e 2012, foi bicampeão europeu sub-19. Ele também disputou o Mundial sub-20, no ano passado. Na temporada atual, entrou em campo pelo Valencia duas vezes na liga espanhola e marcou uma vez.

As boas atuações do jogador renderam uma convocação à seleção principal um dia antes de completar 21 anos. Vicente del Bosque chamou a promessa dos Che para o amistoso contra a França, que os franceses venceram por 1 a 0, e para a primeira partida das eliminatórias das eliminatórias da Eurocopa de 2016, contra a Macedônia. Começando como titular, já que Diego Costa estava machucado, Paco Alcácer não decepcionou e precisou de apenas 16 minutos para marcar o seu primeiro gol com a camisa da seleção espanhola principal. A partida terminou 5 a 1, para os espanhóis.

No papel

O principal ponto positivo desta formação é que todos os jogadores são de mobilidade, aproximação e possuem uma boa velocidade, tanto para marcar pressão, quanto para recompor o sistema defensivo. Embora não tenha um volante mais marcador, de pegada, a seleção contaria com um quarteto incansável lá na frente.

Alcácer pressionando a dupla de zaga adversária, Jesé e Deulofeu acompanhando os laterais e Óliver Torres rodando pelo meio, marcando os volantes, dariam uma tranquilidade ao defensores espanhóis. Óliver Torres também pode voltar e compôr um trio de volantes, quando a bola não estiver sob domínio da equipe.

O destro Jesé atua pelo lado esquerdo para cortar as jogadas para o meio e finalizar ou servir um companheiro. Com estas características, ele abriria um espaço na faixa esquerda do campo para o apoio de Juan Bernat. Já na outra ponta, Gerard Deulofeu é mais agudo e busca entrar mais na área, além das jogadas de linha de fundo, que poderiam servir Paco Alcácer. No comando de ataque, o jogador do Valencia é o famoso ''falso 9'', já que se movimenta muito e aparece como opção para os meias (Óliver, Ñíguez e Samper), deixando um espaço na área para a penetração dos dois pontas (Jesé e Deulofeu).

Veja também!

Alex Grimaldo - Lateral-esquerdo do Barcelona B, 18 anos. Jogador mais jovem a atuar pela segunda divisão espanhola, com 15 anos e 349 dias. Foi campeão sub-19, em 2012. É muito bom no apoio ao ataque, tendo como pontos fortes a velocidade e os cruzamentos. 

Denis Suárez - Meia do Barcelona, emprestado ao Sevilha, 20 anos. Formado no Celta de Vigo, foi para o Manchester City e, 2011, onde ficou por duas temporadas. Voltou à Espanha, onde defendeu o Barcelona B. Como parte do acordo que colocou Ivan Rakitic no Barça principal, foi emprestado ao Sevilha por duas temporadas. Muito habilidoso, tem excelente controle de bola, passes de boa qualidade e cobra faltas. 

Alvaro Vadillo - Meia - atacante do Bétis, 20 anos. Comparado a Cristiano Ronaldo, joga aberto pelos lados, explorando sua velocidade e habilidade. Disputou o campeonato europeu sub-19, em 2013.

Jairo Sampeiro - Meia do Mainz 05, 21 anos. Depois de boas atuações no Racing Santander, entre 2011/13, chegou ao Sevilha e na única temporada com a camisa da equipe da Andaluzia, marcou seis gols e deu sete assistências (no período em que ficou na Espanha foram 18 gols e 14 assistências). Disputou o Mundial sub-20, em 2013. Comprado pelo clube alemão por cerca de 2 milhões e meio de euros.

Munir - Atacante do Barcelona, 19 anos. Novo xodó do Barça, o garoto de origem marroquina, estreou na temporada 2014/15 sem sentir o peso da camisa que veste. Após marcar duas vezes contra o León, do México, em amistoso, voltou a balançar as redes na primeira rodada da liga espanhola, diante do Elche. Foi convocado e atuou na primeira partida da Espanha nas eliminatórias para Eurocopa.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu