sábado, 13 de setembro de 2014

Seleções do futuro: Espanha

Na quinta postagem da série de reportagens sobre jovens talentos que podem representar suas seleções na Copa do Mundo de 2018, é a vez de falar sobre a Espanha. Campeã mundial em 2010, na África do Sul, a La Roja não conseguiu repetir o sucesso no Brasil. Uma renovação parece se aproximar e os nomes abaixo podem figurar na seleção logo logo.  

ESPANHA
Jesé, Óliver e Deulofeu: esperança de recolocar a Espanha nos trilhos
A Espanha chegou à Copa do Mundo de 2014 com a expectativa de repetir a campanha vitoriosa de quatro anos antes. Os espanhóis também estavam engasgados com o Brasil, dono da casa, pela incrível derrota por 3 a 0, na final da Copa das Confederações. Mas, a campeã de 2010, não teve tempo de pensar em enfrentar o anfitrião. No jogo de estreia, Robben e cia humilharam uma das favoritas a vencer a competição por 5 a 1 (e podia ter sido mais). A partida seguinte, contra o Chile, marcou o fim do sonho do bicampeonato: 2 a 0 para os sul-americanos e passagem de volta para a Europa na mão. Pouquíssimos espanhóis vão se lembrar da vitória por 3 a 0 sobre a Austrália, no complemento da fase de grupos.

Depois do vexame, nomes importantes como Xavi e Xabi Alonso anunciaram aposentadoria da seleção. Ídolo do Real Madri e há anos, titular do gol da Espanha, Iker Casillas passou a ser questionado. Se serve de alento aos torcedores do país ibérico, a Espanha possui um dos melhores trabalhos de formação de atletas do mundo. Abaixo, você confere alguns deles.

Kepa Arrizabalaga 
Data de nascimento: 3 de outubro de 1994 (19 anos)
Clubes: CD Basconia (2011/2012), Bilbao Athletic (2012/14), Athletic Bilbao (2014-atual)
Em 2013/14: 25 partidas (todas como titular)

Lesão na mão atrapalhou Kepa Arrizabalaga a manter
uma sequência na terceirona./ Foto: mundodeportivo.com
O grande potencial de Kepa Arrizabalaga é acompanhado de perto por dois rivais do Athletic Bilbao. Real Madrid e Valencia tentam tirar o garoto antes mesmo que ele estreie na equipe principal basca.

O goleiro somente atuou profissionalmente pelo CD Basconia e pelo time Bilbao Athletic, time B formado por jovens atletas. Em ambos, disputou a terceira divisão espanhola com 64 jogos, ao todo.

Em 2013/14, Kepa vivia um ótimo momento, sendo titular absoluto da posição. Porém, o goleiro sofreu uma lesão na mão, o que o afastou dos gramados e interrompeu uma maior sequência de partidas. Ele foi um dos destaques da seleção espanhola que conquistou a Eurocopa sub-19, em 2012. Na semifinal, após o empate de 3 a 3 contra a França, a decisão foi para os pênaltis. Kepa Arrizabalaga defendeu duas cobranças e garantiu a Espanha na final. Ele tem ainda como pontos fortes o jogo aéreo e os reflexos.

Javi Manquillo
Data de nascimento: 5 de maio de 1994 (20 anos)
Clubes: Atlético de Madrid (2012/14), Liverpool (2014-atual)
Em 2013/14: 7 partidas (todas como titular)

Na Inglaterra, Javi Manquillo pode amadurecer em
alto nível./ Foto: standard.co.uk
Um forte nome para assumir a titularidade da lateral-direita na Copa da Rússia, é Javi Manquillo. Na equipe espanhola, campeã do mundo em 2010, Sérgio Ramos, atualmente mais zagueiro do que lateral, ocupou a faixa direita. Arbeloa, o reserva, nunca foi um primor técnico.

No Mundial do Brasil, Azpilicueta fez parte da desastrosa defesa, que sofreu sete gols contra Holanda e Chile. Juanfrán, melhor lateral direito do último campeonato espanhol, pelo Atlético de Madrid, terá 33 anos no próximo Mundial, o que pode pesar para um lateral.

O principal concorrente de Javi Manquillo é Dani Carvajal, do Real Madrid. Querendo mostrar serviço, a promessa Colchonera, acertou um empréstimo de duas temporadas com o Liverpool. Na liga mais forte e competitiva do mundo, o jogador tem condições de evoluir. A disputa com o experiente Glen Johnson, titular dos Reds e do English Team, deve ser boa para o amadurecimento do jovem lateral, que já disputou um Mundial sub-20, em 2013 e venceu a Eurocopa sub-19, em 2012.

Jonás Ramalho
Data de nascimento: 10 de junho de 1993 (21 anos)
Clubes: Bilbao Athletic (2009/10), CD Basconia (2010/11), Athletic Bilbao (2011/13), Girona (2013-atual)
Em 2013/14:  28 partidas (24 como titular)

Jonás Ramalho
Zagueiro que atua como lateral direito, Jonás Ramalho tem como qualidades a rapidez, os bons desarmes e o vigor físico. O jogador dá segurança ao sistema defensivo e, ainda que tenha apenas 21 anos, possui uma boa rodagem no futebol profissional espanhol. De 2009 para cá, foram 71 partidas com apenas 10 cartões recebidos, um gol marcado e três assistências.

Jonás Ramalho estreou na equipe principal do Athletic Bilbao com apenas 14 anos. O técnico Joaquin Caparrós o escalou como titular, fazendo o mesmo com Iker Muniain, atual craque do time principal, mas na época com 15 anos, contra o Amorebita. A equipe basca venceu o amistoso de pré-temporada por 2 a 0, em 2007. O zagueiro é também o primeiro negro a defender o Athletic Bilbao, clube que só aceita em seu elenco jogadores nascidos no País Basco.

Sem conseguir espaço no elenco principal do Athletic Bilbao, renovou seu empréstimo ao Girona, atual líder da segunda divisão, com três vitórias em três jogos. Todos eles com Ramalho de titular. Filho de pai angolano e mãe espanhola, defende a La Roja desde a categoria sub-16. Em 2010, disputou o Mundial da categoria sub-17. Foi bicampeão da Eurocopa sub-19, em 2011, 2012.

Pablo Insúa
Data de nascimento: 9 de setembro de 1993 (21 anos)
Clubes: Deportivo La Coruña (2012-atual)
Em 2013/14: 40 partidas (todas como titular com 3 gols)

Liderança e jogadas aéreas são as principais virtudes
de Pablo Insúa./ Foto: insidespanishfootball.com
Jogador importante e constante na campanha de retorno do Deportivo La Coruña à elite espanhola, Pablo Insúa se destaca pelo bom aproveitamento nas jogadas aéreas, a liderança que exerce dentro de campo, apesar da pouca idade, e o posicionamento. O zagueiro estreou pelos profissionais em 2012/13, temporada que o clube vivia grave crise financeira e não conseguiu se livrar do rebaixamento.

Antes disso, já era cobiçado por Real Madri e Manchester City. Em 2014/15, foi titular nas duas partidas da equipe da Galícia no campeonato espanhol.

Pablo Insúa esteve no elenco campeão da Eurocopa sub-19, em 2012. A favor do jogador, conta o fato de poder autuar pelos dois lados da zaga. O jovem zagueiro tem uma média de quase um cartão amarelo a cada três jogos: 14 em 46 partidas.

Juan Bernat 
Data de nascimento: 1 de março de 1993 (21 anos)
Clubes: Valencia (2011/14), Bayern de Munique (2014-atual)
Em 2013/14: 49 partidas (41 como titular com 2 gols)


Muito ofensivo, Juan Bernat é presença constante no time
de Pep Guardiola./ Foto: tz.de
Outro bom lateral revelado pelo Valencia. O estilo de jogo ofensivo de Juan Bernat assemelha-se um pouco ao seu antecessor no elenco dos Che, Jordi Alba. Muito rápido, ágil, de bons passes, cruzamentos e chutes, foi peça importante para a equipe espanhola em 2013/14, quando se consolidou no time titular. Ao todo foram 74 partidas, com três gols marcados e sete assistências. 

De acordo com a imprensa europeia, Juan Bernat foi comprado pelo Bayern de Munique por cerca de 10 milhões de euros. Na equipe alemã, é treinado por Pep Guardiola. O espanhol mudou o esquema tático da equipe... Do 4-5-1, os bávaros passaram a jogar no 3-5-2 e é Bernat quem faz a ala esquerda. Mais livre, o jogador pode explorar as suas características ofensivas. 

Pelas seleções de base, disputou o Mundial sub-17, em 2010 e o sub-20, em 2013. Juan Bernat fez parte do elenco campeão da Eurocopa sub-19, de 2012. O jogador ainda não estreou pela principal.
 
Sergi Samper
Data de Nascimento: 20 de janeiro de 1995 (19 anos)
Clubes: Barcelona B (2012-atual)
Em 2013/14: 40 partidas (25 como titular)

Talento com a marca La Masía de qualidade, Sergi Samper
deve estrear no time principal logo./Foto: fourfourtwo.com
Tratado como novo Xavi, Sergi Samper é uma das maiores promessas de La Masía. Antes de estrear no profissional, era observado por muitos clubes da Europa, devido ao seu toque de bola refinado, visão de jogo e estilo clássico.

O jogador quase fez o mesmo caminho que seu compatriota Césc Fàbregas. O Arsenal, assim como fez no passado com o seu ex-camisa 4, planejava tirar Sergi Samper da base do Barcelona,  por cerca de 9 milhões de libras. O volante da equipe B disse não a Arséne Wenger. Pela categoria Cadete A (sub-15), conquistou a Manchester United Premier Cup, Liga da Catalunha e a Copa Internacional do Mediterrâneo.

Em sua primeira temporada como profissional, ajudou a equipe B catalã a terminar a segunda divisão na terceira posição - obviamente, o time B não pode disputar a mesma competição que o principal e assim, o acesso não veio. Durante 2013/14, recebeu seis amarelos e deu duas assistências. Sergi Samper tem passagens pelas seleções de base desde a categoria sub-16. Ele participou das eliminatórias para a Eurocopa sub-19, disputada em 2013.

Saúl Ñíguez
Data de Nascimento: 21 de novembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Atlético de Madrid (2011-2013), Rayo Vallecano (2013/14), Atlético de Madrid (2014-atual)
Em 2013/14: 37 partidas (todas como titular com 2 gols)

Após boa temporada emprestado ao Rayo Vallecano,
Saúl Ñíguez integra os Colchoneros./ Foto: whatculture.com
Canhoto, de bom passe, controle de bola e capacidade de interceptação. Saúl Ñíguez é  meia central, atuando por vezes como volante pela esquerda ou até mesmo como meia ofensivo, devido ao seu poder de finalização e eficiência dos passes. É uma ótima opção para as saídas de bola, aparecendo como alternativa aos zagueiros. O jogador tem visão de jogo e qualidade para fazer a bola já sair ''redonda'' desde a defesa. 

O jogador subiu aos profissionais em 2011/12, temporada em que a equipe madrilenha conquistou a Liga Europa. Entretanto, Saúl Ñíguez disputou apenas uma partida na competição. Seu início de 2012 ficou reservado para a Eurocopa sub-19, a qual venceu com a seleção espanhola. Na temporada seguinte, mais um título: a Copa do Rei, ainda com participações discretas em dois jogos. Em 2013/14, o volante/meia foi emprestado ao Rayo Vallecano, clube também da capital, para ganhar experiência e teve um bom desempenho.

O futebol está no DNA da família de Saúl Ñíguez. Ele é filho do ex-jogador José Antonio Ñíguez, conhecido como Boria, que fez carreira no futebol espanhol. Os irmãos da joia colchonera, Jony e Aáron, atuam por Rio Ave (Portugal) e Elche (Espanha), respectivamente.

Óliver Torres
Data de nascimento: 10 de novembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Atlético de Madrid (2012/14), Villarreal (2014), Porto (2014-atual)
Em 2013/14:22 partidas (11 como titular com 1 gol)

Outro fruto do bom trabalho das categorias de base do Atlético de Madrid. Meia de muita movimentação, habilidade e grande qualidade nos lançamentos e enfiadas de bola. Quando tem a bola dominada, é difícil perdê-la. Arranques também fazem parte do cardápio de jogadas de Óliver Torres.

O jogador foi um dos destaques da seleção espanhola que venceu a Eurocopa sub-19, em 2012. No mesmo ano, fez sua estreia pelo profissional do Atlético de Madrid. Em outubro de 2013, tornou-se o quarto jogador mais jovem a atuar pelo time madrilenho na Liga Europa.

No restante da temporada 2013/14, sem muito espaço no futuro elenco campeão espanhol e vice da Liga dos Campeões, defendeu o Villarreal. Em 2014/15 veste a camisa do Porto, onde é um dos principais jogadores do elenco, sendo o responsável pela criação e comando do meio de campo. Até agora, foram cinco partidas e um gol. Óliver Torres defende as seleções de base desde a categoria sub-16. Além do título já citado, o jogador disputou o Mundial sub-20.   

Jesé Rodriguez
Data de nascimento: 26 de fevereiro de 1993
Clubes: Real Madrid Castilha (2010/2013), Real Madrid (2013-atual)
Em 2013/14: 31 partidas (12 como titular com 8 gols)

Atacante rápido, habilidoso, driblador, finalizador e que chama o jogo. Não a toa, Jesé Rodriguez é a esperança de se tornar um futuro ''galático'' e comparado a estrela da companhia, o português Cristiano Ronaldo. Apesar de destro, atua com mais frequência pelo lado esquerdo. Estreou pelos profissionais em 2011/12, mas somente na temporada passada, foi efetivado na equipe principal do Real Madrid. Ele é apontado como a maior revelação do clube nos últimos 15 anos.

Jesé só não teve uma maior sequência de jogos em 2013/14 devido a uma grave lesão. O jogador rompeu por completo o ligamento cruzado anterior, do joelho direito, em partida válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, diante do Schalke 04. A contusão enterrou as chances do jovem atacante de disputar o Mundial do Brasil. Apesar disso, o atacante conseguiu marcar oito vezes e dar seis assistências.

Jesé fez muitos jogos pelo Real Madrid Castilha, equipe B do clube da capital espanhola que disputa divisões inferiores. Lá, conquistou a terceira divisão, em 2011/12. Pelas seleções de base, foi vice-campeão mundial em 2010, na categoria sub-17. Dois anos depois, junto com muitos desta lista, venceu o campeonato europeu sub-19. Foi o artilheiro da competição com cinco gols e eleito o terceiro melhor jogador.

Gerard Deulofeu 
Data de nascimento: 13 de março de 1994 (20 anos)
Clubes: Barcelona B (2010/12), Barcelona (2012/13), Everton (2013/14), Sevilla (2014-atual)
Em 2013/14: 29 partida (11 como titular com 4 gols)

Gerard Deulofeu é mais uma joia do futebol espanhol lapidada pelo Barcelona. Atacante muito rápido e driblador, ele também assume a função de goleador. No Barcelona B, equipe que disputa a segunda divisão espanhola, anotou 27 gols em 68 partidas. Além de ter contribuído com seis assistências. Sem muito espaço no time principal, onde fez apenas seis jogos sem brilhantismo, acabou emprestado ao Everton, para ganhar experiência em uma forte liga - o Barcelona recebeu propostas de compra vindas do Liverpool e Queens Park Rangers, da Inglaterra.

Durante o período em que esteve na Premier League, foi bem. Gerard Deulofeu se adaptou ao futebol inglês e em 29 partidas fez quatro gols e deu cinco assistências. De personalidade forte, o popular ''marrento'', não agradou o novo técnico do Barça, o ex-jogador do clube, Luís Enrique, ao voltar na pré-temporada. As desavenças com o comandante e a concorrência no ataque o levaram a um novo empréstimo, dessa vez para o Sevilla, onde ficará em 2014/15.

Pelas seleções de base, tem um ótimo desempenho. Vice-campeão mundial sub-17, em 2010, foi bicampeão europeu sub-19 nos dois anos seguintes. Em 2012, foi eleito melhor jogador da competição. Gerard Deulofeu teve atuações de destaque nas partidas decisivas de ambos os torneios. Em 2013, disputou o Mundial sub-20.

Paco Alcácer
Data de nascimento: 30 de agosto de 1993 (21 anos)
Clubes: Valencia (2010/12), Getafe (2012/13), Valencia (2013-atual)
Em 2013/14: 37 partidas (26 como titular com 15 gols) 

Matador, Paco Alcácer já marcou pela seleção principal.
/ Foto: 100x100fan.com
Centro-avante matador, Paco Alcácer teve um bom aproveitamento na campanha irregular do Valencia, em 2013/14. Além dos 15 gols, deu quatro assistências. Embora jogue isolado, tem velocidade para se movimentar, buscar o jogo e pode ser lançado em profundidade. Os 1,73m não o impedem de ter um bom cabeceio. Ele foi o artilheiro da equipe na Liga Europa, com sete gols em 11 jogos. Outra virtude do atacante é ser ambidestro.

Paco Alcácer tem experiência nas seleções de base. O atacante foi vice-campeão mundial sub-17, em 2010. Em 2011 e 2012, foi bicampeão europeu sub-19. Ele também disputou o Mundial sub-20, no ano passado. Na temporada atual, entrou em campo pelo Valencia duas vezes na liga espanhola e marcou uma vez.

As boas atuações do jogador renderam uma convocação à seleção principal um dia antes de completar 21 anos. Vicente del Bosque chamou a promessa dos Che para o amistoso contra a França, que os franceses venceram por 1 a 0, e para a primeira partida das eliminatórias das eliminatórias da Eurocopa de 2016, contra a Macedônia. Começando como titular, já que Diego Costa estava machucado, Paco Alcácer não decepcionou e precisou de apenas 16 minutos para marcar o seu primeiro gol com a camisa da seleção espanhola principal. A partida terminou 5 a 1, para os espanhóis.

No papel

O principal ponto positivo desta formação é que todos os jogadores são de mobilidade, aproximação e possuem uma boa velocidade, tanto para marcar pressão, quanto para recompor o sistema defensivo. Embora não tenha um volante mais marcador, de pegada, a seleção contaria com um quarteto incansável lá na frente.

Alcácer pressionando a dupla de zaga adversária, Jesé e Deulofeu acompanhando os laterais e Óliver Torres rodando pelo meio, marcando os volantes, dariam uma tranquilidade ao defensores espanhóis. Óliver Torres também pode voltar e compôr um trio de volantes, quando a bola não estiver sob domínio da equipe.

O destro Jesé atua pelo lado esquerdo para cortar as jogadas para o meio e finalizar ou servir um companheiro. Com estas características, ele abriria um espaço na faixa esquerda do campo para o apoio de Juan Bernat. Já na outra ponta, Gerard Deulofeu é mais agudo e busca entrar mais na área, além das jogadas de linha de fundo, que poderiam servir Paco Alcácer. No comando de ataque, o jogador do Valencia é o famoso ''falso 9'', já que se movimenta muito e aparece como opção para os meias (Óliver, Ñíguez e Samper), deixando um espaço na área para a penetração dos dois pontas (Jesé e Deulofeu).

Veja também!

Alex Grimaldo - Lateral-esquerdo do Barcelona B, 18 anos. Jogador mais jovem a atuar pela segunda divisão espanhola, com 15 anos e 349 dias. Foi campeão sub-19, em 2012. É muito bom no apoio ao ataque, tendo como pontos fortes a velocidade e os cruzamentos. 

Denis Suárez - Meia do Barcelona, emprestado ao Sevilha, 20 anos. Formado no Celta de Vigo, foi para o Manchester City e, 2011, onde ficou por duas temporadas. Voltou à Espanha, onde defendeu o Barcelona B. Como parte do acordo que colocou Ivan Rakitic no Barça principal, foi emprestado ao Sevilha por duas temporadas. Muito habilidoso, tem excelente controle de bola, passes de boa qualidade e cobra faltas. 

Alvaro Vadillo - Meia - atacante do Bétis, 20 anos. Comparado a Cristiano Ronaldo, joga aberto pelos lados, explorando sua velocidade e habilidade. Disputou o campeonato europeu sub-19, em 2013.

Jairo Sampeiro - Meia do Mainz 05, 21 anos. Depois de boas atuações no Racing Santander, entre 2011/13, chegou ao Sevilha e na única temporada com a camisa da equipe da Andaluzia, marcou seis gols e deu sete assistências (no período em que ficou na Espanha foram 18 gols e 14 assistências). Disputou o Mundial sub-20, em 2013. Comprado pelo clube alemão por cerca de 2 milhões e meio de euros.

Munir - Atacante do Barcelona, 19 anos. Novo xodó do Barça, o garoto de origem marroquina, estreou na temporada 2014/15 sem sentir o peso da camisa que veste. Após marcar duas vezes contra o León, do México, em amistoso, voltou a balançar as redes na primeira rodada da liga espanhola, diante do Elche. Foi convocado e atuou na primeira partida da Espanha nas eliminatórias para Eurocopa.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário