sábado, 27 de setembro de 2014

Seleções do futuro: Bélgica

A série de reportagens sobre as promessas que podem brilhar na Copa do Mundo da Rússia de 2018 chega em sua sétima postagem. Hoje, é dia de falarmos de uma escola que vem chamando a atenção do mundo com o grande número de talentos formados.

BÉLGICA
Bakkali, Ferreira Carrasco e Praet: continuidade da talentosa geração
A provável sensação da Copa do Mundo de 2014 não correspondeu. O futebol bonito e envolvente visto nas Eliminatórias foi substituído por pragmatismo e, até certo ponto, medo, como foi o duelo contra a Argentina. 

Em 2018, a equipe do técnico Marc Wilmots vai estar mais experiente e preparada para lidar com a pressão. O rótulo de surpresa já ficou para trás, mas a escola belga ainda forma bons valores. A Eurocopa em 2016 pode contribuir para um amadurecimento do elenco.

Davy Roef
Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1994 (20 anos)
Clubes: Anderlecht (2013-atual)
Em 2013/14: 1 partida

Davy Roef tem boas inspirações para continuar o legado
de grandes goleiros belgas./ Foto: ruife.es
Um nome para dar continuidade à boa escola de goleiros. Michel Preud´homme, considerado um dos maiores da posição, se destacou nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, Thibaut Courtois e Simon Mignolet defendem a meta belga com brilhantismo. Os dois devem disputar a Copa do Mundo da Rússia em 2018, como titular e primeiro reserva, respectivamente. Davy Roef é um forte candidato a assegurar a última vaga. 

Com apenas duas partidas entre os profissionais, Davy Roef ainda é uma aposta, mas a frieza e segurança contam a seu favor. Em 2013, o Anderlecht venceu a Viareggio Cup, torneio sub-21, que contou com 48 equipes. O goleiro foi eleito o melhor da posição no campeonato. Ele tem contrato com o clube até o meio de 2017.

Davy Roef integrou os elencos do Anderlecht que conquistaram dois títulos belgas (2012/13, 2013/14) e uma Supertaça da Bélgica (2014). O goleiro defende os Diabos Vermelhos desde a categoria sub-16. Ele ainda não estreou pela principal.

Brandon Mechele 
Data de nascimento: 28 de janeiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Brugge (2012-atual)
Em 2013/14: 28 partidas (26 como titular)

Em pouco tempo, Brandon Mechele assumiu o posto de
titular do Club Brugge./ Foto: voetbalkrant.com
Zagueiro que também atua como lateral-direito, Brandon Mechele dá mais proteção aos zagueiros e goleiros e liberdade ao setor ofensivo. O bom senso de posicionamento, a marcação e a eficiência nas jogadas aéreas, são os principais atributos do jogador. Em 38 partidas, ele recebeu apenas cinco cartões amarelos e deu uma assistência.

Revelado pelo Brugge, assumiu a titularidade em um período complicado. Jogadores mais experientes da posição conviviam com lesões e suspensões e coube ao garoto a tarefa de substituí-los. É o dono da posição em uma das linhas de defesa mais jovens do futebol belga, que conta com Matthew Ryan (22), Thomas Meunier (23), Björn Engels (20) e Laurens de Bock (22).

Brandon Mechele vestiu a camisa da seleção belga somente na equipe sub-21. O jogador extendeu o contrato com o Brugge até o meio de 2017.

Björn Engels
Data de nascimento: 15 de setembro de 1994 (20 anos)
Clubes: Brugge (2012-atual)
Em 2013/14: 35 partidas (todas como titular com 5 gols)

Apesar do início terrível, Björn Engels se recuperou e se
firmou entre os 11 do Club Brugge./ Foto: hln.be
Björn Engels não tem chamado atenção apenas por marcar e desarmar os adversários. Com seis gols e duas assistências em 44 partidas, o zagueiro do Brugge de 1,94m tem sido a peça surpresa nos ataques da equipe. Aliado a isso, está o razoável número de oito cartões amarelos e um vermelho recebidos.

O defensor teve um início terrível. A primeira partida de Björn Engels entre os profissionais foi contra o Bordeuax, pela Liga Europa, em 2012. Ele entrou no intervalo e com apenas um minuto em campo marcou um gol contra. De lá para cá, o jogador vem amadurecendo e se consolidou como titular absoluto da equipe belga. 

Junto com seu companheiro de zaga Brandon Mechele, é um dos símbolos do projeto do Brugge em tornar as academias de formação de atletas, esquecida nos últimos anos, referência. Em um histórico recente, o clube vinha produzido um número bem abaixo dos principais rivais - Anderlecht, Standard de Liège e Genk. O zagueiro tem passagens pela seleções sub-17,18 e 19. Björn Engels ainda não estreou pela principal
  
Dino Arslanagic
Data de nascimento: 24 de abril de 1993 (21 anos)
Clubes: Lille (2010/11), Standard de Liège (2011-atual)
Em 2013/14: 29 partidas (28 como titular)

Dino Arslanagic é destaque tanto pela regularidade,
quanto pela disciplina./ Foto: voetbalbelgie.be
Zagueiro seguro e de bom porte, Dino Arslanagic se destaca também pela regularidade e disciplina. Em 50 partidas com a camisa do Standard de Liège, recebeu apenas cinco cartões amarelos e jamais foi expulso. Com 1,94m, é bom nas jogadas aéreas e ajudou a equipe marcando um gol e dando uma assistência. 

Formado no Lille, chegou ao clube belga sem ter disputado uma partida pela equipe principal francesa. Apesar disso, é titular absoluto em sua terra natal. Segundo jornais belga e portugês, Dino Arslanagic é especulado no Porto para suprir o saída de Eliaquim Mangala. O zagueiro tem contrato até o meio de 2018.

É convocado para as seleções de base desde a categoria sub15. Dino Arslanagic disputou a Eurocopa sub-19, em 2011. Com dupla cidadania - belga e bósnia - o defensor pode escolher por qual país atuar, já que ainda não jogou por nenhuma seleção profissionalmente.

Jonas Heymans
Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1993 (21 anos)
Clubes: Standard Wetteren (2010/12), Lierse (2012), AZ Alkmaar (2013), Willem II (2013-atual)
Em 2013/14: 12 partidas (todas como titular com 5 gols)

Jonas Heymans é um lateral que sabe marcar gols e
servir os companheiros./ Foto: voetbalnieuws.com
Lateral de bom apoio ao ataque, Jonas Heymans foi revelado pelo Standard Wetteren e, após duas temporadas, se transferiu para o Lierse, ambos da Bélgica, país onde atuou em 64 partidas e contribuiu com três assistências. O bom futebol contrastava com o alto número de cartões recebidos - foram 15 amarelos e 1 vermelho. Os pontos fortes do jogador são a velocidade, marcação e cabeceio.

Comprado pelo AZ Alkmaar, Jonas Heymans conseguiu mostrar sua características ofensivas no futebol holandês e ser mais disciplinado, diminuindo as advertências. Ele disputou 23 partidas pela equipe sub-21, onde se adaptou ao futebol local. Logo foi repassado ao Willem II, que disputava a segunda divisão, para adquirir experiência. O empréstimo deu certo e o jogador conquistou o título da liga de acesso em 2013/14, sendo um dos principais nomes da equipe na reta final da competição com cinco gols marcados e duas assistências. 

Comprado em definitivo pelo Willem II, Jonas Heymans joga atualmente a Eredivisie, primeira divisão do futebol holandês. O lateral esquerdo representa a Bélgica desde a categoria sub-15. Ele ainda não atuou pela seleção principal.

Julien de Sart 
Data de nascimento: 23 de dezembro de 1994 (19 anos)
Clubes: Standard de Liège (2013-atual)
Em 2013/14: 29 partidas (23 como titular com 2 gols)

Filho de ex-jogador, Julien de Sart é uma opção defensiva
e ofensivamente./ Foto: ldh.be
Diferente do estereótipo de volante brucutu, Julien de Sart dá proteção à zaga com boas interceptações e sabe sair para o jogo com elegância e cabeça erguida. Com técnica refinada, distribui bons passes na faixa central do campo. O jogador trabalha com as duas pernas e tem uma boa chegada ao ataque e já deu três assistências. Defensivamente, recebeu quatro cartões amarelos e foi uma vez expulso.

Julien de Sart é filho do ex-jogador e treinador, e atual diretor esportivo do Standard de Liège, Jean François de Sart. No clube desde os oito anos, foi campeão belga sub-17, em 2010/11. O volante estendeu o contrato até 2019.

Pelas seleções de base, é relacionado desde a categoria sub-16. Julien de Sart integrou os elencos que tentaram a classificação para as Eurocopas sub-19 e sub-21. O volante ainda não foi chamado para a seleção principal.

Youri Tielemans
Data de nascimento: 7 de maio de 1997 (17 anos)
Clubes: Anderlecht (2013-atual)
Em 2013/14: 35 partidas (25 como titular com 2 gols)

Jogador mais jovem a atuar na Liga dos Campeões, Youri
Tielemans é titular no Anderlecht./ Foto: ldh.be


Volante de excelente controle de bola, transição defesa-ataque e lançamentos. O bom vigor físico permite uma marcação mais efetiva. Youri Tielemans possui precisão nos passes com ambos os pés, iniciando os ataques do Anderlecht. O jogador demonstra confiança e maturidade dentro de campo ainda que seja pouco experiente.

Em outubro de 2013, se tornou o jogador mais jovem a atuar na Liga dos Campeões, com 16 anos, 4 meses e 25 dias. Apesar da pouca idade, foi peça constante na conquista dos títulos do campeonato belga na temporada passada e das Supertaças da Bélgica em 2013 e 2014. Até o momento, Youri Tielemans atuou em 45 jogos, marcou três vezes e deu sete assistências. O jogador recebeu apenas dois cartões amarelos.

Desde o ano passado, Youri Tielemans é convocado para a seleção sub-21, ''pulando'' categorias. Desejado por muitos clubes europeus, ele esteve perto de assinar com o Benfica, que tem o nome do volante como prioridade para reforçar o time nos próximos anos.

Yannick Ferreira Carrasco
Data de nascimento: 4 de setembro de 1993 (21 anos)
Clubes: Mônaco (2012-atual)
Em 2013/14: 22 partidas (17 como titular com 4 gols)

Meia-atacante com potencial para se tornar um dos jogadores mais completos. Veloz e ambidestro, o camisa 17 da equipe monegasca tem consciência tática, ajudando na marcação, boa técnica, onde se percebe o bom poder de finalização e de assistência. Em 56 partidas, marcou 12 vezes e contribuiu com 11 passes que terminaram em gol. Apesar da tarefa defensiva, na qual acompanha as subidas dos laterais e pressiona as saídas de bola adversárias, recebeu apenas cinco cartões amarelos.

Campeão da segunda divisão francesa, Yannick Ferreira Carrasco deve ter mais oportunidades no time titular, que perdeu suas principais estrelas - os colombianos James Rodríguez e Falcão Garcia, podendo se desenvolver e assumir o protagonismo. Cobiçado pela Roma, no início de agosto de 2014, o jogador optou por não sair e renovou o contrato com o Mônaco até 2019. O motivo da permanência é o projeto ambicioso do clube do principado, no qual ele será um dos pilares.

Yannick Ferreira Carrasco é presença nas seleções de base da Bélgica desde a categoria sub-15. Sem atuar pela principal, ele ainda pode defender a seleção portuguesa.

Dennis Praet
Data de nascimento: 14 de maio de 1994 (20 anos)
Clubes: Anderlecht (2011-atual)
Em 2013/14: 46 partidas (38 como titular com 5 gols)

Certamente um dos jogadores mais promissores do mundo. Excelente camisa 10, Dennis Praet tem muita habilidade, movimentação - por ambos os lados -, bons passes e finalização. Dono de técnica e visão de jogo apuradas, seus passos com a camisa do Anderlecht são monitorados pelos maiores clubes da Europa. Manchester United, Chelsea, Liverpool, Borussia Dortmund e Milan são só alguns dos prováveis destinos do atleta.

Na estreia pelos profissionais, ajudou a equipe com duas assistências. Até o momento são 22, somadas a 13 gols em 102 jogos. Pela primeira rodada da atual Liga dos Campeões, Dennis Praet marcou contra o Galatasaray, na Turquia, mas o Anderlecht cedeu o empate nos acréscimos.

Pelas seleções de base, veste a camisa dos Diabos Vermelhos desde a categoria sub-15. Além de três títulos do campeonato belga, Dennis Praet também conquistou três vezes a Supercopa da Bélgica e o torneio preparatório AEGON Future Cup, disputado em Amsterdã, no qual foi eleito melhor jogador, em 2011.

Zakkaria Bakkali
Data de nascimento: 26 de janeiro de 1996 (18 anos)
Clubes: Standard de Liège (2010/11), PSV (2011-atual)
Em 2013/14: 23 partidas (11 como titular com 4 gols)

Baixinho rápido, abusado e habilidoso. Zakaria Bakkali tem apenas 18 anos e mesmo alternando momentos na equipe profissional e sub-19 do PSV, já foi convocado para uma partida da seleção principal belga. A joia, de descendência marroquina, poderia jogar pela seleção africana, mas optou por defender os Diabos Vermelhos. Ele atuou por 12 minutos contra o País de Gales, no duelo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que terminou empatado em 1 a 1. O pouco tempo em campo valeu para torná-lo o jogador mais jovem a atuar com a camisa da Bélgica.

Precoce, o atacante estreou nos profissionais na temporada passada e teve um bom desempenho para um jovem iniciante. Zakaria Bakkali anotou três gols contra o NEC, em partida vencida por 5 a 0, e é o atleta mais jovem a marcar um hat-trick na Eredivisie (campeonato holandês).

Ambidestro, Zakaria Bakkali pode jogar em ambos os lados do campo, explorando a velocidade e os dribles rápidos. Ainda em formação, o atacante precisa evoluir na parte defensiva. O principal ponto fraco é a jogada aérea, já que tem apenas 1,64m. Com um elenco cheio de jogadores para a posição, o PSV convocou-o para a equipe B, que disputa a segunda divisão. Até o momento, a promessa esteve em campo em cinco oportunidades, marcando um gol.

Mitchy Batshuayi
Data de nascimento: 2 de outubro de 1993 (20 anos)
Clubes: Standard de Liège (2011/14), Olympique de Marseille (2014-atual)
Em 2013/14: 49 partidas (41 como titular com 23 gols)

Atacante matador, Mitchy Batshuayi tenta repetir o
sucesso na França./ Foto: benefoot.net
Centro-avante forte, rápido e, claro, goleador. Mitchy Batshuayi estourou cedo no futebol. Com apenas 20 anos ele acumula 120 partidas com a camisa do Standard de Liège, clube pelo qual marcou 44 gols e deu 13 assistências. Por outro lado, o atacante recebeu muitos cartões - 10 amarelos e dois vermelhos - números altos para um jogador de ataque.

O desafio agora é repetir o sucesso na França em 2014/15. Mitchy Batshuayi foi comprado por cerca de 6 milhões de euros. No Olympique de Marseille ele ainda é reserva, mas tem sido utilizado e já entrou em campo cinco vezes vindo do banco. O atacante nasceu na Bélgica e é descendente de congoleses. Ele foi o vencedor do prêmio Belgian Ebony Shoe, que é dado ao melhor jogador africano ou de origem africana do campeonato belga, em 2014.

No currículo, Mitchy Batshuayi tem a experiência do título da Copa da Bélgica, na temporada 2010/11. Além disso, representa o país europeu na seleção sub-21, onde em doze partidas, marcou seis gols. A promessa não jogou pela equipe principal até o momento.

No papel

A defesa sólida, formada por três zagueiros de origem e um lateral-esquerdo que sabe defender e é bom na bola aérea, dá confiança ao meio e ataque. Jonas Heymans recompõe bem a parte defensiva, mas ele é ainda melhor apoiando, já que marca gols e serve bem os companheiros.

Os dois volantes saem para o jogo, sabem fazer a transição da bola entre a defesa e o ataque e se apresentam como opções para os meias. Tanto Julien de Sart quanto Youri Tielemans têm qualidade para trabalhar com ambos os pés e, por isso, podem alternar posição. Defensivamente, Julien de Sart funciona melhor como um primeiro volante, jogando mais recuado.Youri Tielemans ocupa a faixa central, combatendo os meias adversários.

Na frente, os três meias são de muita movimentação. Zakaria Bakkali e Yannick Ferreira Carrasco podem alternar os lados. Os dois também fazem jogadas de linha de fundo e assim, serviriam o goleador Mitchy Batshuayi. O cérebro do time, Dennis Praet, teria liberdade para flutuar pelo meio. O meia pode jogar em todas as três posições do meio e tem inteligência para explorar os espaços vazios do gramado.  

Veja também!

Leander Dendoncker - volante do Anderlecht, 19 anos. Versátil, pode jogar como zagueiro. Os principais atributos do jogador são os desarmes, jogadas aéreas e força. Campeão do torneio Viareggio Cup, em 2013, serve as seleções de base desde a categoria sub-16.

Hannes van der Bruggen - volante do Gent, 21 anos. Jogador de mobilidade e distribuição de jogo, também aparece próximo à área para finalizar. Em 89 partidas, marcou 4 gols e deu 6 assistências.

Thorgan Hazard - Meia do Chelsea, emprestado ao Borussia Moenchengladbach, 21 anos. Irmão do astro da seleção belga, Eden Hazard, o caçula da família foi revelado pelo Lens e comprado por apenas 500 mil euros pelo gigante inglês. Meia armador, de bons chutes e passes, jogou duas temporadas emprestado ao Zulte, de seu país natal. Lá disputou 89 partidas, marcando 20 gols e dando 30 assistências.

Massimo Bruno - Meia atacante do RB Leipzig, emprestado ao Red Bull Salzburg, 21 anos. Com muita velocidade, gosta de jogar aberto. Ambidestro, finaliza bem de longa distância. Após se destacar no Anderlecht, onde jogou 85 partidas, marcou 23 gols e deu 18 assistências, foi comprado pelo RB Leipzig, por 5 milhões de euros.

Siebe Schrijvers - atacante do Genk, 18 anos. Rápido e de bom cabeceio, joga como centro-avante. Precisa de apenas um toque para marcar. É perigoso em cobranças de falta. Defendeu as seleções sub-16,17 e 19. No profissional do clube, marcou dois gols e deu três assistências, em 28 aparições.

Edição: Matheus Laboissiere
Arte: Thayane Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário